Consórcio para quem quer comprar um apartamento

Consórcio para quem quer comprar um apartamento

Na hora de avaliar a compra de um apartamento, muitas pessoas acabam desanimando. Afinal, trata-se de um valor muito alto para ser quitado de uma só vez. A não ser que você tenha um bom dinheiro guardado ou decida contrair uma dívida por longos anos, essa conquista exige um planejamento a longo prazo.

Felizmente, o consórcio é a melhor forma de você fazer esse tipo de investimento.

Da mesma forma que é necessário ficar meses ou até anos pensando em como construir a sua casa após a compra de um terreno, a compra de um apartamento envolve uma série de decisões que têm a ver com gosto pessoal, localização, etapas de construção e, claro, tamanho do imóvel que deseja comprar.

A compra de um apartamento geralmente é tão longa quanto a compra de uma casa construída do zero.

Mas, qual a melhor forma de comprar um apartamento? A seguir, vamos explicar por que o consórcio de imóveis se apresenta como o melhor método de compra.

Consórcio de imóveis: como funciona?

O consórcio é a melhor forma de investir em um bem de alto valor. Diferentemente do financiamento, você não sai com o bem na hora. Mas, também, não precisa se preocupar com valor de entrada ou juros durante o pagamento da sua cota - que pode fazer com que, a prazo, seu bem custe mais que o dobro ou até o triplo a prazo pelo financiamento.

Com o consórcio, você paga por um valor a prazo mais justo e não tem seu bem ou o seu dinheiro desvalorizado no meio do processo, por conta das correções monetárias que são aplicadas anualmente na sua carta de crédito.

Pelo consórcio, na verdade, você investe o valor das suas mensalidades em uma carta de crédito, que é o valor correspondente para a compra do seu apartamento. A primeira etapa para definir o valor do seu consórcio é a simulação: primeiramente, selecione o consórcio de imóveis e defina o valor necessário para a compra do seu apartamento.

Com uma cota de consórcio de imóveis, você pode selecionar um valor de até R$ 500 mil para a compra do seu apartamento. Caso precise de um valor ainda maior, você pode selecionar mais de uma cota.

Só fique atento ao valor das mensalidades: a soma do valor de todas as cotas em seu nome não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. As administradoras mantêm essa política para evitar casos de inadimplência. Afinal, o consórcio é uma espécie de autofinanciamento, e quando um integrante deixa de contribuir com as mensalidades, pode pôr em risco os demais integrantes do grupo.

No processo de simulação de um consórcio de imóveis, após escolher o valor de carta de crédito, o próximo passo é definir a quantidade de parcelas que desejaria pagar. Você pode simular quantas vezes quiser. Os resultados trazem o valor das mensalidades, já com acréscimo das taxas de consórcio, como a taxa de administração e o fundo de reserva.

Por isso mesmo, o consórcio se apresenta como a melhor modalidade para investir em um bem a longo prazo: você paga por um valor a prazo mais justo e pode definir o valor que achar melhor para a sua situação financeira. Aproveite para definir um valor de mensalidade que não comprometa a rotina de gastos da sua família.

Depois da simulação, um especialista de consórcio entra em contato e tira todas as dúvidas sobre os seus direitos e deveres como consorciado.

É possível ser contemplado tanto com os sorteios, que acontecem mensalmente, como a oferta de um lance. No caso do consórcio de imóveis, é possível tentar o lance com os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Ao ser contemplado, sua carta de crédito tem poder de compra à vista, o que pode dar uma excelente margem de negociação na compra.

Agora que você já sabe como funciona o consórcio imobiliário, vamos explicar que tipos de apartamento é possível comprar com a sua carta de crédito.

Que tipo de apartamento posso comprar com o consórcio?

É possível comprar qualquer tipo de apartamento por meio do consórcio. Por ser uma modalidade bastante flexível, você é quem define o valor para a compra e a quantidade de mensalidades.

Confira de que forma você pode investir em um apê com o consórcio.

  • Apartamento na planta: se você deseja comprar um apê na planta, vale a pena investir em um valor de carta de crédito que possibilite essa compra à vista. Veja qual o empreendimento que deseja comprar e converse com a construtora ou incorporadora, para verificar suas opções. Além disso, nem precisa ter um empreendimento em vista para iniciar o seu consórcio. Você pode começar a pagar pelo seu apartamento com o consórcio e, quando for contemplado, usar a carta para o pagamento à vista do seu imóvel na planta. Vale lembrar que, desta forma, você pode ter uma economia de mais de 20% no seu imóvel. Fique atento às oportunidades do mercado para ter uma excelente compra.

  • Apartamento decorado: se você quiser, também pode utilizar o valor da sua carta de crédito para a compra de um apartamento que seja decorado. Embora tenha um valor em média mais caro que o imóvel na planta, você conta com maior quantidade de opções para a compra. Observe as condições do imóvel antes da compra, para ver se o preço realmente vale a pena.

  • Apartamento recém-construído: depois que um imóvel é construído, muitos deles ainda aparecem à venda. Você não tem a economia de um apartamento na planta, por exemplo, mas pode pagar por um valor mais em conta do que um que já foi decorado.

Faça agora mesmo uma simulação de consórcio de imóveis e realize seu sonho de ter um apartamento.