Motivos para fazer a revisão do seu carro

Motivos para fazer a revisão do seu carro

Fazer a revisão do carro é uma importante medida preventiva. Deste cuidado dependem a vida útil do veículo, a liberação de mais ou menos poluentes, danos maiores em peças que poderiam ser evitados e transtornos, mas, sobretudo segurança. Nada é mais sério do que garantir que você e sua família rodem seguros.

Quando o carro é novo pode parecer uma burocracia, um “cumprir tabela” e dar dinheiro para as concessionárias. Mas não é bem assim.

Estas primeiras revisões, que devem ser feitas durante a vigência da garantia, vão assegurar que tudo esteja correndo bem, fazer um check up no desempenho do carro e prepará-lo para seus muitos quilômetros a rodar. Além disso, não completar esta tabelinha de revisões obrigatórias pode levar à perda não apenas da garantia, mas do valor de venda do bem lá na frente. Muitos compradores exigem ver os carimbos das revisões no manual do carro, não deixa de ser uma garantia que o veículo foi bem cuidado e está em bom estado de conservação por dentro e por fora.

Este conteúdo vai explicar detalhadamente porque é necessário fazer a revisão e seguir cuidando da manutenção do seu veículo.

Vamos falar das visitas à concessionária, dos check-ups antes de viajar e dos detalhes que devem ser verificados. Se você quer que seu possante funcione sempre direitinho tem que ter cuidados que vão além da troca de óleo regular, no fim quem lucra é você.

Então, levar o carro no mecânico é um pouco como ir ao dentista, a gente evita, não gosta muito, mas precisa. Vamos entender os porquês!

Revisões obrigatórias

As primeiras revisões de um carro 0km devem ser feitas na concessionária geralmente seguem a regrinha de serem realizadas a cada 6 meses ou a cara 10 mil quilômetros. Esta rotina deve ser feita enquanto durar a garantia, o que costuma ser de 3 a 5 anos.

Os veículos mais modernos avisam no painel quando é hora de fazer a revisão, mas o indicado é consultar o manual do proprietário, no qual constam todas as informações acerca do veículo, inclusive a periodicidade da revisão.

A data da revisão deve ser seguida à risca: caso o proprietário passe 1.000km da quilometragem ou 30 dias do prazo em meses, poderá perder a garantia de fábrica.

O que deve ser olhado

Normalmente é feita a troca de óleo e de filtro, mas a concessionária faz um check list de vários itens, são eles: motor, embreagem, freios, bateria, câmbio, suspensão, fios, cabos elétricos, pneus, ar-condicionado, sistema de arrefecimento, filtro de ar, filtro de combustível, radiador, velas, iluminação (faróis e lanternas), sistema elétrico em geral (arranque, fusíveis etc.).

Para não se assustar com o valor da revisão confira o que é realmente necessário, muitas vezes são oferecidas manutenções adicionais que encarecem a conta.

Itens como motor, câmbio e suspensão costumam ter cobertura neste período, mas aqueles itens relativos ao desgaste natural como pneus, pastilhas de freio, fluidos e filtros têm um período de troca pré-estabelecido que deve ser observado. Para não perder a garantia o cliente tem que arcar com o preço da autorizada.

Motor

Este é o coração do carro, então tudo relativo a ele deve estar em perfeita ordem.

A função deste componente é transformar a energia do combustível em energia mecânica e todo o processo precisa ter um desempenho adequado para garantir além do bom funcionamento, a segurança. O que precisa ser verificado:

  • o líquido de arrefecimento

  • o nível do óleo do motor

  • os filtros de combustível, ar e óleo

  • a correia dentada

  • os tensionadores

Os filtros são uma linha de defesa do motor, sua função é evitar que detritos e impurezas entrem e atrapalhem o bom funcionamento. Com o filtro com boa consistência e quantidade correta aumenta a longevidade do motor.

Já o filtro de ar funciona de maneira diferente mas com o mesmo propósito. É uma barreira física que impede que partículas que estão na atmosfera cheguem ao motor, o que aumenta a vida útil de peças como pistões e bielas e auxilia a diminuir o consumo de combustível. Motor que se esforça menos, gasta menos.

O sistema de arrefecimento é o que regula a temperatura do carro, e disso fazem parte o motor e dele também depende o ar-condicionado. São conferidos o radiador, a bomba, mangueiras e a ventoínha. Um bom prazo para conferir se está tudo ok com este equipamento seria dar uma olhada de seis em seis meses. Caso acenda alguma luz no painel, a refrigeração não estiver funcionando direito ou notar algum cheiro estranho, desconfie e leve seu carro para fazer uma visita ou à concessionária ou a um mecânico de confiança.

Freios

Este sistema é vital para a segurança e para um bom funcionamento do carro nas vias. Devem ser checados discos, pastilhas, tambor e fluído.

Este último, responsável por diminuir o tempo de frenagem, precisa ser checado anualmente, enquanto os demais são substituídos, em média, a cada 20 mil quilômetros em carros manuais e a cada 10 mil quilômetros nos automáticos.

Em caso de dúvida vá ao manual do carro, lá está tudo o que você precisa saber de acordo com a marca e modelo.

Pneus

Além de verificar se estão em boas condições para garantir a aderência ideal, é recomendado que o condutor verifique ainda com mais frequência do que o indicado pelo fabricante o alinhamento e balanceamento.

