Comece a guardar dinheiro hoje mesmo

Comece a guardar dinheiro hoje mesmo

Se você sonha em ter uma casa, fazer uma viagem, estudar ou outro projeto ambicioso, você precisa economizar dinheiro. As reservas financeiras garantirão estabilidade para planejar seu futuro com segurança. Isso torna mais fácil transformar desejos em realidade.

Sabemos que economizar e guardar  dinheiro não é tão simples quanto pensamos, principalmente quando vivemos em uma sociedade consumista como a nossa.

Além disso, devido à falta de educação financeira, muitas pessoas esquecem - ou não sabem - quanto dinheiro você gasta. Em resumo, a maneira como você usa seu dinheiro deve ser sempre uma prioridade, pois quanto maior seu poder de economia, mais perto você estará de alcançar seus objetivos de vida.

Como começar a guardar dinheiro?

Existem várias maneiras de economizar e guardar dinheiro todos os dias. Seja por meio de organização financeira, redução de gastos familiares, planejamento de gastos de lazer, etc.

Mas, se há tantas contas a serem pagas em um mês, como conseguir guardar dinheiro? Bem, acredite: a tarefa de reunir economias pode ser mais fácil do que a maioria das pessoas pensa. Verifique o passo a passo.

Estabeleça seus objetivos

Antes de conduzir uma atividade, você deve saber por que deseja fazê-la. Essa dica pode parecer óbvia para algumas pessoas, mas se aplica perfeitamente às reservas financeiras.  

Pense bem, hoje, qual o seu propósito de economizar dinheiro? É comprar equipamento de trabalho? Ou decorar a cozinha? Quem sabe como pagar as despesas da faculdade da filha?

Essa resposta permite que você especifique um orçamento, que é o valor mínimo, para viabilizar a meta. A partir daí, você pode entender a escala do trabalho e o tempo necessário para arrecadar fundos.

Elabore um planejamento

A próxima etapa é a análise financeira. Basicamente, trata-se de avaliar sua renda (quanto dinheiro você ganha a cada mês) e suas despesas (quanto dinheiro você gasta). Saber como vai sua vida financeira é um dos primeiros passos para você conseguir guardar dinheiro de forma mais rápida e eficaz.  

O importante é que a conta seja encerrada no azul. Isso significa que nunca gaste mais do que ganha. Desta forma, haverá um valor restante a cada mês que pode ser usado para economias de investimento ou outras aplicações.

Monitorar despesas  

As planilhas financeiras são as melhores amigas de quem quer economizar dinheiro. Nesta ferramenta, você registra todos os pagamentos mensais. Tudo: recibos de banco, compras de supermercado, bilhetes de estacionamento e até pausas para café estão incluídos na mesa.

O objetivo aqui é encontrar uma maneira de economizar. Por exemplo, se as contas de energia forem muito altas, não há como reduzir o consumo? Desligar as luzes e desconectar dispositivos eletrônicos quando não estiverem em uso são medidas eficazes. Lembre-se: qualquer centavo em despesas significa um pouco mais de dinheiro no bolso.

Sendo assim, é importante que você faça uso de um bom aplicativo de controle financeiro, para lhe ajudar a guardar dinheiro.

Pague dívidas pendentes para conseguir guardar dinheiro

Se você fez os cortes necessários, é hora de considerar a dívida. Avalie quaisquer grandes parcelas e financiamentos que você possa ter prometido e analise a possibilidade de reembolsá-los, se possível.  

Nesse momento, dê prioridade àquelas dívidas que preveem amortização de juros no caso de adiantamento - portanto, você pode economizar pagando à vista.

Considere também uma possível portabilidade - ou seja, quando você transfere empréstimos ou financiamentos de um banco para outro, pode oferecer melhores condições.

Não deixe sua conta expirar

Os juros geralmente se concentram em grandes parcelamentos e financiamentos, mas também ocorrem quando o pagamento de contas fixas como água, energia e telefone está atrasado. Para guardar dinheiro, nunca deixe essas contas expirarem e evite gastar mais do que o esperado.

Crie um compromisso financeiro

Uma boa estratégia para desenvolver o hábito de economizar dinheiro é tratar as reservas como um compromisso obrigatório. Suponha que esse valor corresponda ao pagamento de serviços de Internet ou a um empréstimo com alta taxa de juros.

Dica: separe o dinheiro assim que receber seu salário, economize no início do mês. Não arrisque gastar seu dinheiro com bobagens.

Tome uma postura consciente

Finalmente, evite o consumismo. Não estamos dizendo que você deve comprar apenas as necessidades mais básicas. A chave é obter produtos úteis, não se deslumbrar com o impulso.

Às vezes, pela ânsia de aproveitar as oportunidades de promoção, acabamos gastando muito em coisas que são de pouca ou nenhuma utilidade. Esse desperdício de recursos é um obstáculo para quem tem objetivos financeiros de longo prazo.

Além de guardar seu dinheiro, você também pode fazer investimentos seguros, podendo recuperá-lo futuramente, seja em espécie ou em bens, ações e serviços. Como, por exemplo, o consórcio, onde você poderá investir seu dinheiro e tê-lo de volta a médio e longo prazo em forma de bens e serviços. Se esta for a melhor opção para investir o seu dinheiro, conheça a Embracon, maior administradora de consórcio do Brasil.

Simulação
chat Eva