Você sabe quais são os serviços oferecidos pelo consórcio?

Você sabe quais são os serviços oferecidos pelo consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra criada no Brasil há mais de 5 décadas. Ele vem realizando os sonhos e necessidades de milhões de pessoas físicas e jurídicas que desejam adquirir algum bem, mas que não possuem todo o dinheiro necessário para fazer o pagamento à vista.  

No ano de 1960, quando foi criado, o sistema surgiu como uma forma de parcelar o pagamento de automóveis novos, que, naquela época, não contavam com outra forma de financiamento. O consórcio deu tão certo que, ao longo dos anos, foi se expandindo para outros produtos e também para serviços dos mais variados. 

De fato, muita gente não sabe que é possível contratar serviços diversos utilizando o consórcio. Contudo, as mesmas vantagens que existem para quem faz compras utilizando esse mecanismo de crédito, também estão disponíveis para quem deseja realizar uma série de contratações. 

Neste artigo, você encontrará as principais informações relativas ao consórcio de serviços, inclusive as que dizem respeito aos benefícios financeiros que o sistema oferece. Ao final, você saberá exatamente como proceder para adquirir a sua cota e contratar o serviço que tanto deseja. 

O que é um consórcio de serviços? 

De modo geral, o consórcio é um sistema que funciona de forma bastante simples. A partir da formação de um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo de compra ou de contratação, é criado um fundo que se destina à finalidade especificada no contrato, atendendo, assim, ao desejo de cada consorciado. 

Portanto, no caso do consórcio de serviços, esse objetivo seria fazer o pagamento de uma viagem, um curso, uma festa, algum tratamento estético ou de outro serviço que seja prestado por uma empresa ou por profissional especializado.  

Como funciona o consórcio de serviços? 

De forma geral, o consórcio de serviços não é diferente do tradicional consórcio de veículos, por exemplo. Assim, o sistema também é baseado na reunião de diferentes pessoas com um objetivo semelhante, que se unem para levantar o capital necessário para que cada um consiga alcançar esse objetivo. 

Dessa forma, no consórcio de serviços, a administradora fica responsável por organizar os grupos e recolher os pagamentos mensais dos membros para compor o fundo financeiro comum, o qual é utilizado para contemplar cada participante do grupo dentro de um prazo determinado. 

A cada mês, ao menos um participante é contemplado com a carta de crédito (seja por sorteio ou lance) documento que garante que o consorciado tenha crédito correspondente ao serviço desejado. 

Qual é o valor das parcelas desse tipo de consórcio? 

Assim como em qualquer outra modalidade de consórcio, no consórcio de serviços, o valor das parcelas dependerá de dois principais fatores: o valor do serviço desejado e do crédito e o prazo de duração do plano. 

Assim, a lógica é que quanto maior for o valor do crédito para pagar o serviço e mais curto o prazo de duração do consórcio, maiores serão as parcelas pagas. Da mesma forma, quanto mais tempo de consórcio, mais o valor total é diluído e mais em conta ficam as parcelas. 

Principais vantagens dessa modalidade de consórcio 

O consórcio de serviços tem como principal vantagem ajudar você na captação financeira para realizar uma compra complexa, que para muitas pessoas corresponde a uma verdadeira conquista. 

Cada administradora de consórcios tem um leque de possibilidades para os serviços disponibilizados nessa categoria de plano, mas a verdade é que se você for contemplado vai ter acesso à uma carta de crédito e decidir se pretende utilizá-la e como, dentro do que está previsto no contrato com a administradora

Certamente uma das principais vantagens é você não ter de decidir, no momento de contratação, como será a utilização. Então, você pode usar os meses de vigência do plano de consórcio para escolher e planejar. 

Afinal, qualquer que seja sua escolha, implica algum planejamento, seja uma reforma, uma viagem ou uma cirurgia estética. Mas vamos te passar uma lista de outras vantagens da modalidade abaixo: 

Não tem juros e nem entrada 

A começar pelo custo do crédito. Ao contrário dos financiamentos bancários que, além de várias taxas, cobram juros consideráveis pelo valor emprestado, os consórcios estão livres desse tipo de ônus, o que é fácil de entender. 

Afinal, instituições financeiras emprestam o dinheiro que é retirado do próprio caixa, o que torna justificável a cobrança de juros. É preciso considerar que, enquanto o dinheiro está emprestado, ele não está disponível para outras possibilidades de investimento, o que torna natural que ele seja remunerado com acréscimo dos juros sobre o valor disponibilizado. 

Entretanto, uma vez que os consórcios atuam com o autofinanciamento, ou seja, adotam um sistema por meio do qual os consorciados se unem para, em grupo, financiarem as próprias contratações de serviços, a relação de crédito que ocorre a partir desse mecanismo é diferente. Em um consórcio, não há empréstimo de um capital que poderia ser utilizado em outro investimento. Em vez disso, há a contribuição para o fundo que servirá para o custeio das aquisições. 

Nesse ponto, vale destacar que, pelo serviço de gerenciamento que prestam, as administradoras são autorizadas a cobrarem uma taxa de administração e outras que garantam a segurança do grupo. Porém, mesmo com essas cobranças, o custo final do crédito ofertado pelo consórcio se torna muito inferior ao que seria se houvesse a contratação de um empréstimo bancário, por exemplo. 

