Planeje sua viagem de férias com o Consórcio Embracon

Planeje sua viagem de férias com o Consórcio Embracon

À medida que os anos passam, aniversários e carnavais se aproximam, as pessoas começam a pensar em como organizar a viagem de férias.

Afinal, não há sensação melhor do que visitar outros países, explorar outras culturas e viver experiências inesquecíveis. Até viajar é um dos investimentos preferidos dos brasileiros. Mas vale planejar para não ter dor de cabeça ao invés de se divertir.

Por isso, separamos algumas dicas para você programar a sua viagem de férias.

Dicas para programar sua viagem de férias

Defina para onde quer ir

Este é o primeiro passo que todo o viajante deve tomar: escolher o destino. Parece fácil, porém todo o planejamento depende dele.

Para realizar essa escolha, você precisa responder estas perguntas:

  • Você viajará sozinho ou com a família?

  • A viagem terá criança?

  • Quantos dias você pretende ficar?

Caso ainda tenha dúvidas sobre o destino, coloque todos os países ou cidades que sonha em conhecer em um papel ou documento digital (Word, Google Docs, etc).

Qual o objetivo da viagem de férias?

Para definir o destino, é importante que você responda qual é objetivo da viagem de férias. É descansar? Curtir a dois? Passear com a família?

Quais são os custos inclusos

Pegue a lista e pesquise o custo da passagem aérea e acomodação para cada país ou cidade da lista. Além disso, estão incluídas outras despesas como: alimentação, transporte, ingressos para atrações, taxas de deslocamento e compras.

A partir dessas informações, um destino que cabe no seu bolso pode ser filtrado. Não se esqueça de usar as ferramentas do banco central para trocar moedas.

Quando quer viajar?

As pessoas que desejam fazer uma viagem de férias precisam estar preparados para passagens aéreas e acomodações caras. Por isso, é importante definir metas, custos e datas, geralmente entre janeiro e março.

De posse desses três pontos, você pode definir o destino da sua viagem de férias e passar para a próxima etapa.

Monte o roteiro para viagem de férias

Depois de escolher o seu destino, você precisa configurar seu itinerário para que ele não fique fora de controle durante a viagem.

Pesquise na internet os pontos turísticos mais visitados, leia blogs, resenhas de livros e encontre o máximo de referências possível sobre os lugares que você escolhe para viajar nas férias.

Uma vez feito, defina os locais que você planeja visitar e organize-os em uma programação. Não se esqueça de incluir o transporte que será utilizado. Quanto à alimentação, pesquise restaurantes locais, cardápios, preços dos alimentos e opiniões dos consumidores.

Reúna os documentos necessários

Em seguida, você precisa ficar por dentro dos documentos necessários, sobretudo para viagem internacional. Infelizmente, muitas pessoas deixam de viajar, por exemplo, para os EUA porque deixam para tirar o visto americano em cima da hora.

Com a data da viagem previamente definida, o ideal é entrar com o processo para obter o visto americano pelo menos 6 meses antes. Dessa forma, se você tiver o visto negado, dará tempo de recorrer e manter o plano de viajar para os Estados Unidos.

Em contrapartida, países da Europa ou da Ásia não exigem visto, apenas o passaporte brasileiro.

Contrate um seguro viagem

Ao planejar sua viagem de férias, adquira um seguro contra acidentes, doenças, roubo ou perda do seu cartão de crédito. A maioria dos cartões de crédito internacionais oferecem esse tipo de seguro.

Existem vários tipos como:

  • Seguro viagem bagagens

  • Seguro viagem saúde

  • Seguro de assistência ao viajante

É possível escolher todos ou o que se encaixar com a sua necessidade. Não deixe de contratar. Além de alguns países exigirem, imprevistos sempre acontecem.

Compre as passagens aéreas

O penúltimo passo para organizar uma viagem de férias é comprar as passagens aéreas. Como mencionamos, época de férias costuma encarecer as passagens. Mas é possível conseguir descontos se comprar no momento certo.

Se você quiser economizar, o ideal é comprar as passagens de madrugada. Nesse período, as companhias aéreas abaixam o preço porque tem menos demanda. Os preços também costumam ser mais baratos em voos entre 0h e 6h da manhã.

Para não ter riscos de contratempos, compre as passagens com 120 dias de antecedência para viagem internacional em alta temporada. Pesquise os preços em pelo menos 4 sites diferentes. Existem alguns serviços que combinam passagem e hospedagem, o que deixa o processo mais prático.

Sugestão para viagem de férias no Brasil

Praia dos Carneiros - Pernambuco

A 2ª na lista das praias mais bonitas do Brasil fica na cidade de Tamandaré — PE. Lá, você pode navegar pelo Rio Ariquindá observando o mangue e visitar a Igreja de São Benedito, erguida à beira-mar no século XVII.

Dentre os diversos pontos turísticos, pode conhecer os recifes de corais e as piscinas de formação natural, além de aprender sobre a história da região visitando o Forte de Santo Inácio de Loyola, parte da história da Guerra dos Cabanos, no século XIX.

Beto Carrero World - Santa Catarina

O Beto Carrero World é um dos maiores parques temáticos do mundo e o maior da américa latina, o parque oferece mais de 100 atrações diferentes e uma grande variedade de brinquedos, com uma estrutura para levar diversão até mesmo para crianças menores de 3 anos de idade.

Há brinquedos considerados mais rápidos e radicais – que podem deixar até os adultos arrepiados – outros mais lentos e tranquilos. Uma viagem para todos os gostos!

Jericoacoara - Ceará

Em meio ao litoral cearense, Jericoacoara é uma cidade que apresenta preços acessíveis para estadia. E durante o verão a Lagoa do Paraíso é disputada. Com águas cristalinas, é o ambiente perfeito para praticar surf e redes suspensas sobre a água.

