Consórcio de veículos cresceu durante a crise: entenda o motivo

Consórcio de veículos cresceu durante a crise: entenda o motivo

Em tempos de crise, a reação dos mercados, de modo geral, é de retração. Afinal, além das questões reais, relacionadas à economia, ainda aparecem diversas incertezas quanto à segurança dos investimentos e ao futuro do país.

Conforme apontado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradores de Consórcio), as vendas em torno do consórcio de veículos estão em crescimento no Brasil. Até porque, o setor de veículos corresponde a cerca de 80% de todas as cotas vendidas pelo sistema de consórcio, que também reveste outros setores, como imóveis e serviços.  

Para explicar esse número, a ABAC considera a soma de modelos leves, como automóveis e utilitários, e pesados, entre caminhões, ônibus e máquinas agrícolas, e motocicletas.  

Esta projeção positiva sobre o consórcio de veículos está relacionada ao que foi o ano de 2019 para os setor: as vendas de novas cotas para a aquisição de veículos cresceram 7,6% com 2,42 milhões de novas cotas sobre o resultado do ano anterior.

Com isso, o total de participantes interessados em veículos chegou a 6,18 milhões, aumento de 1% no comparativo anual.  

Resumindo, no segmento de consórcios esse efeito não foi sentido. Ao contrário, o que o setor pode observar foi um aumento significativo no volume de adesões aos grupos, o que caracteriza um fenômeno, no mínimo, interessante e que merece ser entendido.

Continue acompanhando o artigo e entenda porque o consórcio de veículos está em crescimento, mesmo em tempos de crise econômica.  

Por que o consórcio de veículos está crescendo no Brasil?

Depois de 2018, o mercado começou a reagir positivamente, e por esse motivo, como desdobramento, os consumidores voltaram a ter condições para estabelecer e cumprir acordos.  

O consórcio de veículos é a alternativa ideal para quem quer adquirir novos bens de forma planejada e de um jeito mais econômico ao invés de optar por financiamentos convencionais. Saiba quais são alguns dos principais benefícios dessa modalidade para comprar um veículo!

Ausência de juros, IOF e entrada

Não existe segredo: para economizar, é necessário ter planejamento. Os consórcios entram mais uma vez neste momento, trazendo inúmeros benefícios, afinal, não há taxas de juros, não estão sujeitos à cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e não exigem o pagamento de qualquer entrada para ingressar em um grupo.

Programação da compra

Escolher a modalidade de consórcio de veículos faz toda a diferença! Quando você contrata esta modalidade, tudo é realizado com cuidado e praticidade, sem desespero ou precipitação. Desse modo você não corre riscos de prejudicar seu orçamento ou de perder seu bem por não ter condições de pagar as parcelas.

Parcelas que cabem no orçamento

Ainda que tenha taxa de administração e alguns eventuais reajustes, os consórcios ainda possuem mensalidades mais baixas se comparadas aos financiamentos. Isso porque os bancos cobram tarifas de abertura de cadastro e IOF embutidos no empréstimo. Como os juros incidem sobre muitos fatores, o valor final acaba sendo bem mais alto que o valor cobrado pelo bem.

Segurança da operação

Ao se tornar um consorciado, você tem a garantia de que vai receber seu bem até o final do período de pagamento. Mas para isso, é necessário escolher uma administradora de confiança, e que tenha experiência no ramo. A Embracon, por exemplo, tem mais de 30 anos de mercado.

Aprovação do crédito facilitada

Não é preciso preencher cadastros, muito menos se submeter à avaliação gerencial ou oferecer referências pessoais e profissionais. A única preocupação que você tem é a de estar com o nome limpo quando for contemplado. Mas calma, pois isso é questão de saúde financeira e você pode se organizar para isso aqui já com a ajuda do seu consórcio.  

Tempo para escolha do veículo

No consórcio de veículos, você só pode comprar seu novo carro quando receber a carta de crédito. Isso ocorre no mês em que você é sorteado ou oferece o maior lance. Nesse momento, é necessário ter paciência, por isso é extremamente necessário se programar. E a compra planejada favorece a pesquisa cuidadosa de fatores importantes, como a diferença de preços e as características dos modelos de veículos que estão disponíveis no mercado.

Periodicidade na troca

Imagine a seguinte situação: você começa a pagar um consórcio para veículo agora. Se você escolher um grupo de 4 anos, por exemplo, quando sentir que chegou o momento de fechar negócio, você pode vender seu carro antigo e, com parte do valor, oferece um bom lance, quita o saldo devedor e antecipa sua carta de crédito. Desse modo, você não apenas compra o novo carro como fica com um valor reserva para gastos extras e documentação, além de já poder iniciar um novo consórcio para a próxima troca!

Liberdade para escolher o carro que mais combina com você

Ao ser contemplado você pode utilizar o valor da sua carta de crédito para conquistar o carro que mais vai de encontro a sua necessidade do momento. Ou seja, você contrata um crédito que pode ser utilizado para comprar o carro que quiser quando estiver contemplado, você não fica amarrado a um modelo específico.

Outro fator importante é que, além da compra de carros 0km, você também pode optar pela aquisição de carros seminovos com até 5 anos de fabricação. Além da possibilidade de troca do bem durante o plano, o consorciado pode aumentar ou diminuir o crédito da sua cota, respeitando as regras do regulamento do contrato.

Viu como é simples? Não é à toa que o consórcio de veículos cresceu tanto durante a crise, principalmente se tratando de pessoas que estão mais focadas em compras programadas e planejamento financeiro.

Faça sua simulação conosco e confira todos os benefícios que podemos oferecer!
Simulação Consórcio Carro