Como escolher o carro ideal

Como escolher o carro ideal

Escolher o carro ideal geralmente não é tão fácil. Afinal, esta é uma compra que costuma envolver grande parte do seu orçamento mensal e afeta diretamente o seu estilo de vida diário. Portanto, é necessário conciliar desejos e necessidades para tomar a melhor decisão.  

Você ainda tem muitas perguntas nesta fase de encontrar o carro perfeito pra você? Então, não deixe de conferir as dicas que estamos trazendo neste artigo agora para ajudá-lo a escolher o modelo que melhor atende às suas necessidades do dia a dia.

1. Considere o seu orçamento

Um carro que oferece o melhor em termos de conforto e tecnologia pode ganhar imediatamente a sua preferência. Isso porque acabamentos de alta qualidade, sistemas multimídia, rodas, teto e até bancos inteligentes deixaram uma impressão difícil de deixar passar, como é o caso das SUVs.

No entanto, você não deve se deixar levar apenas pelas aparências, pois, quando você menos presta atenção, acaba negligenciando o valor que realmente pode pagar. Então respeite os seus termos, preveja quanto deve investir e não ultrapasse este limite para não se complicar.

2. Se informe em relação às formas de pagamento

Tão importante quanto saber o valor total é saber como o dinheiro será pago. Afinal, ter os recursos necessários para pagar à vista para comprar um carro e assim conseguir um bom desconto não faz parte da realidade da maioria dos brasileiros, certo? Por isso, costumam recorrer a financiamentos ou a consórcios.

A grande vantagem do financiamento é que você pode sair dirigindo em um curto prazo. Para isso, basta se cadastrar e seguir os trâmites burocráticos exigidos - são muitos. Mas você precisa pagar uma entrada substancial e prestar atenção aos juros da transação para não complicar seu orçamento ao longo dos anos.

Quem escolher o consórcio pode ter que esperar um pouco para receber a recompensa. No entanto, esse método não tem juros, muito menos burocracia, e não é necessário pagamento de entrada para obter boas condições. E mais: você pode encurtar o caminho para obter seu carro novo por meio de sorteios e adiantamento da taxa mensal para aumentar suas chances de contemplação.

3. Pesquise o valor da revenda  

Você provavelmente não irá ficar com o mesmo carro pra sempre, portanto é importante considerar a possibilidade de revender o carro no futuro. Isso significa entender como ele se desvaloriza.  

De um modo geral, a taxa de depreciação do valor do veículo é de 10% ao ano, maior para os primeiros 3 anos. No entanto, o que precisa ser considerado é que carros populares que estão em alta demanda, tem uma taxa de depreciação mais lenta. Por outro lado, esses modelos menos populares têm taxas de depreciação muito mais altas.

4. Relacione a rotina de uso

Qual é o propósito de possuir um carro? Se você quer se deslocar para ir ao trabalho ou para a faculdade todos os dias, o tempo de deslocamento é bem curto, então o modelo econômico e compacto é suficiente. Se você planeja viajar, pode ser melhor encontrar mais espaço e robustez. Nesse caso, como as caminhonetes ou outros veículos de aventura (como as já citadas SUVs) podem fornecer acessórios muito úteis para essas viagens.

5. Análise de novos, seminovos e usados

Ainda pensando no bolso e no carro ideal, compare sempre um modelo novo com o mesmo carro, que tem poucos anos de uso. Normalmente é possível comprar um carro com desgaste mínimo, ainda dentro da garantia.

Comparando os mesmos modelos com as mesmas características e opções, é fácil perceber que vale a pena comprar um carro usado por um preço muito inferior ao de mercado. Obviamente, os veículos usados, mesmo aqueles com pouca quilometragem, precisam ser mais observados em termos de documentação, manutenção e preservação. Além disso, preste atenção ao escolher o vendedor certo.

Escolhendo entre novos, seminovos e usados

Essa é uma etapa importante, olhe para o custo benefício e defina qual o carro ideal pra você, ele será novo? Seminovo? Usado? Vamos te ajudar a tomar essa decisão.

O carro novo

Muitas pessoas optam por comprar um veículo zero quilômetros, seja apenas por status ou por terem uma garantia de conservação. Existem alguns pontos positivos aqui, como a própria quilometragem e por possuir suas peças preservadas. Mas isso não significa que não precise de revisão regular e cuidados especiais que variam de acordo com o veículo.

Como ponto negativo, temos a rápida desvalorização, então na hora da revenda, o preço que irá receber será bem inferior ao valor que investiu. Nos 2 primeiros anos, a depreciação pode chegar a ¼ do seu valor, que só aumentará de acordo com o tempo em que permanecerá com o veículo.

Carro seminovo

Uma vantagem óbvia de comprar um seminovo é o preço que costuma ser menor devido a depreciação sofrida, sendo possível encontrar seminovos muito bem conservados e a casos em que ainda possuem garantia. Outra vantagem é poder obter um seminovo melhor que um zero km pelo mesmo preço.

A desvantagem que deve ser considerada é que o carro possuirá menos tempo de garantia (se ainda possuir) ou não terá garantia nenhuma. Além disso, já não estará mais tão conservado e na hora de revender o preço cairá ainda mais

Carro usado

O benefício é o baixo custo, certamente. Todo carro usado deve ser atentamente analisado para saber se vale mesmo apena adquirir. Fatores como mecânica, lataria, km e parte elétrica devem ser considerados. No entanto, é possível sim encontrar um carro usado em bom estado de conservação, neste caso, a aquisição pode ser bem vantajosa, além de possuírem IPVA  baixo.

É claro que tem suas desvantagens, por serem mais usados, podem requerer mais cuidados, a manutenção talvez precise ser mais recorrente, caso seja muito antigo, algumas peças podem não ser mais fabricadas ou não facilmente encontradas.

Para possuir o carro ideal, é preciso pesquisar para não ter nenhum tipo de contratempo, seja financeiro ou até mesmo um problema posterior com seu veículo.

Agora que você já sabe qual o carro ideal para você, conheça as opções de consórcio de veículos oferecidas pela Embracon e adquira já seu veículo próprio.

Simulação
chat Eva