Isto por causa das péssimas condições do asfalto nas cidades brasileiras. Passar numa via esburacada, subir numa guia após levar uma fechada e até passar numa lombada não sinalizada, são ocorrências mais normais do que gostaríamos e podem causar estes problemas.

Então, nada de pneu careca, caso o mecânico recomende para o seu caso faça o rodízio dos pneus para equiparar o desgaste e cheque o alinhamento e o balanceamento. Algumas empresas de seguro costumam oferecer uma cortesia nestes serviços em seus locais de vistoria, dê uma verificada, pode ser o seu caso.

Sistema elétrico

Esta é a parte do carro responsável por conduzir e regular a energia que faz o carro andar, suas principais peças são o alternador, motor de arranque, velas e a bateria.

Um problema na parte elétrica pode levar a falhas, mas também ao não funcionamento completo do equipamento. Por isso que sem a bateria, sua parte mais importante, nada feito. Com intuito de evitar tais riscos, a revisão examina todos os componentes, medindo o alternador, verificando a bateria, os fios de aterramento e até mesmo os fusíveis.

A iluminação interna e externa e a sinalização também entram nesta verificação, sobretudo as duas últimas são itens importantíssimos para a segurança na condução do veículo, pois comunicam aos outros carros no entorno sua localização em uma via nublada ou conversões em outro sentido. Sem falar na lua de ré e na de freio, que acendem no carro para acender uma mensagem no cérebro do condutor que está vindo atrás.

Sistema de exaustão

Com a crescente - e excelente - conscientização com a preservação do meio ambiente as montadoras devem seguir normas para evitar ao máximo a poluição do ar, uma vez que o gás carbônico (CO) que sai da queima dos combustíveis nos veículos é a maior causadora de poluição nos grandes centros urbanos.

O condutor também tem a sua parte neste cuidado com o ar que respiramos, devendo estar com o equipamento que engloba o exaustor e o escapamento regulado corretamente. Uma falha no funcionamento deste sistema impede a filtragem correta dos gases poluentes que se dissipam no meio.

Revisão antes de viajar

A primeira coisa ao pensar em fazer um check up antes da viagem é justamente o tempo. Vá com antecedência, porque assim, se precisar trocar alguma coisa não fica em cima da hora. Algumas peças demoram muito para chegar às oficinas, não deixe que isto atrapalhe seu cronograma.

Se o seu carro é semi-novo e ainda está na garantia, e portanto, você está seguindo as revisões programadas, dar uma olhada menos atenta é até permitido, mas se o seu carro já tem muitos quilômetros rodados dar uma olhada minuciosa pode te prevenir de alguns apuros.

Mas o que conferir?

Primeira coisa, e mais fácil, é a documentação, IPVA e licenciamento devem estar em dia.

Pneus e rodas

Em seguida vamos aos pneus e rodas. Todo mundo lembra de calibrar o pneu, mas pouco se repara na roda. Você sabia que caso um dos pneus esteja esvaziando com frequência, isto pode ser um dano na roda? É uma coisa simples que um borracheiro pode identificar e se for só um prego ele também já resolve.

O carro está puxando para um lado? Pode estar precisando fazer um alinhamento. A direção está trepidando? Sinal de que o balanceamento não está ok. Arrumar esses probleminhas vai trazer muito mais conforto ao dirigir horas na estrada.

Parte elétrica e de sinalização

Confira se o carro está pegando de boa ou se está falhando, se todas as setas estão em perfeito funcionamento, os faróis e lanternas.

Quem nunca ligou o farol na parede da garagem para conferir se a regulagem de altura está ok? Se você ainda não fez taí uma boa hora para começar, porque quando aquela luz torta do carro de traz vem bem no nosso olho a gente não gosta, não é? Esta altura mal regulada pode atrapalhar a visibilidade, o que pode diminuir sua segurança.

O para-brisas e o sistema de limpeza de vidros são partes que a gente só lembra quando usa, ou pior quando vai usar e, só o que a gente vê é chuva e sujeira espalhada borrando todo o vidro… Na hora em que for abastecer dê uma conferida, é muito rápido e barato de resolver.

Equipamentos de segurança

Além do extintor, que deve estar com data válida, o macaco, o triângulo e a chave de roda precisam estar à mão e em bom estado. Imagine parar no acostamento e ver que está lá embaixo de todas as malas? Ou ainda, que depois que você tirou as malas lembrou que emprestou o macaco para um amigo e não vai conseguir trocar o pneu?

Verificar os freios é parte da sua segurança e tranquilidade durante uma viagem de carro. O comum, de acordo com a maioria dos fabricantes, é trocar o fluido a cada 20 mil quilômetros. Mas desgastes e vazamentos podem acontecer, então se faz menos de seis meses que você fez uma revisão completa, é bom pedir para o seu mecânico de confiança dar uma checada. O mesmo para o óleo do motor, veja no adesivinho quando foi sua última troca, se estiver chegando perto da próxima não deixe para depois.

Checar as correias dentadas é outra boa medida de prevenção. De acordo com o manual do carro, esta é uma peça que só precisa de reposição após 50 mil quilômetros, mas na prática, verificar a cada 15 mil quilômetros é o mais indicado pelos mecânicos. Você só precisa se certificar de que ela está ok.

Gostou das dicas? Não esqueça de fazer a revisão do seu carro!