4 destinos para inspirar suas férias. Saiba quais são!

4 destinos para inspirar suas férias. Saiba quais são!

Os melhores destinos do Brasil em 2022 esperam por você! Sabemos que muitos sonhos de viagem foram adiados recentemente, mas até 2022, à medida que a vacinação avança, será possível retomar os planos para realizar todas as viagens que foram suspensas no ano passado.  

Agora que os últimos meses não foram fáceis, como investir em um destino no Brasil pode te ajudar a renovar as energias para 2022? Alguns dos melhores destinos do Brasil vão animar qualquer viajante. É hora de retomar o planejamento e pensar em uma viagem agradável no Brasil.  

Muitas de nossas recomendações nos melhores destinos do Brasil para 2022 são para quem precisa descansar, relaxar e esquecer seus problemas. Outros vão agradar muito quem quer aproveitar as férias para reabastecer e trazer tudo de volta depois de uma pausa. Tem até destino para quem quer mesmo dar uma sacudida e esquecer que passamos muito tempo indo do quarto para a sala e da sala para o banheiro. 

Destinos de férias no Brasil: qual é seu objetivo? 

Já começou a decidir como quer sua viagem de férias? Bons destinos de férias no Brasil que não faltam, de norte a sul, tem opções para todo mundo.  

Antes de escolher o destino, entretanto, é preciso definir alguns pontos sobre a viagem, se a ideia é ser um passeio em família, uma viagem mais econômica, lua de mel, sozinho, entre várias outras questões importantes. 

Saber sua motivação faz toda diferença na hora do planejamento. Quem procura relaxamento pode preferir um lugar mais quieto, pacífico. Enquanto isso, quem prefere viajar pela curtição vai ter mais a escolher uma praia ensolarada ou cidades cheias de atrações, shows e festas. Ou mesmo buscar os maiores museus, exposições e patrimônios culturais do Brasil. 

Seja qual for a sua intenção de viagem, neste artigo você terá algumas opções de destinos de férias no Brasil. Vem conferir o que separamos! 

Barra Grande – BA 

Na Península do Maraú, está localizada Barra Grande (estado da Bahia), um lugar que não poderia faltar na lista dos melhores destinos para as férias de final de ano. 

Barra Grande também é um destino para descansar e se conectar com a natureza. A vila ainda tem ruas de chão batido, dando-lhe um aspecto interiorano que faz parte do charme do lugar. 

Mesmo pacato, o vilarejo conta com ótimos restaurantes e excelentes pousadas. 

Embora o acesso ao local não seja tão simples, pois exige atravessar alguns quilômetros de estrada de terra, bem como um percurso de barco ou lancha, todo o esforço para chegar lá valerá a pena quando você se deparar com o espetáculo que é esse lugar. 

Ainda, em virtude da dificuldade de acesso, Barra Grande geralmente não fica lotada de turistas, até mesmo na alta temporada (ponto positivo para evitar aglomerações). 

Extensas faixas de areia rodeadas por coqueiros, foram a paisagem local. Águas cristalinas, piscinas naturais, recifes, pôr do sol de tirar o fôlego, pousadas cheias de charme, são outras maravilhas que te esperam por lá. 

Chapada dos Veadeiros – GO 

Na região centro-oeste do país, para quem é fã de cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros é uma ótima alternativa de viagem de férias, visto que lá estão concentradas boa parte das mais bonitas cachoeiras do Brasil. 

O contato com a natureza é o atrativo principal da Chapada, localizada no Cerrado brasileiro, sendo mais um destino de ecoturismo da nossa lista. 

Existem cerca de 300 cachoeiras por lá, portanto, não faltarão opções para você se divertir na Chapada. Assistir belíssimos pores do sol nos mirantes também é um espetáculo imperdível da Chapada. 

Outra vantagem de se visitar a Chapada é a fácil acessibilidade do local, uma vez que está localizada a aproximadamente 250 km de Brasília. 

Se preferir, é possível ir de avião até Brasília e lá alugar um carro para dirigir até a Chapada. O fato de estar de carro facilitará também os passeios pelas cachoeiras e mirantes da Chapada, pois alguns ficam mais afastados da rodovia principal. 

A Chapada dos Veadeiros possui duas estações bem definidas: a seca (que vai de maio até setembro) e a chuvosa (de outubro a abril). 

Ainda que o final do ano esteja incluído na época de possibilidade de chuvas, isso não prejudica de todo o passeio, pelo contrário, muitos turistas preferem conhecer a região nessa época, porque é quando as cachoeiras estão mais cheias, o que melhora a qualidade dos banhos nos poços de água cristalina. 

Além disso, o clima quente de dezembro mantém as águas das cachoeiras com temperatura mais agradável, propícias para realizar um bom mergulho. 

Monte Verde – MG 

Se você procura por temperaturas amenas nas férias, nossa sugestão é Monte Verde em Minas Gerais. A cidade está localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. 

Em virtude de ser uma região serrana, as temperaturas não sobem tanto no verão, sendo possível aproveitar um friozinho até mesmo nos meses de alto verão no fim de ano. 

O destino é famoso por conta das suas pousadas com ar aconchegante e pelos seus restaurantes que ficam na avenida principal chamada Monte Verde, especialistas em servir fondue e vinhos – combinação perfeita para o clima friozinho da região. 

Durante o dia há opções de passeios ao ar livre, como o Circuito de Aventura Fazenda Radical com passeios de quadriciclo, escalada, arvorismo, arco e flecha, entre outros. 

Foz do Iguaçu – PR 

As Cataratas do Iguaçu são uma das 7 maravilhas da natureza do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, e não poderiam deixar de constar na nossa lista dos melhores destinos para viagem de férias

Sem dúvidas, o final do ano é uma das épocas mais bonitas para visitar Foz do Iguaçu, porque nesse período a vazão das águas é maior, o que deixa a vista das quedas das cataratas ainda mais impressionante. 

O turismo em Foz, além da visita às Cataratas, oferece muitas opções de passeios, sendo os principais: visita à Usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras e o Parque das Aves. 

Foz do Iguaçu é uma cidade de calor intenso durante quase todo ano, com exceção dos meses de junho a agosto. Se a sua viagem for no final do ano, prepare sua mala com roupas leves e frescas para curtir todos os passeios. 

Se até o final do ano a Argentina abrir suas fronteiras aos brasileiros, você pode incluir uns dias em Puerto Iguazú na sua viagem. Recomendo a experiência de se hospedar em um dos hotéis de selva da cidade. 

E você? Já viajou de férias para algum desses destinos? O que acha de fazer o consórcio para as próximas férias? Acesse o site da Embracon e faça sua simulação

chat Eva