Apartamento ou sobrado: qual escolher

Apartamento ou sobrado: qual escolher

Morar em sobrado ou apartamento, eis a questão. Existem prós e contras para ambos os tipos de propriedades, e um locatário ou comprador precisa considerar muito para tomar essa decisão tão importante.

Os dois tipos de moradias são muito diferentes e para fazer a escolha certa, as características do imóvel devem estar de acordo com as necessidades, desejos e necessidades de cada família.

Determinar onde morar é uma tarefa desafiadora, mas encontrar seu lugar no mundo é extremamente importante, não acha?!

Vantagens de morar em sobrado

Morar em um sobrado é algo que muitas pessoas não desistem. Oferecem conforto, segurança e geralmente são mais espaçosos do que as casas térreas.

Os sobrados podem ser considerados uma propriedade versátil, pois este tipo de construção pode ser desenvolvida em grandes e pequenas parcelas de terreno.

Quer saber mais sobre as características e vantagens de morar nesse tipo imóvel em relação a outros tipos de moradia? Então fique conosco e descubra as vantagens de morar em um sobrado!

Melhor preço de venda

Todas as vantagens de comprar um sobrado têm uma consequência bastante interessante para os moradores: esse imóvel tende a se valorizar mais rápido.

Com maior valor agregado e metragem, a tendência é que você venda seu sobrado por um preço superior ao que comprou.

Para garantir um bom preço na venda, basta cuidar bem dele. Retoque a pintura periodicamente, mantenha o piso e os armários em bom estado e não descuide da manutenção. Imóveis com um bom estado geral de conservação valem mais.

Mais espaço

Se você possui ou planeja ter uma família grande, ou simplesmente preza pelo conforto, escolha um sobrado na hora de escolher seu próximo imóvel.

O espaço extra na moradia permite que a residência tenha salas interessantes, como biblioteca, escritório, etc. A ideia é que quanto maior o espaço, maior a probabilidade de optar por completar a sua casa.

Customização

Geralmente os sobrados tem mais quartos, banheiros, espaços mais amplos e, muitas vezes, sacadas ou varandas. Mais cômodos deixam a casa muito mais aconchegante.

Além disso, pode existir mais flexibilidade para fazer alterações na planta. Isso significa que você terá maior liberdade para derrubar e erguer paredes, mudar janelas e portas de lugar, entre outras coisas. Deixe a sua casa com a sua cara!

Mais privacidade

Morar em um apartamento cercado por muitos outros apartamentos pode tirar um pouco da sua privacidade. Ao morar em uma casa você pode eliminar bastante os olhares indiscretos de sua casa e ter mais liberdade para fazer o que quiser e se sentir mais confortável.

Possibilidade de área verde

Você gosta de decorações com muitas folhas e plantas? Portanto, ter uma casa é uma vantagem. Além do paisagismo, as plantas também são importantes para manter sua casa com uma temperatura mais agradável durante o verão.

Se o quintal for grande, pode ser possível cultivar árvores frutíferas ou até mesmo preparar uma horta para o cultivo de hortaliças, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Vantagens de morar em apartamento

Algumas diferenças entre um sobrado e um apartamento podem ser um fator decisivo para a escolha ideal. Abaixo, vamos destacar algumas que você precisa avaliar antes de escolher o seu apartamento.

Segurança reforçada

Ao escolher morar em um prédio, você tem muito mais segurança, tanto quando você não está no apartamento quanto quando você está no imóvel. Assim você não precisa se preocupar se vai deixar a casa sozinha.

É comum também que os vizinhos no prédio acabem sendo mais próximos ou até mesmo amigos, esse fator também ajuda a reforçar a segurança: pois as pessoas estão mais atentas a possíveis movimentações estranhas no condomínio.

Além disso, no prédio só entram pessoas e veículos autorizados pelo morador, logo, para receber qualquer pessoa dentro do seu lar, você precisará autorizar com o porteiro primeiro a entrada delas.

Isso é uma vantagem a ser considerada pois em uma casa, se você é do tipo de pessoa que viaja muito ou passa muito tempo fora, terá a preocupação de deixá-la sozinha pois sabe que não terá ninguém para “vigia-lá”.

Opções de lazer

Na grande maioria dos apartamentos, você não precisa sair em busca de opções de lazer, pois muitos apartamentos oferecem quadras esportivas, piscinas e playgrounds para as crianças.

Ter uma área de recreação onde seus filhos possam brincar com segurança e interagir com outras crianças que moram no mesmo prédio é uma grande vantagem.

Para proporcionar uma estrutura completa para os ocupantes e futuros ocupantes, os apartamentos com áreas de lazer precisam investir em espaços especiais e serviços diversos como churrasqueiras, salões de festas, salas de reuniões, etc.

É mais prático

Na maioria dos casos, o prédio possui pelo menos um elevador, facilitando a entrada e saída das compras, além de estacionamento e portaria 24 horas para receber seus pedidos.

Receber um pacote pode parecer banal, mas certamente é algo a considerar se você passa o dia todo fora ou viaja muito, principalmente quando se trata de cartas e pacotes que exigem assinatura de alguém para receber.

Além disso, outro benefício de morar em um condomínio é que você não precisa se preocupar com limpeza e manutenção pesadas, pois o próprio condomínio cuida da limpeza e proteção do ambiente externo, você só precisa cuidar da própria casa, o que é muito mais simples e menos custoso.

Essas informações te ajudaram a escolher? Faça sua simulação com a Embracon!