Moto é um bom custo-benefício?

Moto é um bom custo-benefício?

Muitas pessoas têm preferência pela compra de uma moto por diversos motivos. Ela permite se locomover mais rapidamente na maioria dos locais, costuma ser mais barata e pode até mesmo servir de renda extra para diversas finalidades.

Por mais que o brasileiro já seja um conhecido fã de carro, o interesse pela compra de moto tem disparado nos últimos anos. Só em 2021, no auge da pandemia de Covid-19, a venda de motos cresceu 27% comparada ao ano anterior, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

É verdade que a moto se tornou uma alternativa diante da possibilidade de enfrentar o transporte público, principalmente em um momento em que as pessoas estavam passando por isolamento social. Além de ser um bem mais barato do que o carro, os custos da moto são menores: você não gasta tanto com combustível e nem com manutenções regulares.

Outro fator que levou ao crescimento da compra de motos é a possibilidade de trabalhar com aplicativos de entrega. Com as pessoas fazendo mais compras de casa, o serviço de entregadores mostrou-se essencial nesse período, crescendo ano após ano.

Em um momento em que a pandemia parece estar acabando, os benefícios de se ter uma moto perduram. A seguir, vamos explicar por que a moto é um excelente custo-benefício para você.

Por que comprar uma moto

Antes de tudo, vale entender quais são as principais vantagens de uma moto.

Custos com manutenção mais baixos

Um dos principais fatores para a compra da moto é seu baixo custo de manutenção. Antes de tudo, ela possui menos peças e componentes do que um veículo padrão.

Um carro possui embreagem, freios, motor, suspensão, transmissão, vidros, volante, enfim, uma série de itens que precisam ser revisados periodicamente. Sem a manutenção preventiva, um carro pode representar mais gastos do que o previsto.

A moto, claro, também precisa ser bem cuidada para evitar idas ao mecânico. Porém, ela apresenta menos componentes: tem somente duas rodas, menos cilindros no motor do que um veículo (dependendo do modelo da moto, é claro) e é bem mais simples de realizar as manutenções preventivas quando comparadas a um carro.

Mesmo na hora do aperto, quando se torna inevitável a ida ao mecânico, as motos apresentam preços mais baixos de peças. Dessa forma, o condutor tende a gastar menos com qualquer tipo de conserto que precise fazer em sua motocicleta.

Consome menos combustível

Como já dissemos, o interesse pela compra de motos disparou principalmente por conta da alta dos combustíveis. O motivo é bem simples: por ter menos componentes e, consequentemente, menor peso, a moto consome bem menos combustível do que os carros particulares.

Para se ter uma ideia, enquanto os veículos a combustão tendem a fazer cerca de 15 km por litro nas cidades (pelo menos, os modelos mais econômicos), uma moto bem econômica pode fazer até 55 km por litro.

Em uma conta básica, o percurso de 50 km diários em um veículo pode chegar a R$16, enquanto a moto gasta menos que a metade deste valor para o mesmo percurso.

Dependendo do modelo da sua moto, é possível alternar combustível até mesmo para o diesel, gerando uma economia ainda maior em determinadas situações.

Por conta disso, a moto é o melhor meio de transporte para circular nas grandes metrópoles, proporcionando maior economia de combustível.

Mais praticidade e agilidade no dia a dia

Quem costuma circular pelas grandes cidades invariavelmente se depara com algum tipo de trânsito ao longo do trajeto. Quando se tem um carro, não tem muito jeito: por mais que você tente escapar dos engarrafamentos com o uso de aplicativos como o Waze, as chances de ficar parado são imensas.

As motos também estão vulneráveis ao trânsito. Porém, é mais fácil cortar com um veículo de duas rodas, trafegando entre as faixas. Claro que isso exige um bom cuidado e atenção redobrada: alguns carros tendem a se movimentar mais entre uma faixa e outra e podem não prestar atenção com a chegada das motocicletas.

De qualquer forma, a moto consegue se movimentar melhor diante dessas adversidades. Dessa forma, ela consegue economizar mais combustível mesmo diante dos engarrafamentos. E, por ser menor e mais flexível, que demanda menor área para trafegar e até mesmo estacionar, fica muito mais fácil se deslocar no dia a dia com um veículo de duas rodas, gerando economia de um bem preciosíssimo: o seu tempo.

Faça um consórcio de moto

A melhor forma de investir na compra de uma moto é por meio do consórcio.

Realizar esse sonho é mais simples do que imagina. Antes de tudo, vale a pena identificar o valor que você gostaria para a compra da sua moto. Com isso em mente, basta selecionar uma administradora com autorização do Banco Central do Brasil (Bacen), como a Embracon, e partir para o processo de simulação de consórcio.

Ao inserir o valor de carta de crédito, que corresponde ao total da moto, e a quantidade de parcelas, você já sabe o quanto teria que pagar de mensalidade. É possível simular o consórcio quantas vezes quiser, até identificar o melhor valor a ser pago mensalmente

Depois disso, um especialista de consórcio entra em contato para explicar a modalidade e entregar o contrato de adesão. Em pouco tempo, você integra um grupo de consórcio e pode participar das assembleias, onde pode ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance.

Ao fechar com uma administradora séria, como a Embracon, você tem a certeza de que será contemplado enquanto estiver comprometido com as parcelas. Isso pode acontecer dos primeiros aos últimos meses de pagamento, afinal, nenhuma administradora pode prometer quando o consorciado será contemplado.

Com planejamento, você pode investir na compra de uma moto sem comprometer tanto seu orçamento mensal. Faça uma simulação de consórcio de moto e tenha a certeza de uma transação com ótimo custo-benefício para você.