Será que o consórcio de carro zero km é vantajoso?

Será que o consórcio de carro zero km é vantajoso?

Se você está pensando em comprar um carro, provavelmente está se perguntando o que vale mais a pena: comprar um carro novo ou um carro usado? A boa notícia é que com uma grande variedade de modelos disponíveis nas concessionárias, você encontra um veículo para todos os gostos, até carteira! 

Enfim, saiba disso: fazer a escolha certa na hora de comprar o carro dos seus sonhos exige alguns cuidados. Só assim, a coleção pode realmente atender às necessidades dos motoristas, e não se tornará motivo de dores de cabeça no futuro. 

Lembre-se de que errar nessa decisão não resultará apenas em prejuízo financeiro, mas também em desconforto e até em restrições a determinadas atividades, como viagens de longa distância. Por tudo isso e muito mais, é importante fazer uma escolha informada! 

Para ajudá-lo no processo de escolha do seu novo veículo, resolvemos apresentar aqui algumas dicas valiosíssimas sobre como comprar seu carro zero km. Confira! 

Por que comprar carro zero? 

1. Apresenta menores custos com manutenção 

Não é nenhum segredo que carros novos geralmente não causam problemas. Correr com um motor totalmente novo, carroceria brilhante e pneus cheios significa não se surpreender com o enorme vazamento daquele mês quando as próprias contas do dia a dia já estão apertadas o suficiente. 

Em outras palavras: ao sair da concessionária com um carro novinho, você só precisa pensar em manter os pneus calibrados por muito tempo e verificar os níveis de fluido. Só gasta com combustível

2. Possui garantia de procedência 

Quando você compra um carro novinho, pode ter certeza de que apenas pessoas e ferramentas de confiança tiveram contato com ele até agora. Na época, o carro era de responsabilidade exclusiva dos funcionários da montadora e concessionária, empresa que passou por um rigoroso processo de certificação e homologação para exibir o logotipo da marca em sua fachada. 

Por esses e outros motivos, as chances de comprar um carro com defeito oculto são praticamente nulas.  

3. Você se sente mais seguro e confiante 

A dor de cabeça de pagar por um conserto fora do previsto não é nada se comparada à chateação de ficar na mão, com o carro quebrado. E não tem mesmo como fugir: um carro usado sempre tem muito mais chances de sofrer uma pane ou de ter um componente danificado por desgaste natural. 

Isso sem falar nos riscos que qualquer uma dessas falhas oferece à sua própria segurança! Assim, se você quer ficar o mais longe possível de reboques, não tenha dúvidas de que o ideal é comprar um carro zero

4. Conta com cobertura de fábrica 

É muito raro encontrar carros seminovos ainda no período de garantia. Ainda assim, a diferença de preço observada em relação a um modelo novo idêntico costuma ser muito pequena. Pensando nisso, fica fácil entender por que a garantia de fábrica é uma das maiores vantagens. 

Se você for vítima de um defeito que passou despercebido nos projetos ou processos da montadora ou se um componente acabou sofrendo um desgaste anormal para o período ou a quilometragem prevista, não precisa se preocupar. Nesse caso, basta acionar os prestadores de serviço credenciados. De acordo com o contrato de garantia, a manutenção e a substituição de peças serão cobertas para seu carro voltar a rodar sem problemas. 

5. Oferece menos danos ao meio ambiente 

Na última década, temos visto avanços significativos nas tecnologias empregadas nos motores dos automóveis. A diferença de eficiência dos modelos mais recentes para os mais antigos é simplesmente enorme, entregando mais potência e torque, ao mesmo tempo em que emite menos poluição. 

E a verdade é que, mesmo se pensarmos em motores com os mesmos recursos, propulsores com menor quilometragem são sempre mais limpos. Na prática, os desajustes das partes móveis, as folgas de válvulas, a perda da eficiência da vedação, a corrosão de partes e muitos outros fatores de desgaste inevitavelmente causam mais danos ao meio ambiente depois de um tempo. 

6. Fornece uma tecnologia mais avançada 

A grande concorrência entre as montadoras do nosso mercado faz com que recursos inovadores sejam sempre lançados com os modelos que aparecem por aqui. Projetados no Brasil ou trazidos de fora, é possível claramente ver uma evolução dos automóveis comparando modelos iguais com 1 ou 2 anos de diferença. As montadoras realmente se esforçam para chamar a atenção e oferecer o que há de melhor e mais evoluído. 

7. Ganha uma avaliação mais vantajosa da seguradora 

Um dos determinantes do prêmio (o valor pago no momento da assinatura do contrato) e da cobertura do seguro do contrato é a idade do carro. A idade e o perfil do condutor registado, os lugares de estacionamento habituais e os percursos regulares também são tidos em conta. Mas o modelo e o ano de fabricação do veículo formam a base para a cobrança. 

Por um lado, se o seu maior valor de mercado tende a aumentar o custo (pois em caso de acidente, furto ou roubo, a seguradora pode ter que pagar integralmente), por outro, a probabilidade de defeitos aumenta, portanto, a manutenção. O custo é muito menor. 

Por isso o seguro de carros mais antigos acaba sendo mais caro. Você entende por que é mais benéfico para as seguradoras ter clientes que possuem um carro novo? 

