Pé na estrada: dicas de cuidados que você deve ter ao viajar

Pé na estrada: dicas de cuidados que você deve ter ao viajar

Nas férias o desejo de muitos motoristas é pegar a estrada. Antes disso, alguns itens importantes devem ser verificados para evitar imprevistos.

Quem não gosta de viajar de carro nas férias? Este é um momento de relaxamento e rejuvenescimento para quem quer se aventurar no país. Mas você precisa estar preparado para manter a estrada segura para você, seus passageiros e outros (pedestres e outros motoristas).

Os conselhos de viagem seguros vão desde os cuidados com o carro até a melhor hora do dia para sair de casa. É importante considerar todos os detalhes possíveis para um passeio tranquilo.

Não importa se a viagem é longa ou curta, a melhor maneira de garantir segurança e tranquilidade é planejar com antecedência. Por isso, montamos um guia com as melhores dicas para você.

E aí, ficou interessado? Então, confira nossa checklist de recomendações para pôr o pé na estrada com segurança.

Se programe para viajar

Quer sair sem se preocupar com o trânsito da cidade? Portanto, evite os horários lotados (7h-10h e 17h-19h). Enfrentar a pista antes e depois do almoço é a melhor forma de aproveitar o passeio.

No caminho, é importante beber bastante água, principalmente em dias de muito calor, e oferecer alguns lanches ou fast food. Além disso, encha o tanque de combustível para evitar paradas desnecessárias em locais desconhecidos.

As pessoas que você conhece também devem saber sobre suas viagens. Por isso, informe alguém de sua confiança sobre sua rota e o tempo estimado para chegar ao seu destino final.

Faça a manutenção adequada do veículo

Verifique o carro para ter certeza de que está funcionando, pois as chances de encontrar uma oficina quando necessário podem ser pequenas. Veja o que verificar:

  • Freios: discos, pastilhas, lonas, tambores e nível do fluido de freio. Troque todo o conjunto se encontrar desgastes;

  • Suspensão e rodas: alinhe e balanceie a suspensão para que as rodas fiquem niveladas e seguras;

  • Óleo e líquido de arrefecimento: veja o nível de óleo do motor e do líquido de arrefecimento e, se necessário, realize a troca. Utilize produtos indicados pela fabricante do veículo;

  • Faróis: você pode receber multas se dirigir com farol desligado, portanto, confira o funcionamento das lâmpadas e fusíveis;

  • Pneus: quando conservados e devidamente calibrados, economizam combustível.

Por fim, confira os equipamentos de emergência:

  • Chave de roda;

  • Estepe (que deve estar cheio e em bom estado);

  • Macaco;

  • Triângulo de sinalização.

Importante! Leia o manual do seu carro para entender como ele funciona. Ter autonomia é essencial para uma viagem agradável.

Tenha um seguro veicular

Embora todas as precauções sobre segurança na estrada sejam tomadas, não há como fugir de imprevistos. Para que tudo aconteça dentro do planejado, é preciso contratar um seguro de auto.

Essa proteção diminui os prejuízos em caso de acidentes, furtos ou roubos. Também, garante diversos tipos de suporte, como chaveiro, guincho, mecânico, que proporcionarão uma corrida mais tranquila. Evite estresses desnecessários por causa de acontecimentos inesperados.

Cheque os documentos necessários

Não se esqueça de enviar seus documentos, como carteira de motorista e documentos do veículo. Se estiver viajando para outro país, certifique-se de ter os registros necessários para viajar para esse país. Sempre tenha dinheiro físico à sua disposição, pois algumas partes do pedágio se aplicam apenas a notas e moedas em dinheiro. Não cometa o erro de levar apenas um cartão de crédito.

Atenção ao número de bagagens

Malas e mochilas são feitas para serem guardadas na bagagem. Evite colocar objetos em locais que prejudiquem a visibilidade dos retrovisores ou onde a bagagem possa ser arremessada em caso de colisão ou frenagem.

Um detalhe que não deve ser esquecido é o peso máximo permitido no manual do carro. Além disso, se você planeja trazer animais de estimação, precisará protegê-los com suportes adequados ou uso de uma transportadora.

Junte conforto com segurança

O banco foi projetado para acomodar seu corpo com conforto e segurança. Mas se você e seu passageiro estiverem sentados desajeitadamente, não adianta. Então, sente-se no meio e nunca vire de lado ou de costas.

O segredo é apoiar as costas apoiando a parte inferior das costas com a postura adequada, sem ter que colocar o corpo para a frente para manobrar. Dirigir com as costas nas costas também é prejudicial: além de machucar a coluna, essa posição pode ser perigosa ao frear bruscamente e pode ser fatal em uma colisão traseira.

Quem estiver no banco do passageiro deve evitar cruzar as pernas, muito menos colocar os pés no painel. Sua prática é proibida em carros com airbag, pois a força da bolsa inflável pode ferir a parte inferior do corpo.

Muito cuidado ao volante

Dirigir sozinho não é suficiente. Erros cometidos por outros motoristas e pedestres devem ser tratados com cautela. O motorista deve manter uma distância segura do carro da frente, considerando que o excesso de peso dos passageiros e da bagagem afeta o tempo de frenagem.

Além disso, itens de segurança como cintos de segurança, cadeirinhas de carro (até um ano), cadeirinhas de carro (até quatro anos) e assentos elevatórios (até sete anos e seis meses) devem ser ajustados e fornecidos para garantir uma viagem tranquila. Pausas curtas para alongar o corpo são essenciais para melhorar a circulação e evitar o sono. Por outro lado, é importante permanecer em uma situação de alta fadiga por muito tempo.

Respeite o limite de velocidade das vias

Essa dica pode parecer óbvia, mas é bom reforçá-la sempre que possível. Correr acima do limite de velocidade arrisca a integridade de todas as pessoas envolvidas no trajeto (motoristas, passageiros e pedestres). Logo, vale lembrar que, quanto maior for a velocidade, menor é o tempo de resposta em situações de emergência.

São segundos que fazem a diferença entre uma manobra segura e um acidente. Pense nisso!

Não consuma bebidas alcoólicas

Se você estiver indo para uma pista, não beba. Portanto, espere chegar ao seu destino final e beba sem culpa – com moderação, é claro.

E então, o que achou das dicas de segurança na estrada? Se você segui-las à risca, certamente fará uma viagem tranquila e prazerosa com seus familiares ou amigos. O segredo é priorizar o bem-estar das pessoas e cuidar da mecânica do carro para fazer um passeio inesquecível.

Quer trocar de carro? O que acha de comprar um carro novo usando o consórcio? Faça sua simulação com a Embracon!

chat Eva