Entenda porque comprar um apartamento é um bom negócio em 2022

Entenda porque comprar um apartamento é um bom negócio em 2022

O início de um novo ano é um momento para comemorar e refletir sobre as possíveis metas para o novo ano, bem como as principais metas. Nesse sentido, sempre queremos mudar as coisas, seja entrar em uma academia, começar uma dieta, viajar, largar um carro ou comprar um imóvel

Porém, para que isso corra bem, é preciso planejar com antecedência, pois alguns planos exigem um alto investimento financeiro. Para atingir esses objetivos, talvez você precise cortar seu orçamento e mudar alguns hábitos – mas no final, vale a pena. 

Se você busca comprar um imóvel em 2022, mas não sabe por onde começar a se organizar, não se desespere! Descubra neste artigo por que é o momento ideal para comprar um imóvel utilizando o consórcio de apartamento e como se planejar e realizar seus sonhos com sucesso! 

Vale a pena comprar um apartamento? 

O desejo da casa própria é um sonho compartilhado por milhares de brasileiros e uma importante conquista em suas vidas pessoais. É um objetivo de proporcionar maior tranquilidade, conforto e possibilidade para toda a família. 

Nesse sentido, comprar um imóvel é caro e a despesa não cabe no orçamento de várias famílias. No entanto, o aluguel acaba sendo uma despesa fixa que pesa muito no final do mês, e que não tem muito retorno futuro. 

Para não ficar refém do aluguel e poder viver o seu sonho de morar em algo que realmente lhe pertence, a melhor opção é ter a casa própria. Além de ser um ótimo investimento, essa compra representa uma solução para diversos problemas. 

Com o próprio imóvel, você terá mais liberdade para criar um ambiente personalizado e confortável de acordo com suas preferências. Por exemplo, mobiliar, reformar e planejar móveis podem ser feitos sem problemas, o que é limitado para locatários. 

Por isso, comprar um imóvel e sair do aluguel é uma ótima oportunidade de ter seu próprio imóvel e construir sua autonomia. Além de ganhar independência, este é um investimento que trará grandes resultados para toda a sua família e valorizará ao longo do tempo. 

Quais são os benefícios de comprar um apartamento pronto para morar? 

Ter a visão do imóvel antes da compra 

Esta é a maior vantagem. Não há nada mais divertido do que ver qualquer uma de suas compras antes de investir - onde você vai ficar, então não há conversa. A possibilidade de visitar estas instalações é inestimável. Você saberá exatamente o quão grande e como é sua casa. 

Além disso, você poderá inspecionar a reforma, que não foi possível enquanto o imóvel ainda estava em planejamento. Você avaliará detalhes como os materiais utilizados, tintas, texturas, pisos e outros itens que realmente importam na hora de comprar um imóvel. 

Existem outros elementos que são muito difíceis de detectar em um imóvel no piso. Entre elas, a ventilação do local, a exposição à luz solar, a luminosidade - essas são as características básicas que só podem ser avaliadas em casas prontas. 

Também é possível analisar as condições do apartamento e quais são as regras de funcionamento e convivência. Os moradores podem ser consultados e eles são muito prestativos com essas informações. Esta é uma excelente maneira de descobrir a possibilidade de alguns problemas no site. 

Embora os imóveis à venda na planta ofereçam a possibilidade de escolha de pisos e revestimentos, ainda pode haver problemas. Isso porque as residências nem sempre são entregues conforme o combinado, o que gera uma série de incômodos. 

Outra pergunta frequente nas fábricas é sobre instalações hidráulicas e elétricas. Esses sistemas são caros e complexos e, se insatisfatórios, podem resultar em custos adicionais e atrasos na mudança para aquele local. 

Agilidade na mudança 

Na maioria dos casos, comprar um imóvel é um sonho de vida. Por isso, mudar para uma nova casa torna-se um momento especial em que se deve começar com o pé direito. 

Comprar um apartamento pronto pode alcançar essa sensação de realização pessoal e livrá-lo do estresse da espera. Isso muitas vezes pode levar anos porque não é tarde demais para entregar. 

Casas no chão representam ansiedade e inquietação porque nem sempre cumprem suas promessas. Isso pode ser um problema, pois causa atrasos na entrega e outros contratempos que o acompanham. 

