Vale a pena investir em consórcio de pesados?

Vale a pena investir em consórcio de pesados?

Não se engane: ter uma frota própria é essencial para qualquer negócio. Nesse caso, além de reduzir despesas e agregar ativos ao patrimônio da empresa por meio de pagamentos de terceiros, equipamentos, funcionários e rotas podem ser gerenciados de forma fluida.  

O detalhe é que o preço dos veículos pesados ​​tende a assustar os empresários – principalmente as pequenas e médias empresas. Então, como dar esse passo? 

Hoje vamos discutir uma opção muito acessível: o consórcio de pesados. Quer saber como funciona esse modelo e conhecer seus maiores pontos fortes? Então fique de olho nos próximos tópicos! 

Como funciona o consórcio de pesados? 

O sistema de consórcio já é bem conhecido dos brasileiros, principalmente quando falamos em comprar um imóvel ou um carro particular. Isso facilita o entendimento, pois o consórcio de pesados funciona de maneira muito semelhante a esses modos mais populares. 

Uma empresa que quer comprar um veículo pesado seleciona uma administradora, define o que quer comprar e faz pagamentos mensais. Para equalizar as oportunidades de todos os consorciados, a administradora emite uma (ou mais) cartas de crédito por mês. Assim, no final do período do grupo, todos receberão o seu! 

Quais os benefícios do consórcio de pesados? 

1. Não tem taxa de adesão 

Você sabia que o consórcio de pesados não exige taxa de adesão? Ao contrário de outros tipos de crédito, esta opção exige apenas que os participantes contribuam com um valor de parcela contratualmente especificado.  

Isso permite que os interessados ​​adquiram seus veículos sem ter que investir muito dinheiro. Em outras palavras, organizando seu orçamento da maneira correta, você pode começar a procurar o veículo pesado que deseja imediatamente. 

2. Flexibilidade 

Muitas pessoas não percebem os benefícios da flexibilidade que o consórcio de pesados oferecem. Você sabia que, ao contratar o consórcio, você não é obrigado a selecionar o modelo de seu interesse no início do processo? Sim, outro item pode ser adquirido. Para isso, basta que ele pertença à mesma categoria de contrato. 

Outro ponto que comprova sua flexibilidade é a possibilidade de adaptar o programa de consórcio ao seu bolso. Isso significa que você pode determinar o valor da carta de crédito que permite a compra do bem desejado, bem como o prazo de pagamento e o valor das mensalidades. Assim você não estará sacrificando seu orçamento apenas para comprar um caminhão. 

3. Ausência de juros 

Outro motivo para posicionar o consórcio como uma boa opção é a falta de taxas de juros. O que existe é uma taxa de administração, que é um percentual fixo da carta de crédito que é diluída ao longo da vida do programa. Essa taxa é um valor mais acessível do que outras formas de compras parceladas. 

4. Contemplação justa e segura 

Durante este processo, todos os participantes têm a mesma chance de ganhar. Os participantes participam do sorteio, desde que estejam em dia com os pagamentos e sigam as regras estabelecidas no contrato. 

5. Baixo risco 

As atividades são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Portanto, não há risco de que o valor do pagamento não seja recebido durante o programa do consórcio de pesados. No mundo dos investimentos, muito se discute sobre a possibilidade de perder o valor investido. Isso não é um problema quando se trata de consórcios, acaba por promover a tranquilidade de quem deseja contar com esse tipo de autofinanciamento. 

6. Poder de compra 

Pense no valor em dinheiro de um caminhão. Dependendo da forma de crédito que você escolher para sua compra, você pode contar com a presença de juros, o que geralmente coloca em desvantagem o custo total efetivo da compra. No caso de consórcio de pesados, isso não acontece.  

Os participantes contam com a manutenção do poder aquisitivo e sabem o valor a ser pago em cada etapa do processo. Os reajustes são constantemente atualizados e comunicados aos interessados ​​e, além disso, são aplicados de forma a garantir a igualdade entre todos os vinculados pelo contrato. 

O consórcio de pesados é indicado para qualquer pessoa? 

Para aproveitar as vantagens do consórcio de pesados, você deve ser alguém com padrões mais elevados de planejamento organizacional e financeiro. 

Isso porque é um plano de investimento de médio a longo prazo que reduz ainda o risco de taxas adicionais na compra de ativos. Ou seja, é um tipo de consórcio mais adequado para quem precisa manter e atualizar suas frotas

Portanto, se você é um profissional que produz implementos de movimentação de linha de frente e veículos pesados, como empreiteiros, agricultores, produtores rurais, construtoras e transportadores, você se beneficiará do consórcio para veículos pesados. 

Faça uma simulação no site da Embracon e confira as opções que tem para você!