Investimentos para fazer antes do casamento

Investimentos para fazer antes do casamento

Para tornar especial o dia tão esperado e tão perfeito quanto o casal imaginava, é necessário planejar e, claro, reservar fundos para a cerimônia e festa. Para isso, são necessários alguns ajustes, que devem ser feitos conjuntamente pelos noivos um bom tempo antes do grande dia. Em outras palavras, é imprescindível ter um bom planejamento financeiro, principalmente.

Como fazer um bom planejamento?

Planejar pode não ser tão simples quanto parece, fazer um bom planejamento exige paciência, esforço, dedicação e, principalmente, investimento. Após a decisão de se casar, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração, como o esboço inicial do evento e estimativa de gastos. É importante saber quando começar a investir, onde investir, como investir e, estar atento a possíveis mudanças durante todo o processo.

Qual o tempo estimado para investir bem no casamento?

O casamento é um evento que exige mais tempo de organização que outros eventos, como aniversários, pois são muitos os detalhes que precisam ser decididos pelos noivos. Por este motivo, é recomendável começar o planejamento com ao menos um ano de antecedência, geralmente os casais se planejam com esse período estimado para uma melhor organização e investimentos financeiros, afinal deixar tudo para o último momento pode não ser uma boa escolha, o risco de dar tudo errado é muito grande.

Como fazer um bom investimento no evento?

Para fazer um bom investimento, é necessário ter a consciência de que se esse é o objetivo, um planejamento financeiro do casal seja pela opção de crédito (consórcio) ou outros investimentos, é de suma importância. Algumas coisas precisam ser consideradas também, como gastos desnecessários, quitação de dívidas pendentes, levar em consideração a ajuda de profissionais da área, no geral, é importante ter uma planilha de controle financeiro para ter maior autonomia sobre o que já foi feito, o que está sendo feito e o que ainda precisa ser feito.

Tipos de investimentos para fazer antes do casamento

Fazer um investimento para o casamento é uma decisão muito importante e delicada, já que os custos para a cerimônia são significativamente altos e muitos casais não possuem as condições monetárias suficientes para arcar com os custos, por este motivo existem alguns tipos de investimentos possíveis que podem contribuir para a realização deste evento, veja abaixo alguns exemplos:

  • Caderneta de poupança - Por causa de sua popularidade e segurança, a poupança é a porta de entrada para muitos investidores. Chama a atenção de quem quer economizar, principalmente por ser menos burocrático, não exigir um alto valor inicial, ser isento de impostos e ter alta liquidez - o que significa que você pode sacar seu investimento a qualquer momento e não tem período de carência, mas observe: a poupança não deve ser considerada uma opção de longo prazo (com um prazo de vencimento superior a 180 dias) devido ao seu baixo retorno. Ele paga cerca de 0,5% + TR (taxa de juros de referência) para o período de cada mês, geralmente entre 5% e 6% ao ano.
  • LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Agronegócio) - São títulos que ajudam a promover o financiamento nestas duas áreas. É como se você emprestasse dinheiro a esses dois departamentos para financiar suas atividades. Em troca, recebe uma remuneração. Eles são títulos de segurança e são considerados renda fixa. Isso significa que seu valor é pré definido - um número fixo ou segue algum índice do governo, como a taxa de juros SELIC. Além disso, são garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) de até R$250.000. Portanto, se o banco em que você investiu entrar em falência, você tem direito aos fundos que investiu, até o limite da garantia.
  • Títulos do Tesouro Direto - Os Títulos do Tesouro Direto também são considerados seguros. Com eles, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo. Portanto, o único risco é o país entrar em colapso total. A crise precisa ser considerada, embora o Brasil tenha experimentado altos e baixos como qualquer outro país, a falência total é uma opção extremamente remota.
  • Previdência Privada - os planos de previdência costumam tentar agradar aos investidores mais conservadores, moderados e até mais ousados. Sua ideia é complementar a aposentadoria e fornecer proteção adicional para a vida futura. Nesse caso, pode-se optar por combinar renda fixa com variáveis, como vinculação a alguns índices relacionados à bolsa de valores. Na verdade, todas as opções fornecidas aqui são viáveis ​​para quem quer economizar dinheiro a cada mês.
  • Consórcio - É geralmente o mais atrativo para quem está pensando em se casar sem preocupações, vamos explicar como funciona.

O que é o consórcio para o casamento?

Pensando que muitos casais não podem arcar com todos os custos do casamento, o consórcio vem como uma alternativa altamente vantajosa. Calculado com base no valor da carta de crédito selecionada, o custo envolvido é muito inferior às taxas de juros de um financiamento bancário tradicional.

Como funciona o consórcio?

Normalmente, um consórcio de casamento é feito para pagar pelos buffets, aluguel de roupas, decorações, bandas, igrejas e aluguel do local para a festa. O ideal é fazer um contrato antecipadamente, para que os cônjuges tenham tempo de serem sorteados antes da data da festa. Porém, se a data está se aproximando e você ainda não foi sorteado, a dica é oferecer um lance para tentar agilizar o recebimento do crédito.

Vale a pena fazer um consórcio para o casamento?

Para quem gosta de planejar seus investimentos, mas ao mesmo tempo tem metas que custam caro, um consórcio é o crédito ideal. Portanto, se você não quer correr riscos financeiros e não quer pagar juros altos, um consórcio é uma boa escolha.

Quais são as vantagens do consórcio?

A principal vantagem é a não existência de juros. Também pode ser facilmente adaptado a variadas condições financeiras, o que é um atrativo ainda maior, por possuir parcelamento flexível, no qual o número de parcelas pode ser escolhido e, consequentemente, o valor das parcelas.

Gostou deste artigo? Temos mais conteúdos com tendências de casamentos e como se planejar no site da Embracon.

Simulação