Em dezembro os preços são mais elevados, pelo clima seco e ventoso, algo ideal para esportes como o kitesurf. Mas já em janeiro os preços começam a cair pela aproximação da época de chuva, que acontece entre Março e Abril.

Blumenau - Santa Catarina

Blumenau é uma cidade no Vale do Itajaí que chama a atenção pela influência recebida de outras culturas europeias, em especial a alemã. É por isso que, em outubro, milhares de pessoas viajam para a cidade com o objetivo de fazer não só uma viagem gastronômica, mas também uma imersão cultural na Alemanha.

Esse é o mês em que acontece a Oktoberfest, um festival alemão regado a muita cerveja tradicional. Para acompanhar a bebida, são servidos pratos típicos da Baviera, como eisbein, joelho de porco alemão, além de chucrute e outras delícias tradicionais.

Na Oktoberfest, a sobremesa é quase sempre o strudel, uma deliciosa massa folhada que pode ser recheada com cremes de diferentes frutas, como maçã e até mesmo uva passa.

Chapada dos Veadeiros - Goiás

Em julho a Chapada dos Veadeiros está em período de seca, o que é importante, já que as chuvas da região podem ser bem severas.

Sem esta preocupação, o que aguarda são passeios por cachoeiras, fazendas, campings ou o famoso Vale da Lua, com correntezas que moldam as pedras de uma forma que parecem ser de outro mundo!

Lençóis Maranhenses - Maranhão

Imagine não apenas praias, mas quilômetros de dunas de areia branca e lagoas de água doce, que às vezes se conectam diretamente com o mar. É esta cena que você pode encontrar ao visitar os Lençóis Maranhenses.

O lugar é bem equipado para permitir a exploração deste ambiente, com barcos, aviões monomotor e veículos terrestres especializados. A comida e estadia no local tem preços acessíveis e as paisagens são de tirar o fôlego.

É possível pagar uma viagem com consórcio?

O consórcio para viagem de férias pode ser a oportunidade que você estava buscando para realizar o sonho de conhecer novos destinos, fazer um intercâmbio, ou absorver novas culturas. Bem menos conhecido que outras modalidades, como de imóveis e veículos, o consórcio de serviços, no qual se enquadra o de viagens, possui a mesma lógica de funcionamento que os primeiros.

Inclusive, o consórcio para viagem de férias permite que os participantes, com lances menores que parcelas de um pacote de uma agência, por exemplo, consigam conhecer outros lugares, seja dentro ou fora do país. Por isso, se você está pensando em guardar um dinheiro para realizar o sonho de conhecer determinado destino, entenda se o consórcio para viagem de férias pode ser vantajoso para suas necessidades.

Como funciona um consórcio para viagem na Embracon?

Os princípios de um consórcio para viagem são os mesmos que para aquisição de outros bens.

Trata-se de um grupo de pessoas que se junta com um objetivo em comum – no caso, realizar uma viagem – e paga parcelas mensais para uma administradora que organiza o consórcio. Mensalmente, um dos participantes é sorteado e recebe a carta de crédito para viajar.

Assim como em outros consórcios, as parcelas são livres de juros, possuem apenas uma taxa administrativa já embutida no valor. Também é possível dar lances a fim de acelerar a contemplação. Uma vez contemplado, você terá direito de utilizar a carta de crédito que poderá ser utilizada para pagar serviços referentes à viagem.

Para participar, é bem simples. Basta procurar uma administradora de consórcios, escolher um plano adequado para o valor e tempo que você tem disponível, comprar uma cota e pagar as mensalidades até o fim do consórcio (independente de ser contemplado antes por sorteio ou lance).

Como escolher o melhor consórcio para viagem?

Para quem pensa em fazer parte de um consórcio para viagem de férias, vale a pena ler com atenção as dicas a seguir:

Estipule o orçamento da viagem

Você escolherá o consórcio viagem considerando o valor da carta de crédito e não o lugar que deseja conhecer. Por esta razão, é necessário fazer uma projeção do valor que será gasto com a viagem, incluindo passagem, hospedagem, passeios e custos adicionais que podem surgir.

Atenção ao prazo de pagamento

Considere o prazo de pagamento para saber o quanto você está disposto a esperar para viajar, visto que a carta de crédito pode ficar disponível apenas após o fim do pagamento.

Conheça a administradora do consórcio para viagem de férias

Uma administradora de consórcio precisa ser autorizada pelo Banco Central para atuar nesse mercado. A lista está disponível para consulta no próprio site do Bacen.

Além disso, é sempre válido pesquisar sobre a reputação da empresa e as opiniões de clientes nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

Vale a pena investir em consórcio para viagem de férias

Mesmo que o consórcio permita o pagamento da maioria dos serviços de viagem, é necessário um planejamento para que nada falte. Aproveitando assim todas as vantagens possíveis.

Como os passeios são mais indicados para quem tem planos de longo prazo e não tem pressa de colocá-los em prática, o tempo é um aliado para uma boa pesquisa de preços, serviços e atividades para usar com sua carta de crédito. Com economia e sabedoria. Aqui estão alguns exemplos de como os membros do consórcio planejam:

  • Organizando documentos necessários, como passaportes e vistos;

  • Cotando passagens de ida e volta;

  • Pesquisando e reservando a estadia;

  • Informando-se sobre os meios de locomoção, caso necessite realizar o aluguel de um carro ou fazer o uso de transporte público;

  • Garantindo atividades extras, como a compra de ingressos para determinados eventos.

E você já decidiu para onde vai com o consórcio para viagem de férias? Faça sua simulação conosco!