Melhores carros até R$ 70 mil

Melhores carros até R$ 70 mil

É curioso pensar que, em 2022, quando se pensa em um carro com valor de R$ 70 mil, muito provavelmente virá à cabeça um modelo popular.

Quem acompanha preços de veículos pelo menos desde o começo dos anos 2000 sabe muito bem o quanto a elevação de preços alterou a relação do brasileiro com um carro popular.

Se antes um valor em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil possibilitava a compra de um carro zero km, hoje em dia essa realidade está bem distante. Mesmo que você considere um seminovo, nessa faixa você não consegue ter acesso a um modelo muito recente - ou, pelo menos, não um modelo com a mínima qualidade que se esperaria de um veículo pouco rodado.

Por mais que a inflação tenha aumentado nesse período, não podemos esquecer que o poder de compra do brasileiro tem passado por sérias dificuldades, pelo menos desde a crise econômica, que iniciou em torno de 2015 e se agravou por conta da pandemia de Covid-19.

Para se ter uma ideia, só entre 2020 e 2022 os veículos tiveram um aumento de 25% no preço final. Com a crise dos microchips, os carros zero km passaram por um período de escassez, que impactou o preço final. E quem buscou um modelo seminovo se deparou com uma realidade semelhante: os preços de carros usados também subiram, com a procura cada vez maior das pessoas que buscavam uma forma mais segura de locomoção.

Para que você tenha uma boa experiência de compra, selecionamos alguns dos principais modelos com valores até R$ 70 mil, separados por zero km e seminovos.

Carros zero km com preço até R$ 70 mil

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais modelos zero km com preços até R$ 70 mil.

Renault Kwid

O hatch compacto da Renault veio com o objetivo de conquistar as ruas, tornando-se uma boa opção para pessoas que querem dirigir um carro com um design bacana e ótima economia.

Comparado ao Onix Plus, que é o seu principal concorrente (e possui um valor mais caro, por sinal), o Kwid é menos potente - mas, também, é preciso considerar que se trata de um modelo mais leve. Com motor 1.0 de 70 cv e câmbio manual de 5 marchas, este modelo da Renault consegue fazer entre 14,9 km/l e 15,6 km/l com gasolina nas cidades e na estrada.

Mas, se quiser abastecer com etanol, sem problemas: a economia também é garantida. Com uma média entre 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, o Kwid faz com que você visite o posto de gasolina com uma frequência menor que os seus concorrentes.

Os valores de um Renault Kwid iniciam a partir de R$ 64.690.

Fiat Mobi

O principal concorrente do Renault Kwid acaba perdendo quando a briga é média de consumo. Embora o Mobi seja o modelo mais vendido da categoria - sendo, na verdade, um dos modelos zero km mais baratos de todo o mercado automotivo - ele fica atrás do concorrente na economia de combustível.

Ainda assim, o Mobi se apresenta como um carro bem econômico. O motor 1.0 Fire de quatro cilindros tem potência de 75 cv e câmbio manual de 5 marchas.

Nas cidades, ele faz 9,7 km/l com etanol e 13,7 km/l com gasolina. Mas, na hora de andar pelas estradas, os números melhoram bem: o Mobi consegue fazer até 10,7 km/l com etanol e 15,3 km/l com gasolina nas rodovias.

O preço de um Mobi zero km é a partir de R$ 65.400.

Volkswagen Gol 1.0

O Gol deixou de ser o carro favorito dos brasileiros por uma série de motivos: com o tempo, ele perdeu o apelo de ser tanto uma boa opção para quem buscava por economia, quanto por performance. Há quem sinta saudades dos modelos potentes, como TSi e GTi, que deixaram de ser fabricados há décadas, principalmente após a consolidação da versão ‘Gol bolinha’, que alterou para sempre a relação do modelo com os consumidores.

Porém, isso não quer dizer que o Gol perdeu seu status de bom carro. Se a ideia é ter um modelo popular focado no desempenho, ele se apresenta como uma das melhores opções no mercado.

A versão 1.0 aspirada do Gol faz inveja nos concorrentes. Seu motor de três cilindros EA211 tem uma potência de até 84 cv, chegando a uma velocidade máxima de 167 km/h.

A lista de itens de série da versão 1.0 inclui ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som e travas elétricas - como a maioria de seus concorrentes. Aliás, ele veio para concorrer diretamente com HB20 Sense e a versão 1.0 do Argo, já mencionadas anteriormente.

O consumo do Gol também é bastante competitivo: na cidade, ele pode fazer até 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina. Já nas estradas, ele chega a 10,1 km/l com etanol e 14,4 km/l com gasolina. O valor de um Gol é a partir de R$ 65.590.

