Compre sua van com o consórcio

Compre sua van com o consórcio

Vans são carros com um tamanho superior aos veículos tradicionais e que possuem uma carroceria adaptada tanto para transporte de passageiros, como para transporte de cargas.

Muitas pessoas associam as vans às peruas escolares ou até mesmo aos micro-ônibus, que circulam em pequenas e grandes cidades.

De fato, as vans servem para lidar com diferentes tipos de carga e têm sido cada vez mais procuradas pelas pessoas que buscam novas fontes de renda.

Por conta da pandemia de Covid-19, que fez com que muitas pessoas se preservassem em casa devido ao isolamento social, o mercado de vans passou por algumas dificuldades. Com a volta às aulas e mais pessoas circulando nas ruas, elas retomaram sua importância nas atividades do dia a dia.

Além do mais, as vans cumprem outra função importante: o transporte de diversos tipos de mercadorias. O fato de serem mais robustas facilita a entrega em diversos endereços, sem ter que depender de um caminhão ou um veículo mais robusto.

Embora os furgões sejam mais conhecidos por realizar esse transporte de pequenas mercadorias, existem vans mais espaçosas e adequadas para outras finalidades. Muitas dessas vans permitem até três pessoas na frente e comportam grandes materiais.

Por mais que não sejam considerados grandes veículos, é preciso ser habilitado com a CNH categoria C para dirigi-las. Vale lembrar que a categoria C permite dirigir veículos de carga não articulados com mais de 3,5 toneladas de peso bruto total.

Mas, como fazer para investir em uma van com a ajuda do consórcio? Felizmente, existe uma modalidade que permite esse tipo de compra, de forma fácil e econômica.

Consórcio para van: como funciona

O consórcio se apresenta como a melhor forma de planejar a compra do seu bem porque não faz cobrança de juros, nem de entrada. Ou seja, você não precisa estar capitalizado para dar início à realização do seu sonho.

Diferentemente do financiamento, em que é exigido valor de entrada, e as parcelas contêm juros, pelo consórcio você não sai com o bem na hora que fecha o contrato. Por isso mesmo, o consórcio é tido como uma modalidade de autofinanciamento, que permite ao interessado selecionar o valor que deseja para a compra e parcelar de forma benéfica aos seus rendimentos mensais.

O processo de fazer um consórcio de vans é bem simples: antes de tudo, você precisa entender qual o valor da van que deseja comprar. É possível fazer uma pesquisa na Tabela Fipe do modelo que deseja ou pelo menos ter uma ideia do valor necessário para a sua compra.

Este valor é representado pela carta de crédito, que equivale ao valor do bem.

Selecione uma administradora que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para seu pleno funcionamento, como a Embracon, que tem mais de 30 anos de história.

Pelo site da administradora, é preciso selecionar o consórcio de pesados para a compra da sua van.

Ao selecionar a categoria, basta fazer a simulação de quanto ficaria a mensalidade, inserindo informações como valor da carta de crédito e a quantidade de parcelas que deseja dividir. Como retorno, você já sabe o quanto teria que pagar mensalmente, com a inclusão das taxas de consórcio, como:

  • Taxa de administração: que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, incluindo a formação dos grupos, entrega das cartas de crédito etc.

  • Fundo de reserva: é um valor que serve para cobrir as inadimplências dos consorciados do seu grupo. Este valor serve como uma espécie de ‘proteção’ ao fundo comum, que é utilizado para a entrega das cartas de crédito nas assembleias.

Após realizar a simulação, um especialista de consórcio entra em contato para tirar todas as dúvidas. Por isso, é importante fornecer seus dados de contato corretamente, para que possa prosseguir com a assinatura de contrato. Nesse momento, o especialista fica de prontidão para tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao consórcio e ao pagamento.

Grupo de consórcio

Ao fazer assinatura do contrato, a administradora irá inseri-lo em um grupo de consórcio. Dentro do grupo, a cada mês é realizada a assembleia, com o objetivo de definir os contemplados.

Você pode ser contemplado por meio dos sorteios ou com a oferta de um lance.

Pelos sorteios, a administradora utiliza o sistema da Loteria Federal.

O lance pode ser ofertado na Área de Clientes e é feito às cegas. Ou seja, não dá pra saber qual a proposta feita pelos outros consorciados. No momento da assembleia, a administradora anuncia o lance vencedor. Se o consorciado que fez a oferta passar na etapa de análise de crédito, o valor é debitado para a administradora e quita as últimas mensalidades da cota do consorciado.

Na análise de crédito, a administradora avalia os dados do contemplado e faz uma pesquisa nos órgãos de proteção ao crédito. Ou seja, se tiver com o nome sujo, você não pode ter acesso à carta de crédito.

Essa medida é tomada para evitar a entrega da carta de crédito para possíveis inadimplentes.

Usando a carta de crédito para comprar sua van

Com a aprovação da análise, finalmente você tem acesso à carta de crédito para a compra da sua van. Uma das maiores vantagens do consórcio é que, com a carta, o consorciado tem poder de compra à vista, o que permite uma excelente margem de negociação com o proprietário ou concessionária.

Se a van tiver um valor superior à carta, sem problemas: a administradora faz a liberação mesmo assim, e você pode negociar diretamente com o proprietário como pagar o valor restante.

Sem a necessidade de pagar entrada ou ter que se comprometer com os juros do financiamento, o consórcio se destaca como a melhor forma de investir na sua van.

Faça uma simulação agora mesmo e invista desde já em uma van novinha para sua garagem.