Comodidade 

Certamente concordamos que tranquilidade é o que a maioria das pessoas quer na vida, não é mesmo? Podemos dizer que comprar um apartamento pronto também significa isso. Apenas saber que não há necessidade de esperar é um grande alívio. Resolva tudo na hora: negocie se gostar, se não gostar, siga em frente. 

Negociação mais simples 

Quando se trata de crédito imobiliário, uma das modalidades mais procuradas ultimamente é o consórcio de imóveis, pois é mais flexível e você não possui burocracia para liberação. Além disso, o negócio é mais fluido porque é mais prático e tem taxas menores do que as demais modalidades. 

Mais importante, porém, uma vez que você for contemplado, o imóvel pode ser possuído sem preocupações. Geralmente é um investimento de longo prazo que você paga com o próprio dinheiro e sem entrada

Benefício de conhecer a vizinhança 

Comprar um imóvel na planta significa que você não sabe nada sobre o bairro, o que não acontece com apartamentos prontos, e pode visitar para ver como tudo funciona e como serão seus futuros vizinhos. O ambiente em que você vai viver é muito importante, não é? E as informações que você pode obter com quem mora ao lado pode ser um fator decisivo. 

Orçamento previsível 

O planejamento orçamentário fica muito mais fácil quando você escolhe imóveis prontos. É mais previsível e, portanto, menos arriscado na hora de comprar um imóvel

O que fazer para comprar um imóvel em 2022? 

A compra de um imóvel é um processo que deve ser realizado de forma bem planejada, avaliando todos os fatores para encontrar o negócio certo. Isso significa que você precisa considerar vários fatores para atingir seus objetivos sem complicações ou dívidas. 

Ou seja, antes de assinar um contrato, é preciso ter um plano eficaz, avaliar sua situação financeira, planos de pagamento, informações sobre a área, e sempre procurar uma construtora de qualidade reconhecida. 

Para te ajudar a planejar, aqui estão alguns passos básicos para atingir seus objetivos de forma eficaz! 

Pagar as dívidas 

Comprar uma casa à vista é muito difícil, então a melhor saída é o financiamento ou consórcio. No entanto, isso pode acabar sendo um pagamento de vários anos, e você deve considerar encontrar um valor que se encaixe perfeitamente no seu orçamento doméstico. 

Então, se você tem dívidas anteriores em algum lugar, é interessante que elas sejam quitadas para que não acabem virando uma bola de neve. Portanto, esses benefícios não serão um problema, nem afetarão sua qualidade de vida ou causarão problemas. 

Cortar gastos 

Outra ação essencial nesse processo é salvar e excluir o máximo possível do que você não precisa. Um dos principais motivos para atrasar pagamentos e causar danos ao patrimônio são as mensalidades, o que dificulta o recebimento do valor das parcelas. 

Além disso, as taxas em excesso não são uma prioridade neste momento, por isso é melhor ficar por dentro do que comprar, especialmente com menos cartões de crédito. Assim, você pode economizar para pagar as parcelas tranquilamente e ainda ter um fundo de emergência. 

Poupar renda mensal 

Uma dica muito boa é guardar uma parte da sua renda mensal para isso. Com o dinheiro já destinado, você não precisa sofrer tanto na hora de pagar o imóvel, inclusive, é um fator que ajuda a ter soluções em caso de algum imprevisto ou gasto que não estava previsto. 

Fazer consórcio de imóveis 

De modo geral, um consórcio de imóveis, como outros consórcios, é um agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas cujo objetivo é se financiar por meio de poupanças administradas por terceiros. 

Ao aderir a um consórcio de imóveis, os consorciados devem contribuir mensalmente com os valores das parcelas acordadas, que serão incluídas em um fundo mútuo para que todos os participantes comprem um imóvel

Faça o consórcio de apartamento com a Embracon 

Agora que você já sabe tudo sobre consórcios de imóveis e sabe que essa é uma opção de investimento bastante favorável, é hora de encontrar uma administradora de confiança e escolher um plano compatível com o seu perfil. 

Você está cada vez mais próximo de aumentar as chances de comprar seu próprio imóvel e aumentar seu patrimônio. Por isso, vale contar com a Embracon que está há mais de 30 anos no mercado realizando sonhos. 

Faça sua simulação conosco

chat Eva