Renault Sandero Zen 1.0

Com quase 15 anos de idade no mercado brasileiro, o Sandero ajudou a popularizar a marca Renault no Brasil, tornando-se o principal substituto do famoso Clio.

Com o Sandero, a Renault fez algumas reformulações para competir diretamente com os vendáveis Chevrolet Onix e Hyundai HB20, entrando na lista dos 10 mais vendidos do país. Na verdade, o modelo foi fruto da criação de uma subsidiária da Renault especializada nos mercados latino-americanos e do leste europeu.

A versão de 2022 surge em três versões, iniciando com motor 1.0 com o modelo Zen, de entrada, que custa a partir de R$ 64.690. Trata-se de uma boa opção para quem busca um carro popular básico que possui bom espaçamento interno.

Comparado às demais opções que apresentamos, o Sandero tem a vantagem de ser um modelo mais robusto e que apresenta uma boa relação custo-benefício. Além do espaço interno maior, o Sandero possui um bom custo de manutenção quando comparado aos concorrentes. A desvantagem, porém, fica no desconforto que gera para o condutor: ele não é tão bom de dirigir quanto os demais.

A versão Zen possui ar-condicionado, direção eletro-hidráulica e trava elétrica. Além disso, possui uma central multimídia que permite acesso ao smartphone - uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, que só oferecem como opcional.

Considerado o hatch com melhor espaço interno do mercado, o Sandero também apresenta bons números em relação ao consumo: ele faz até 9,6 km/l com álcool e 14,2 km/l com o uso de gasolina.

Ford Ka SE Plus 1.0

Quando foi lançado, o Ka veio com a missão de substituir de uma vez o Fiesta, até então o hatch de entrada da marca. Um dos principais modelos é o SE, que possui direção elétrica, indicador de troca de marcha e central multimídia. A partir de 2019, o modelo recebeu integração com Android Auto e Apple CarPlay, que permite acionar comando de voz e integrar seu smartphone à central.

Por mais que o modelo não seja mais produzido, o Ka ainda é bastante procurado por quem procura bom desempenho de motor e uma gama de serviços que o tornam um hatch ainda atrativo.

O motor 1.0 da versão SE possui três cilindros, 12V e uma potência maior que a de seus concorrentes, chegando a 85 cv. A dinâmica do Ka é uma de suas principais vantagens, dando ao condutor mais segurança na hora de dirigir. Outro acerto desse modelo é a suspensão, que faz com que o carro tenha melhor desempenho diante das estradas mais castigadas entre os hatches de sua categoria.

O câmbio do Ka também é mais leve e objetivo, com engates precisos ao longo da direção. Sua desvantagem, porém, fica com o custo de manutenção, que é um pouco mais elevado que os seus concorrentes.

O consumo, porém, fica dentro da média dos demais modelos da categoria: com etanol, ele faz 9,2 km/l na cidade e 10,7 km/l nas estradas; já com uso de gasolina, o Ka SE atinge 13,4 km/l na cidade e 15,5 km/l nas estradas.

O preço do Ford Ka é a partir de R$ 65.290.

Fiat Grand Siena

Quando foi lançado pela Fiat pela primeira vez, nos anos 1990, o Siena veio como o ‘irmão sedã’ do Palio - hoje um modelo não mais fabricado pela marca italiana. Com isso, o Siena passou por uma reformulação total para brigar no segmento de compactos.

A versão básica, EVO Flex Attractive, possui câmbio manual e preços a partir de R$ 55.300. Quem busca mais potência para o sedã compacto da Fiat pode considerar o Grand Siena com motor 1.4 8V, com preços a partir de R$ 69.700.

Volkswagen Voyage

Antes mesmo do termo sedã compacto se tornar popular aos interessados em comprar carro, o Voyage já se apresentava como um dos queridinhos da Volkswagen.

Depois de sua reformulação para se encaixar na categoria, passou a ser procurado como um modelo de entrada para quem procura um pouco mais de espaço e conforto.

Atualmente, o Voyage se posiciona como uma das melhores opções de entrada para quem busca um espaço considerável de porta-malas, boa potência e conforto para lidar tanto com o dia a dia, quanto nas estradas com a família.

A versão 1.0, com 12V e câmbio manual, custa a partir de R$ 63.090.

Melhores seminovos até R$ 70 mil

Para um carro ser considerado seminovo, é preciso que ele tenha, no máximo, até cinco anos de utilização. O ideal é que tenha uma quilometragem abaixo de 60 mil km rodados - que é quando o carro dá os primeiros sinais de que precisa de uma manutenção.

Vamos levar este dado em consideração na listagem dos melhores usados até R$ 70 mil.

