Aplicativos para manter suas finanças em ordem

Aplicativos para manter suas finanças em ordem

O dinheiro pode ajudá-lo a realizar alguns de seus maiores sonhos ou ser a causa de suas noites sem dormir. Pode ser o que vai melhorar sua vida ou você pode utilizá-lo para ajudar outras pessoas. Seja como for, é essencial você saber como organizar suas finanças, para evitar contratempos e atrasos nos seus planos.

Porque organizar minhas finanças?

Embora insistamos que isso não importa, o dinheiro está intimamente relacionado ao nosso comportamento e sentimentos. Quantas vezes você ficou angustiado por achar que não conseguiria pagar determinada conta antes de terminar o mês?  

Provavelmente, um pequeno deslize, gastos não planejados, emergências ou desorganização no orçamento fizeram com que você se preocupasse tanto. Vale lembrar que o planejamento financeiro não é só uma boa opção para quem quer ficar rico. Longe disso, o planejamento é ainda mais importante para quem quer viver uma vida pacífica e equilibrada. Sendo assim, anote todas as despesas, categorize-as e entenda que existem pequenas ações que podem ser salvas sem sacrificar suas metas.  

Benefícios de manter as finanças em ordem

Acompanhar suas finanças pessoais é um hábito simples, que pode fazer uma grande diferença na maneira como você administra seu dinheiro. Gerenciando as entradas e saídas de sua conta e gastos com cartão de crédito, você pode equilibrar suas finanças e obter dinheiro suficiente para se livrar de dívidas, realizar seus sonhos e alcançar segurança financeira, não importa quanto salário você receba.  

Além disso, você pode ficar mais à vontade para saber exatamente qual é sua situação financeira e o que você precisa fazer para melhorar ou manter uma boa situação financeira. Veja os benefícios do controle financeiro pessoal.

Possibilita uma vida mais estável

A extravagância excessiva é um dos principais sintomas de desequilíbrio em sua vida financeira. Quem paga a mais com cartão de crédito, compra bens que superam sua renda e paga despesas desnecessárias está longe de ter uma vida financeira equilibrada. Esse desequilíbrio também aparece em decisões erradas sobre investimentos e compras, como escolher ações subvalorizadas, cometer erros nas transações de automóveis e assim por diante.  

Essa situação mudará quando o controle financeiro pessoal entrar em ação. Desenvolver o hábito de analisar quanto você gasta levará a decisões financeiras mais sábias e equilibradas, pois metas e sonhos são levados em consideração, portanto, o consumo será mais consciente pensando no padrão de vida de você e sua família.

Ajudar você a alcançar seus sonhos e objetivos

Organizar as finanças é o primeiro passo para controlar o orçamento e não ser prejudicado por quaisquer despesas esquecidas ou inesperadas. Mas perseguir o seu maior sonho também é importante.

Planejar o futuro é essencial para alcançar seus sonhos e objetivos e por meio do controle financeiro pessoal, você pode ter uma visão clara do que deseja realizar e, ou mais importante, do que deve fazer para alcançar seus desejos.  

A gestão do dinheiro pode ajudá-lo a determinar quanto dinheiro você pode usar para realizar seus sonhos, como um pagamento inicial para sua própria casa ou viagem de longa distância, e as despesas que você pode cortar para que possa economizar mensalmente para atingir a quantia de dinheiro para alcançar seus sonhos.

Ajuda a compreender para onde o dinheiro foi no final do mês

Não é incomum quase perder dinheiro no final do mês e não saber para onde o dinheiro está indo. Quando o controle das finanças pessoais passa a fazer parte do trabalho diário, essa suspeita deixa de existir.  

Ao controlar todas as suas despesas, principalmente ao categorizá-las, você pode acompanhar exatamente como o seu dinheiro é gasto. Se você gastar mais em uma categoria não essencial (por exemplo, lazer, bares, restaurantes, etc.) Isso pode ajudar a impedir isso e, com o tempo, se necessário, mudar a maneira como você gasta.

Aplicativos para organizar suas finanças

Caso você não tenha tanta facilidade para manter o controle daquilo que está recebendo e consumindo, saiba que existem diversos aplicativos gratuitos para organização pessoal, dentre eles temos:

Mobills

O aplicativo é uma solução completa, disponível para Android, iOS e web. Com mais de 300.000 comentários e uma avaliação de 4,7, Mobills é de longe o aplicativo mais bem avaliado no Brasil.

O aplicativo funciona de forma simples, prática e intuitiva. Você pode dividir todas as receitas e despesas em várias categorias. Através deste departamento poderá realizar uma análise completa e muito intuitiva da sua vida financeira, para que possa diagnosticar mais facilmente a sua situação e a localização de cada dinheiro.

Hoje em dia, outra característica muito importante é a possibilidade de cadastrar um cartão de crédito. Desta forma, você não se perderá na conta. Além disso, outro ponto alto é a possibilidade de definir metas de gastos.

Minhas Economias

Minhas Economias é um aplicativo gratuito de controle financeiro que recebe boas críticas na loja. Além de manter o orçamento atualizado, os usuários também podem fazer planos financeiros para o futuro. Disponível para App Store, Google Play e web. Com ele você tem as seguintes vantagens:

  • Controle de despesas e ativos;
  • Sincronização em nuvem;
  • Gráficos e relatórios;  
  • Comparação de fundos, capaz de analisar o desempenho dos principais fundos DI, renda fixa e multimercado;
  • Contém indicadores financeiros como taxa de juros, CDI, poupança, dólar, Ibovespa etc.;
  • Gerenciador de sonhos, uma ferramenta para ajudar no planejamento de metas de médio / longo prazo.

Organizze

No Organizze, você pode acessar várias contas ao mesmo tempo e pode analisar todas as contas de forma completa e integrada. Além disso, você receberá um extrato sobre o lançamento todo mês, que pode ser organizado em categorias e subcategorias para que possa entender seu orçamento com precisão.

Você também não precisa de internet para usar o Organizze, o que significa que é uma ótima opção para aqueles dias em que você viaja ou não pode acessá-lo. Na última versão, assim como nas opções anteriores, há recursos gratuitos e planos pagos.

GuiaBolso

O Guiabolso permite que você cadastre-se e acompanhe a situação financeira diretamente relacionada ao banco. Dessa forma, os usuários receberão um relatório mensal com os principais destaques e as informações financeiras do período anterior.

Esses são alguns aplicativos para te ajudar com as finanças, gostou? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como esse.

Simulação
chat Eva