Em tempos de combustível alto, veja os carros mais econômicos

Em tempos de combustível alto, veja os carros mais econômicos

Os preços dos combustíveis dispararam nos últimos meses. A maneira como você dirige é considerada uma maneira muito eficiente de economizar combustível. Outra forma de economizar é optar por um carro mais econômico.

Por isso, hoje, trazemos-lhe os carros mais econômicos em todas as gamas de preços. Consideramos diferentes opções de motores: flex ou apenas a gasolina, diesel e híbrido.

5 carros mais vantajosos

A lista a seguir considerou modelos de todas as categorias de carroceria, ou seja, hatches, sedãs e SUVs. Além disso, foi considerado os veículos de motores a combustão e híbridos. Carros elétricos não entraram na contagem abaixo.

Por fim, os dados obtidos com a gasolina foram considerados de mais relevância no comparativo com o etanol. Também foi considerado a média de consumo de MJ/km

1 – Toyota Corolla Cross XRV – 1,35 MJ/km

O SUV da Toyota foi um modelo apresentado no início de 2021, e desde então caiu no gosto do público brasileiro, tanto que foi o segundo SUV médio mais vendido do mercado nacional no último ano, ficando atrás apenas do Jeep Compass.

No quesito economia de combustível o carro também é destaque. A versão topo de linha do modelo, tem dados impressionantes. Com gasolina, o Corolla Cross Hybrid é capaz de fazer 17 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.

No etanol, os dados são de 11,8 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. O conjunto motriz responsável por esse feito é a junção do motor 1.8 flex de 101 cv de potência, que trabalha em conjunto com o dois motores elétricos de mais 72 cv de potência.

2- Chevrolet Onix Plus – 1,34 MJ/km

Em segundo lugar está o Chevrolet Onix Plus com motor 1.0 de 82 cv de potência. O sedã também sempre está bem posicionado quando o assunto é economia de combustível.

Com gasolina o carro faz 14,4 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Com etanol na cidade o consumo é de 10,1 km/l e na estrada é de 12,5 km/l.

3 – Renault Kwid 1,39 MJ/km

O terceiro lugar do ranking fica por conta do Renault Kwid, subcompacto que foi reformulado ainda no início do ano, quando inclusive, ficou mais econômico.

De acordo com o Inmetro, o carro que conta com motor 1.0 de 70 cv de potência gera um consumo de 14,9 km/l na cidade e de 15,6 km/l na estrada. Com etanol os dados são de 10,3 km/3 e 10,8 km/l, respectivamente.

4 – Chevrolet Onix – 1,40 MJ/km

Outra configuração do Onix marca presença entre os carros mais econômicos do Brasil, dessa vez, o hatch com motor 1.0 de 82 cv de potência. Com gasolina o carro faz 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Já com etanol ele faz 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

5 – Fiat Argo – 1,47 MJ/km

Para encerrar os 5 carros mais econômicos do Brasil, o concorrente direto do Onix, o Fiat Argo. O hatch da montadora italiana desenvolve um consumo médio de 13,9 km/l no ciclo urbano e 15,1 km/l no ciclo rodoviário quando abastecido com gasolina.

Com etanol ele desenvolve 9,8 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. O modelo vem equipado com motor 1.8 de 77 cv de potência.

Como comprar carro parcelado sem juros e sem entrada?

O consórcio de veículos é uma forma de acesso ao mercado de consumo que reúne pessoas físicas e/ou jurídicas que têm um objetivo em comum: formar uma poupança para a compra de um bem. Nesse caso, os consorciados pagam todos os meses um valor que será destinado para a formação dessa poupança.

O consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, mas isso não quer dizer que cada um não possa ter regras específicas. Eles costumam variar de acordo com o valor das cotas, prazo do grupo, formas de contemplação etc.

Quais são os benefícios em fazer um consórcio de carro?

O consórcio de veículos possui diversas vantagens, como:

  • Não há a incidência de juros. No geral, são cobradas apenas a taxa de administração que corresponde a um percentual do valor do consórcio e a taxa de fundo de reserva, ambas diluídas no prazo total do grupo;

  • É um investimento, principalmente, para quem tem dificuldade em guardar dinheiro. Todos os meses será preciso pagar a cota que só pode ser utilizada para a compra do seu carro;

  • Há possibilidade de investir em diferentes valores e contribuir mensalmente com um que caiba no orçamento. Pode-se escolher qual será o valor do consórcio que mais se adequa à sua necessidade e também ao das parcelas, já que existem diversas opções no mercado;

  • É perfeito para quem quer se planejar para os custos extras que o carro pode trazer. Há gastos como combustível e manutenção, então ao mesmo tempo em que paga o consórcio, poderá fazer uma reserva para essas e outras finalidades;

  • É uma boa opção para quem planeja a médio e longo prazo. Ele é ideal para quem não tem pressa de ter o carro ou para quem se planeja para trocar de veículo periodicamente;

  • Após a contemplação, você poderá optar por comprar um carro novo ou usado, nacional ou importado e em qualquer parte do território nacional. Você também terá em mãos recursos para fazer uma compra à vista.

Faça sua simulação com a Embracon e confira todos os benefícios do consórcio de veículos!