Comece a estudar com o consórcio

Comece a estudar com o consórcio

Por muitos anos o consórcio ficou associado à compra de um determinado bem de alto valor. Começou nos anos 1950 e 60, facilitando a aquisição de automóveis, até que se modernizou o bastante para permitir a compra de veículos pesados, eletrodomésticos, motos e até mesmo a casa própria, que é um dos maiores sonhos dos brasileiros. 

Para que mais pessoas pudessem contar com suas vantagens para realizar seus sonhos, a categoria também passou a permitir a realização de diversos tipos de experiências. Um deles é a possibilidade de estudar. 

Na prática, o funcionamento do consórcio para estudos não difere das demais categorias. É preciso selecionar um valor de carta de crédito, entrar em um grupo com demais consorciados e participar das assembleias. Também é possível ser contemplado por meio dos sorteios mensais ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada um pode tentar nas assembleias, com o objetivo de antecipar a contemplação. 

Mas, o que é possível fazer com o consórcio de estudos? Vamos explicar todos os detalhes a seguir, confira. 

Consórcio de estudos: o que é 

O consórcio de estudos, na verdade, é uma das possibilidades do consórcio de serviços.  

Ele é voltado para custear qualquer tipo de curso: seja para desenvolvimento profissional ou até mesmo pessoal, a carta de crédito do consórcio de serviços te ajuda a investir no seu crescimento. 

É possível pagar o valor da faculdade, de um curso de idiomas para aprimoramento de alguma língua, uma pós-graduação para se especializar ou até mesmo doutorado e mestrado. Também é possível investir em um intercâmbio por meio do consórcio de serviços, quitando o valor da viagem e do curso. 

Antes mesmo de fazer a sua simulação de consórcio, vale a pena investigar qual seria o valor necessário para quitação total do curso que deseja fazer. Este valor pode ser determinado como a carta de crédito.  

No caso do consórcio de serviços, cada cota tem um limite de até R$ 30 mil. Caso tenha identificado que precisa de um valor maior, você pode investir em mais de uma cota de consórcio: a soma das mensalidades de todas as cotas, porém, não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. As administradoras autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) seguem essa regra para evitar casos de inadimplência

Com a pesquisa prévia, você sabe o valor necessário para o pagamento do curso que deseja e já pode iniciar o processo de pagamento de um consórcio. 

A seguir, vamos explicar como fazer para iniciar o seu consórcio. 

Como fazer um consórcio de serviços 

Após ter o valor como referência para pagamento de seus estudos (ou dos seus filhos, por exemplo), você pode iniciar o processo de simulação de consórcio

Antes de tudo, selecione a categoria consórcio de serviços de uma administradora com autorização do Bacen - como a Embracon, que possui mais de 30 anos de história realizando sonhos de milhares de pessoas. Somente administradoras autorizadas podem garantir o processo de ponta a ponta do consórcio: da formação dos grupos à entrega das cartas de crédito. 

Ao entrar no site da administradora, é possível fazer a simulação. A primeira informação pedida é o valor da carta de crédito, que corresponde ao pagamento total de seus estudos. Depois disso, é preciso indicar a quantidade de mensalidades que deseja pagar.  

Como o simulador é um mecanismo dinâmico, você pode utilizá-lo quantas vezes for necessário. O objetivo é que você tenha autonomia para determinar o valor ideal de mensalidade e de carta de crédito, sempre condizente com o seu planejamento financeiro

Como resultado, você já sabe o valor das mensalidades, com acréscimo da taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e o fundo de reserva, que é um valor a mais cobrado pela administradora para se proteger diante da inadimplência de qualquer integrante dos grupos. Afinal, quando uma ou mais pessoas deixam de pagar pelas mensalidades, o grupo pode entrar em risco, já que precisa ter recursos suficientes no fundo comum para realizar as contemplações. 

Trata-se de uma economia bem significativa comparada ao financiamento, por exemplo, que pode fazer com que um bem ou serviço custe o dobro de seu valor original a prazo

Depois de passar pela simulação, é preciso inserir seus dados, para que um consultor de consórcio entre em contato e prossiga com a formalização do contrato de adesão. Neste momento, aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a categoria, para que tenha uma boa experiência com o consórcio. 

Após a assinatura, a administradora faz a inclusão em um grupo, que reúne dezenas ou até centenas de consorciados com interesses parecidos com o seu. Mensalmente, são realizadas as assembleias, em que todos podem ser contemplados por meio dos sorteios ou com a oferta de lance. 

Nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado. Até o encerramento do grupo ou término de pagamento da cota, todos receberão suas respectivas cartas de crédito - caso se mantenham comprometidos com o pagamento das cotas. Porém, pelo sorteio, a contemplação pode acontecer tanto nos primeiros meses, quanto nos últimos. 

Caso queira antecipar sua contemplação, você pode tentar o lance. O maior valor define o vencedor, e quita as últimas mensalidades de sua cota. 

Para a contemplação, a administradora realiza uma análise de crédito. Se for aprovado, você tem acesso à sua carta de crédito para a quitação total de seus estudos - seja para a faculdade, curso de idiomas ou até intercâmbio. 

Negocie diretamente com a empresa ou instituição de ensino para o pagamento dos valores. Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de serviços e realize o sonho de investir em seus estudos - ou nos estudos de alguém que ama.