5 dicas de como contratar um consórcio de viagem

5 dicas de como contratar um consórcio de viagem

Passeios também são um termo muito utilizado pelos brasileiros para compras. E cada vez mais as pessoas têm adotado o modelo de consórcio de viagem. Com esse consórcio, você pode passar as merecidas férias em família, fazer um intercâmbio para aprender um idioma e viajar o mundo sozinho. 

Preparamos este artigo para que você saiba como essa modalidade funciona e como fazer seu consórcio de viagem de forma programada. 

Como funciona um consórcio de viagem? 

Os princípios dos complexos turísticos são os mesmos para a aquisição de outras mercadorias. 

Um grupo de pessoas se reúne para um objetivo comum - neste caso, viajar. Os consorciados pagam parcelas mensais à administradora de consórcio de viagem. A cada mês, um dos participantes é sorteado e recebe uma carta de crédito de viagem.  

Assim como outros consórcios, o parcelamento é sem juros. Ele só calcula a sobrecarga que já está incluída no valor. Uma vez considerado, você terá direito a uma carta de crédito que pode ser usada para pagar por serviços relacionados a viagens. 

Contratar é muito simples. Basta encontrar uma administradora de consórcio de viagem, escolher um plano que se adeque à seu planejamento financeiro, comprar cota e pagar sua mensalidade em dia. 

Dicas para contratar o consórcio de viagem 

Planejamento 

Em primeiro lugar, se a sua intenção é viajar, é definir qual o local que pretende ir. Existem diversos lugares incríveis dentro e fora do país. Você também pode avaliar a possibilidade de fazer um curso no exterior e tudo isso influencia nos valores. 

O planejamento adequado é necessário para evitar imprevistos e dívidas. Antes de contratar uma administradora de consórcio, pesquise preços e destinos. Existem empresas de turismo especializadas nesse tipo de serviço, oferecendo pacotes para diferentes públicos. 

O planejamento leva tempo. Recomenda-se começar a planejar três a dois anos antes da viagem. Analisar roteiros de hotéis e pousadas, tipos e qualidade dos atrativos. Vale orientar o raciocínio baseado na relação custo-benefício, sempre levando em conta o orçamento disponível e as datas de viagem. 

A escolha do consórcio 

Descubra o valor total que você gastará e escolha o consórcio de viagem que melhor se adapta às suas necessidades, duração e acessibilidade.  

O primeiro passo é escolher o valor da carta de crédito, mas também considerar o valor das mensalidades que serão pagas – lembre-se que todas as parcelas devem ser pagas mesmo que você considere antes do prazo estipulado. 

Cuidados ao escolher a administradora 

Nesse sentido, a principal consideração é garantir que a administradora de consórcio de viagem esteja registrado no Banco Central do Brasil. Isso ocorre porque o Banco Central supervisiona as atividades do registro, o que impedirá você de participar de consórcios inexistentes ou fraudulentos. 

E o Banco Central também disponibiliza aos consumidores um ranking de gestores de consórcios, classificando-os de acordo com o número de reclamações solucionadas e dúvidas frequentes respondidas. 

Em resposta a essa fiscalização, se os membros do consórcio se sentirem prejudicados pelo comportamento do gestor ou acharem que o comportamento do gestor é anormal, podem reclamar e tirar dúvidas por telefone ou no site do Banco Central

Por fim, também é importante verificar a presença ou o número de reclamações contra as administradoras no site do Procon ou em outros sites especializados em tais serviços, para que você tenha um parâmetro na hora de escolher com qual empresa trabalhar. 

Funcionamento 

Após definir os valores e administradora de consórcio de viagem, entre no grupo. Dessa forma, você estará economizando com outras pessoas, pagando uma mensalidade, que inclui uma taxa de administração, mas ainda é inferior à taxa de juros cobrada no financiamento. 

Um participante será sorteado a cada mês e receberá uma carta de crédito. Também é possível ser contemplado por lance, que nada mais é do que uma expectativa de pagamentos mensais, o que aumenta suas chances de ser contemplado. 

Bem, você já deve estar ciente de como tudo funciona e se você quer uma viagem inesquecível sem dor de cabeça, conte conosco!  

Veja as opções de consórcio de viagem disponíveis no site da Embracon. 

chat Eva