Compre terrenos com o consórcio

Compre terrenos com o consórcio

A compra de consórcios para compra de imóveis e veículos é muito comum no mercado. A maioria das pessoas já conhece as possibilidades, e você não deveria ser diferente, certo? Mas você já pensou em adquirir uma cota de consórcio para comprar um terreno? É muito simples! Não só é possível, como já é muito popular no Brasil! 

O que já podemos dizer é que um consórcio de terrenos está na mesma categoria de um consórcio imobiliário. Então, você está a procura de um novo imóvel, certo? Se você está se perguntando por que deve considerar a possibilidade de utilizar um consórcio para adquirir terrenos, fique atento a este artigo e descubra as vantagens! 

Como funciona o consórcio para comprar terreno? 

Na prática, o consórcio de terrenos segue as mesmas regras dos demais consórcios imobiliários. Você entra em um grupo, paga uma taxa mensal por um período contratual e retira sua carta de crédito quando for contemplado. 

Não tem segredo no processo: ao contratar seu consórcio, você passa a pagar uma mensalidade. Se você tiver dinheiro extra, pode tentar dar lances para alavancar as chances de contemplação. Assim que pegar a carta de crédito, escolha o terreno que deseja, negocie com o proprietário (use o poder de barganha, pois a carta de crédito equivale a pagar à vista, ok?) e deixe a intermediação de compra com a administradora

Como se associar a uma administradora de consórcio? 

Quem estiver interessado em comprar um terreno por meio de um consórcio deve primeiro procurar uma administradora de consórcio devidamente autorizada. Dessa forma, você pode ter certeza de que esta é uma empresa séria e que você pode ingressar sem preocupações. 

Em seguida, devem ser avaliadas as condições e a faixa de valor oferecida pela administradora para obter a carta de crédito.  

Além disso, todo o processo é semelhante a um consórcio comum onde você se associa a uma administradora, paga parcelas mensais e participa de reuniões conjuntas regulares para concorrer a cartas de crédito. Como mencionamos em outra parte deste artigo, você obviamente pode se organizar financeiramente em um consórcio fazendo lances e aumentar suas chances de ser contemplado mais rapidamente. 

Quais são os principais cuidados na hora de comprar um terreno? 

Seguir um passo a passo na hora de comprar um terreno é muito importante para evitar problemas. Confira abaixo os pontos a serem analisados. 

1º: Faça um planejamento financeiro 

O planejamento financeiro é a melhor opção para quem quer investir em imóveis ou comprar terrenos. Caso não consiga comprar um terreno à vista, pode optar pelo consórcio, pois existem várias formas de conquistar o bem.  

2º: Analise a documentação 

Pesquisar documentos é muito importante quando você está comprando um terreno. Por isso, faça uma análise muito cuidadosa para evitar problemas no futuro. Se o terreno está em dia com taxas e impostos, se tem escritura e outros cuidados. Ao concluir uma transação, certifique-se de verificar se todos os documentos de transferência de ativos estão corretos. Dessa forma, você poderá desfrutar de suas compras com segurança e alegria. 

3º: Explore a área 

Antes de comprar um terreno, verifique se a área é boa e o que está próximo. Analise se há pontos de ônibus, escolas, comércios, farmácias por perto, enfim, tudo o que você precisa para o dia a dia sem ter que percorrer longas distâncias para fazer compras ou até mesmo mandar seus filhos para a escola. Por fim, verifique se a área é favorável. 

4º: Realize uma vistoria 

As vistorias são essenciais para verificar se está tudo correto, se o terreno está nivelado e oferece condições topográficas estruturais para a obra, se passa esgoto, iluminação pública, etc. 

Quais são as vantagens de comprar um terreno? 

Quando você compra um imóvel estabelecido, você precisa se adaptar ao que já existe. Existem instalações elétricas e hidráulicas, fossas sépticas, fundações e muitas estruturas que são obra dos antigos proprietários. Ocasionalmente, grandes reformas podem ser menos econômicas do que novas construções. 

Além desses benefícios, outros pontos positivos merecem destaque. Veja quais são alguns deles! 

Melhor atendimento às necessidades 

Neste caso, construir uma casa em um terrenos traz mais liberdade. E se você tem uma família grande, sabe que uma casa que atende as necessidades de todos não é um luxo, é uma exigência da família! 

Aumento do bem-estar 

Então, principalmente considerando a moradia, construir uma casa é uma forma de ganhar mais conforto e até satisfação. Afinal, tudo será do seu jeito, desde a estética até a funcionalidade e disposição do layout. 

É também uma forma de usufruir de mais espaço e ter mais contacto com o ambiente exterior. Mesmo com uma área pequena, você pode ter uma varanda ou um pequeno jardim, o que nem sempre é possível em prédios já acabados. 

Valorização 

Dependendo do local escolhido, é possível usufruir de uma alta valorização. Escolher um terreno em uma área em desenvolvimento onde o investimento já foi feito pode significar aumentar o valor de um metro quadrado em um curto período de tempo. Caso se confirme, o valor da construção será muito superior ao custo total. 

Opções de investimento 

Ainda assim, os novos imóveis à venda têm sempre um valor de mercado mais atrativo. 

Ainda citando questões de investimento, um terreno sem prédios abre mais possibilidades. Existem grandes empresas – como supermercados, bancos e lojas de varejo – que compram esses espaços porque podem se adaptar à realidade. 

Sem contar que o terreno pode ser usado como estacionamento, o que é um negócio muito atrativo, principalmente em uma área comercial

Se você está buscando um consórcio de terrenos, a Embracon é a administradora ideal para você. Faça sua simulação conosco e comprove todos os benefícios!