Na parte mecânica são solucionados problemas vistos nas versões anteriores, executados acertos que colaboram para o melhor rendimento dos motores, implantados avanços nos componentes de segurança que foram testados por protótipos e até em categorias do automobilismo. Já em relação ao conforto e à conveniência, frequentemente surgem novos sistemas de som e comunicação cada vez mais inteligentes, acessórios eletrônicos ao alcance de um toque e revestimentos mais duráveis em painéis e portas. 

8. Facilita a revenda 

Na hora de comprar um carro, se a opção por um usado leva certa vantagem por custar menos, quando você pensa em revendê-lo, é preferível ter adquirido um zero-quilômetro. Claro que as diferenças entre marcas, anos e modelos contam bastante, mas, em geral, a vantagem é considerável para um veículo comprado mais novo, especialmente com o adicional de “único dono”. 

Em um primeiro momento, é natural que o carro zero sofra uma desvalorização mais acentuada, mas, pouco tempo depois, é possível recuperar um percentual muito maior do valor investido. Vale, portanto, levar essa variável em conta na hora da compra! 

Mesmo que você ainda não tenha o valor total do carro que deseja disponível, essa é uma opção que pode se tornar acessível por meio de consórcio de carro zero km. O comprometimento com as parcelas adequadas para seu orçamento certamente será recompensado. 

9. Enfrenta menos burocracia 

Ao comprar um carro usado, é necessário gastar bastante tempo para transferir a documentação, fazer a vistoria e muito outros processos que podem dar um pouco de dor de cabeça. A compra de um carro novo dá a você uma facilidade maior ao lidar com a burocracia, afinal, você será o primeiro dono. 

Exatamente por isso, você não vai precisar ficar preocupado com antecedentes que poderiam travar o licenciamento do veículo. A pouca burocracia que resta geralmente fica por conta das lojas, que organizam tudo para você. 

10. Tem mais possibilidades de personalização 

Como você deseja seu carro? Ar-condicionado, direção hidráulica, som automotivo, pintura especial, vidros elétricos? Seja qual for a sua opção, você encontrará um carro do jeito que você quer, se ele for zero. 

Encontrar um carro usado ideal, que atenda a todas as suas vontades e necessidades não é fácil. Você acaba tendo que abrir mão de alguma coisa e depois arcar com um gasto adicional para equipar o veículo. E esse “remendo” nem vai sair do jeito que você queria, pois não vem de fábrica. 

Mas comprar carro zero tem esta vantagem: você personaliza do jeito que você quer, e o veículo fica a sua cara. 

11. Tem um tempo maior de vida útil 

Se deseja ficar com o carro durante muitos anos, comprar carro zero será a melhor opção. Como vimos logo no primeiro tópico, os custos com manutenção são menores — então são menos visitas ao mecânico. Exatamente pelas peças e pelos demais componentes serem novinhos, eles têm uma vida útil maior. 

Então você não precisa ter medo de se apegar ao seu carro, pois não vai precisar trocá-lo durante muitos e muitos anos. Terá muito tempo de tranquilidade para curtir seu carro zerado sem se preocupar com sua deterioração. 

Mas alguns podem argumentar que um carro zero é muito mais caro e fazer essa compra é inviável e até impossível em alguns casos. Então veja uma saída muito simples para esse caso. 

12. Apresenta maior eficiência no gasto de combustível 

As novas tecnologias também garantem uma eficiência energética maior em relação a modelos usados e mais antigos. Por exemplo, veículos 1.0 são muito populares por sua economia no consumo de combustível. Por outro lado, são mal vistos por muitos em razão de sua baixa potência. 

Novas tecnologias, porém, têm dado um ótimo rendimento para esses modelos, que apresentam hoje um bom desempenho nas estradas. Dessa forma, o motorista não precisa abrir mão de uma performance satisfatória por causa dos altos custos no abastecimento. Mesmo que deseje um veículo com uma potência maior, seus gastos não com combustível não serão tão consideráveis. 

Como usar um consórcio de carro zero km? 

O consórcio de carro zero km serve para comprar o automóvel dos seus sonhos em um sistema de compra programático que permite adquirir seu bem. Funciona assim: a administradora reúne um grupo de compradores interessados, cada um pagando uma pequena parcela mensal. Com o valor arrecadado mensalmente, é realizada uma reunião mensal para sortear os contemplados com a carta de crédito. 

Os participantes do sorteio não podem ser considerados novamente e continuarão pagando a mensalidade até o final do programa. Nesse momento, todos receberão seu veículo. 

A vantagem desse tipo de aquisição em relação ao financiamento é que não há cobrança de juros no consórcio de carro zero km porque você não está pegando um empréstimo, mas usando seu dinheiro para comprar um carro depois. Basta pagar a taxa de administração e outras taxas como fundo de reserva e seguro, tudo deverá ser mostrado pela administradora.

Agora você não tem desculpas para deixar de sair de carro zero. No fim das contas, nada se compara a um veículo novinho. Da satisfação que você tem por simplesmente estar dentro de um modelo recém-fabricado à tranquilidade ao volante, comprando um zero-quilômetro você só tem a ganhar em comodidade e segurança, fazendo valer cada centavo investido! 

E você, pretende adquirir seu carro zero km? Se sim, faça sua simulação conosco