Outro aspecto vantajoso dos consórcios a ser considerado está na dispensa de entrada, pois seu valor é integralmente parcelado. Eventualmente, quando o prestador do serviço oferece alguma forma de parcelamento próprio, é usual ele cobrar uma entrada significativa, que cubra as despesas iniciais, mas no consórcio não é necessário se preocupar com isso. 

Ajuda no planejamento financeiro 

A falta de planejamento financeiro leva ao descontrole e, consequentemente, dificulta a aquisição de bens e de serviços. Porém, quando uma pessoa adquire uma cota de consórcio, automaticamente, mesmo sem compreender isso, ela estabelece um planejamento que deverá ser seguido rigorosamente a partir do pagamento mensal das parcelas. 

Nesse sentido, o consórcio pode, também, ser visto como um compromisso mensal de poupança que tem, pelo menos, duas vantagens adicionais sobre outras formas de poupar:  

  • pontualidade necessária aos pagamentos; 

  • impossibilidade de haver desvio do dinheiro para outras finalidades que não seja aquela da contratação desejada. 

Ou seja, por mais disciplinada que uma pessoa seja, nada a obriga a depositar uma determinada quantia mensal na caderneta de poupança, rigorosamente. Por outro lado, o consórcio cria essa obrigatoriedade, condicionando em contrato que o pagamento da parcela seja realizado até uma determinada data, sob pena da perda dos direitos do consorciado, caso ela não seja devidamente quitada. 

Mais do que isso, o consórcio impede que o dinheiro seja sacado ao longo do tempo e, assim, utilizado para cobrir outras despesas, o que outras formas de poupar — como a caderneta de poupança — permitem que aconteça. Com isso, o consorciado fica resguardado de ceder às tentações de consumo que sempre estão próximas — como a de trocar de celular ou fazer uma viagem de menor importância, por exemplo. 

Mais flexibilidade 

Como vimos anteriormente, o consórcio dá acesso a um número enorme de serviços, criando a oportunidade para que a pessoa adquira aquilo que deseja, com uma parcela que esteja ao alcance do que ela pode pagar. Portanto, há uma flexibilidade absoluta nas contratações, que podem ser feitas na maneira como o consorciado desejar. 

Poder de compra 

O poder de compra que um consorciado contemplado conquista é uma vantagem que merece ser considerada de maneira especial. De fato, como é comum acontecer em qualquer mercado, quem tem todo o dinheiro para fazer um pagamento integral também tem mais poder de negociação do que a pessoa que precisa pagar parcelado — e o consórcio oferece isso. 

A bem da verdade, a carta de crédito vale como o dinheiro vivo e é bastante aceita. Assim, quando o consorciado inicia a negociação para contratar um serviço qualquer, ele pode contar com esse trunfo. Dessa forma, consegue negociar benefícios adicionais e ótimos descontos na contratação.  

Ou seja, com essa força que a carta de crédito oferece, e uma conversa adequada, sempre é possível conseguir algo além. 

O que pode ser contratado por um consórcio de serviços? 

Os consórcios se prestam à contratação de uma gama enorme de serviços. Destacamos abaixo os principais! 

Realização eventos 

Existem datas que não podem passar despercebidas e que precisam de celebrações marcantes na vida das pessoas. Entretanto, como esse tipo de evento não faz parte da rotina e, na maioria das vezes, têm o custo elevado, o que deveria gerar só alegrias, pode acabar se tornando motivo de ansiedade, de noites mal dormidas e de endividamentos que fogem do controle. 

Em outras situações, para os mais comedidos, o evento acaba sendo realizado de forma modesta, sem atender ao que era desejado e que é de merecimento dos homenageados na ocasião. Assim, o casamento dos sonhos, que deveria ser feito em ambiente decorado de forma grandiosa e comemorado em uma festa inesquecível, com buffet refinado, música ao vivo e serviço de alto nível para os convidados, muitas vezes, acaba sendo trocado por algo bem mais simples. 

O mesmo pode acontecer com festa de debutante, batizado, bar mitzvá, aquele réveillon especial há tantos anos programado e com inúmeras outras comemorações. Ainda, há as festas coletivas que têm custo considerável, como as de formatura, e que, eventualmente, deixam alguns formandos com menor poder aquisitivo de fora. 

Pois todos esses eventos citados, entre outros, podem ser realizados a partir da contratação de um consórcio de serviços

Pacotes de viagem e intercâmbio 

Desde as viagens de férias mais corriqueiras até aquelas sonhadas durante uma vida inteira também podem ser financiadas por um consórcio de serviços. Assim, é possível realizar aquele tour tão desejado pela Europa ou por qualquer outro continente, uma visita à Disney com a família ou a estadia nas Ilhas Maldivas no aniversário de casamento ou na lua de mel. Todas as despesas com passagens aéreas, traslados e hospedagem nos hotéis mais confortáveis podem ser pagas de forma parcelada por meio do consórcio

Pacotes nacionais e internacionais que levam a quaisquer destinos do mundo, cruzeiros em navios luxuosos, viagens de aventura ou profissionais, como as necessárias para participar daquele seminário imperdível, também podem ser custeadas pela modalidade.