Consórcio de carro: compre seu automóvel sem juros!

Consórcio de carro: compre seu automóvel sem juros!

O consórcio de carros é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais interessante. Para muitas pessoas, ele viabiliza o sonho de comprar um veículo. Esse tipo de adesão possui características bem específicas e se diferencia dos parcelamentos comuns que vemos no mercado.

Justamente por essas particularidades, é comum que algumas pessoas tenham dúvidas a respeito de como funciona, quais são seus benefícios e desvantagens e o que é preciso fazer para participar do consórcio.

E por esse motivo, desenvolvemos este artigo. Vamos esclarecer as dúvidas mais comuns sobre financiamento e consórcio, com exemplos claros sobre as diferenças.

Confira!

O que é o consórcio de carro?

O consórcio de carro é composto por um grupo de pessoas interessadas em adquirir determinado bem, que se juntam e pagam parcelas mensais durante um período até serem contemplados com a carta de crédito.

Ele está dentro da chamada economia colaborativa, resumindo, os consorciados se unem e se organizam financeiramente a fim de ter acesso mais facilitado a produtos e serviços.

Você pode aproveitá-lo tanto para fazer a aquisição de um carro usado quanto um novo e encontrar diversas formas de pagamento, com base no valor da carta de crédito, na quantidade de parcelas e no valor das mensalidades.

Qual o melhor: consórcio ou financiamento de carro?

Financiamento de carro

Se escolher fazer o financiamento na hora de comprar um carro novo, o banco paga todo o valor a loja que você deseja realizar a compra. Nos meses seguintes, você paga as parcelas ao banco, e isso pode levar em média 4 anos, dependendo de quantas vezes você decidiu fazer.

Outro ponto é que será necessário passar por uma análise de crédito antes, para saber se pode honrar com o pagamento. Se for aprovado, é só pagar as parcelas acrescidas de juros, podendo até dobrar o valor pago no veículo no final do financiamento.

Por esse motivo, é extremamente importante cotar o financiamento em vários lugares antes de fechar. Ah, e não se esqueça de que o carro é do banco até o pagamento da última parcela. Então, fique atento para não atrasar nenhuma parcela.

Consórcio de carro

Como já mencionado anteriormente, o consórcio de carro é formado por um grupo de pessoas que tem interesse em comprar um veículo. Todos os participantes pagam o mesmo valor mensal à administradora do consórcio.

Em resumo, as chances de comprar um veículo são iguais para todos, já que são realizados sorteios assim que a soma dos pagamentos das parcelas de todos membros alcançar o valor do carro. A pessoa sorteada, leva a carta de crédito com a quantia total para a compra do veículo.

Uma das grandes vantagens de tudo isso é que você não paga juros para participar do consórcio, paga apenas uma taxa de administração nas parcelas.

Como funciona o lance no consórcio?

Todo consorciado pode dar lances. Em outras palavras, oferecer uma porcentagem do valor do veículo. A pessoa que der o maior lance, fica com a carta de crédito para comprar o carro.

Sabe aquele valor que estava guardando para entrada? Pode ser usada como lance e no final você sai com o valor total do veículo.

Afinal, qual tem mais vantagem? Consórcio ou financiamento?

Para responder essa pergunta, você precisa estar muito certo das suas reais necessidades no momento. Ambos têm um acréscimo no valor, mas como pode ver, no consórcio esses valores são bem mais em conta devido a isenção de juros.

Embora o financiamento possa parecer ser mais atrativo em comparação ao consórcio, o custo total acaba sendo bem mais elevado. Caso tenha um dinheiro guardado, o consórcio é uma ótima opção para você, já que no final vai pagar menos e as parcelas mensais estão parcialmente garantidas.

E nunca se esqueça de consultar todas as taxas embutidas no serviço. Não se preocupe que vamos te falar desse processo na sequência.

Como é o processo de contratação do consórcio de carro?

Primeiramente, procure por uma administradora séria e confiável, que também tenha autorização do Banco Central do Brasil. Esse é um passo extremamente importante para garantir que você tenha uma segurança jurídica de que o dinheiro investido por você não será desperdiçado.

Procure entender quais são as taxas, as condições, os planos disponíveis e outras informações relevantes antes de fazer a sua escolha. Essa pesquisa vai te ajudar a encontrar as melhores possibilidades para o seu bolso.

Assim que fizer a escolha da administradora, é o momento de definir qual é o tipo de carro que você deseja ter, pois o valor do bem é o que determina as condições de pagamento. A seguir, mostramos outros passos que podem (e devem) ser adotados.

Ler o contrato atentamente

É o contrato que define todas as regras, os direitos e os deveres dos envolvidos no consórcio. Não assine antes de ler e entender as cláusulas registradas ali. Afinal, ao assinar o documento, é como se você estivesse dizendo que está de acordo com tudo que está definido ali.

Existem algumas regras específicas, previstas na legislação, para a modalidade de consórcio. Isso significa que as administradoras devidamente regulamentadas precisam obedecer a todas elas. Ainda assim, outras questões podem ser incluídas no contrato, através de negociação entre o participante e a empresa, de maneira que o resultado seja justo para ambas as partes.

Caso tenha alguma dificuldade para entender bem o que diz o contrato, solicite ajuda de um advogado. O mais importante é que você, em hipótese alguma, entre em um compromisso financeiro sem saber as condições previstas.

Se for o caso, peça uma cópia à administradora e não tenha pressa para firmar o acordo. Por mais que esse tipo de negociação possa gerar certa ansiedade, é importante conter o impulso de concluir logo o acordo.

Sempre verifique alguns pontos importantes, como:

   • quantidade de membros em cada grupo (já que isso afeta a sua contemplação);

   • periodicidade dos sorteios;

   • periodicidade dos lances;

   • realização de assembleias.

Viu só como é possível e vantajoso adquirir um consórcio de carro? Agora que já sabe quais são as diferenças do financiamento e consórcio, o que acha de fazer uma simulação? A Embracon está há mais de 30 anos no mercado, com especialidade em consórcio de automóveis. Venha conferir!
Simulação Consórcio Carro
chat Eva