Te ajudamos a arrumar as finanças para reformar a casa

Te ajudamos a arrumar as finanças para reformar a casa

É hora de renovar a casa? Seja para embelezar o ambiente, atualizar a decoração ou mesmo fazer manutenções básicas para garantir a segurança do local, arrumar as finanças é necessário.  

No entanto, qualquer pequeno trabalho na propriedade é caro e, portanto, requer planejamento. Você precisa organizar as finanças para a reforma da casa antes de abusar dos recursos do seu cartão de crédito para parcelar ou contratar alguém para consertar os itens de que você precisa.  

Saber quanto pretende gastar, o que pretende fazer e quanto dinheiro precisa poupar é essencial para manter o imóvel em perfeitas condições sem comprometer a sua saúde financeira. É por isso que listamos algumas dicas para você seguir e se preparar para esse momento.

Planejamento para reforma da casa

A primeira coisa a fazer é decidir quais mudanças você fará. É a partir daqui que você poderá fazer um orçamento e planejar todas as mudanças.  

Verifique todos os cômodos da casa e anote. Verifique os pisos que precisam ser trocados, portas que precisam ser substituídas, possíveis renovações de telhado, reparos em redes elétricas, de esgoto e de encanamento, etc.

Depois de listar tudo o que você deseja alterar, é hora de olhar a obra como todo. Encontre um profissional de confiança, mostre-lhe tudo o que você deseja fazer e peça um orçamento para poder arrumar as finanças.  

Algumas empresas que atuam na construção e reforma incluem os clientes que permitem fechar um contrato contendo todos os materiais e equipamentos. Se for o caso da empresa que pretende contratar, solicite um orçamento de materiais para que possa perceber o que é o melhor para si. Se preferir contratar um profissional diretamente, peça-lhe que indique os materiais de base necessários à realização do trabalho.

Com uma lista de itens em mãos, pesquise lojas de materiais de construção e faça uma cotação. Coloque todos os dados em uma planilha para que você possa arrumar as finanças, comparar os valores e determinar o melhor preço para cada item. Aproveite para perguntar se há desconto à vista ou quais são as condições de pagamento.

Agora que você sabe o que precisa comprar e quanto vai gastar com mão de obra, faça uma planilha de despesas domésticas. Anote quanto dinheiro você ganhou e quanto gastou em contas básicas, como eletricidade, água, internet e telefones celulares, qual é o custo médio de compra no mês, e veja quanto você pode gastar para reformar a casa a cada mês.  

Depois de colocar tudo junto, sempre pense que eventos imprevistos acontecem e você pode precisar gastar um pouco mais de dinheiro para resolver problemas não planejados. Portanto, sempre faça cálculos matemáticos e coloque sempre um valor a mais.

É importante que você economize dinheiro para pagar as despesas do contratado antes de iniciar o trabalho. Além disso, se for parcelar o material de construção, lembre-se que o valor pago em cada parcela deve coincidir com o valor do mês que você definiu ao fazer a tabela de custos no início de todo o processo.

Pense na possibilidade de um consórcio de serviços

Embora o consórcio de serviços não seja tão conhecido, além de ser um bom investimento em bens (imóveis e automóveis), o consórcio também pode ser usado para a reforma de residências e instituições comerciais.  

Para participar de um consórcio para reforma da casa, é necessário encontrar uma administradora de consórcio, como a Embracon. Como outros consórcios, as parcelas não cobram juros, apenas taxas de administração - e outras taxas cobradas pelas administradoras.

Após a posse da carta de crédito, os consorciados podem realizar suas reformas.

Mesmo que você precise fazer uma reforma em etapas, é preciso decidir quanto tempo isso vai durar. Portanto, você pode planejar melhor o quanto precisa economizar e evitar o desperdício do seu tempo e dinheiro.  

Claro, imprevistos acontecem, mas se você tiver um projeto bem estruturado, será mais difícil se perder no processo e custará menos do que você pensa. Com um planejamento financeiro e finanças bem estruturadas, a casa pode ser reformada sem pânico. Mesmo que haja imprevistos, se houver um projeto claro fica mais fácil de resolver. Assim que a casa estiver pronta, decorá-la será uma recompensa pelo seu trabalho árduo.

Entre em contato com a Embracon e veja as melhores condições de consórcio para reformar a sua casa.

Simulador
chat Eva