Chevrolet Cobalt 2018/2019

Quem procura por um sedã mais robusto, pode contar com a versão 2018/2019 da Chevrolet.

Com um porta-malas com capacidade de 563 litros e motor 1.8 de 8V flex, este modelo agrada bastante quem procura mais espaço interno e conforto para lidar com qualquer tipo de situação. Com 111 cv de potência e transmissão automática de 6 velocidades, essa linha do Cobalt pode ser encontrada por cerca de R$ 65.700.

Hyundai HB20X 1.6 16V 2019

Com as reformulações recentes, o HB20 deixou de ser um modelo popular há um tempinho, ocupando um espaço mais desejável na mente dos consumidores.

Embora não tenha a mesma potência que o rival Onix, por exemplo, a marca sul-coreana investiu em um design mais arrojado para seu modelo de entrada. Mas, já que estamos falando de um carro seminovo, por que não apostar em um modelo mais potente e com mais conforto?

Quanto a isso, a versão X da HB20 tem tudo para agradar aqueles que gostam de um hatch mais equipado, com ares de um SUV - tanto que pode chegar a uma potência de até 128 cv, algo admirável tratando-se de um carro considerado leve.

O valor desta versão HB20X pode ser encontrado na faixa de R$ 69.900.

Peugeot 2008 Griffe 1.6 Flex 2017

Se você procura por um SUV nesta lista, vale a pena conhecer este modelo da Peugeot.

Embora não seja tão famoso quanto o Jeep Renegade ou o Volkswagen T-Cross, por exemplo, o 2008 tem se apresentado como uma boa opção para quem deseja ter seu primeiro SUV na garagem.

Por se tratar de uma categoria mais robusta e muito procurada pelos consumidores, na faixa de R$ 70 mil você pode encontrar a versão Griffe 1.6, que é uma das mais completas do 2008, com 118 cv e transmissão automática de quatro velocidades.

O valor médio desta versão do Peugeot 2008 é de R$ 60 mil.

Fiat Strada Adventure 1.8 2017

Nos últimos anos, as picapes têm chegado com tudo ao mercado nacional. E, nesse segmento, a Fiat roubou de vez a posição que um dia foi da Volkswagen, com a famosa Saveiro.

Um dos modelos mais procurados é a Fiat Strada, e se você precisa de um modelo que seja pau para toda obra - tanto para as estradas mais esburacadas, como para transportar uma boa quantidade de itens no bagageiro - a versão Adventure é uma boa pedida.

Se procura um bom modelo de picape, com potência invejável, comprar uma Strada Adventure pode ser uma boa decisão. Seu valor médio é de R$ 69.500.

Como fazer um consórcio para comprar um carro

O consórcio de automóveis é a melhor forma de investir em um carro porque não exige valor de entrada, não cobra juros e facilita bastante para que o consumidor determine a carta de crédito ideal de acordo com seus rendimentos mensais.

Para fazer um consórcio, você não precisa escolher o modelo com antecedência. Basta ter uma ideia do valor que precisa, para escolher o valor de carta de crédito, que irá possibilitar a compra do modelo que desejar com poder de compra à vista ao ser contemplado.

O primeiro passo é fazer uma simulação de consórcio. Escolha a categoria de consórcio de automóveis e selecione o valor de carta de crédito. Em seguida, você pode escolher a quantidade de mensalidades, e já tem como retorno o valor que terá que pagar nas parcelas.

O consórcio não faz cobrança de juros, apenas de uma taxa de administração e de fundo de reserva, para garantir que a inadimplência não comprometa a entrega das cartas de crédito nos grupos.

É possível simular a compra do seu bem quantas vezes quiser. Ao fornecer seus dados, um especialista de consórcio irá entrar em contato, para explicar como a modalidade funciona. Ao fechar o contrato, você entra em um grupo de consórcio e pode participar das assembleias, que definem os contemplados.

É possível ser contemplado de duas formas no consórcio: com os sorteios mensais ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que cada consorciado pode tentar, com o objetivo de antecipar sua aquisição.

Ao receber a carta de crédito, o consorciado pode escolher o carro que deseja comprar, com poder de compra à vista.

Você pode comprar tanto um modelo zero km diretamente da concessionária ou investir em um carro seminovo, com até cinco anos de utilização. Com as opções que trouxemos de modelos de até R$ 70 mil, você pode utilizar este valor como referência de carta de crédito para que possa seguir com o fechamento do contrato e ser contemplado nas assembleias.

Viu como é fácil contar com o consórcio para realizar os seus sonhos? Faça uma simulação de consórcio de veículos e comece o quanto antes a investir na compra do seu novo carro, seja ele um popular ou um zero km.