Comprar moto à vista com Consórcio Embracon

Comprar moto à vista com Consórcio Embracon

Comprar a primeira moto ou trocar a atual é o desejo de muita gente, não é verdade? Mas, na prática, isso nem sempre é tarefa fácil, uma vez que o alto valor desse bem exige planejamento extra.

E é aí que entra a importância de escolher a forma de pagamento mais adequada para conquistar esse objetivo. Afinal, de acordo com o que você escolher, precisará de uma preparação diferente. E aí, compra à vista ou a prazo?

Nesse caso, as alternativas mais populares são adquirir um Consórcio Embracon ou fazer a compra à vista. Mas será que, no fim das contas, você sabe qual delas é a melhor para suas demandas?

Se está em dúvida a respeito dessa escolha e precisa de uma mãozinha para pesar prós e contras, leia agora mesmo este post e tire suas próprias conclusões!

O que é consórcio de motos?

Nem todo mundo tem dinheiro suficiente para comprar moto à vista. Na verdade, isso se aplica a muito poucas pessoas. Assim, para a maioria das pessoas, a escolha é encontrar uma alternativa que seja conveniente para pagar por esta moto, e o Consórcio Embracon é uma opção bastante atrativa.

Ainda não sabe como funciona o consórcio de motos? Sem problemas, vamos explicar melhor. Basicamente, é como se você estivesse economizando dinheiro para comprar uma moto no futuro, planejando sua compra ao longo de um período de tempo.

Em um consórcio, são formadas pessoas físicas ou jurídicas que desejam realizar compras semelhantes, seja pelo modelo de motocicleta selecionado ou pelo valor que pretendem pagar pelo item.

Quem vai adquirir uma carta — ou seja, você — escolhe o valor dela de acordo com o crédito que vai precisar para comprar moto à vista. Esse total é dividido em parcelas mensais, formando uma espécie de poupança com o suporte de uma empresa especializada que administra os valores e dá assessoria para o grupo.

Como funciona o consórcio de motos?

Como qualquer tipo de consórcio legalizado, o consórcio de motos também deve ser administrado por uma empresa credenciada e fiscalizada pelo Banco Central. Assim, esse sistema proporciona uma modalidade de compra que dá total segurança para o consumidor.

Nesse caso, a administradora é quem organiza os grupos de pessoas interessadas na compra de motos, formando um caixa único a partir do pagamento de parcelas mensais, como explicamos. O saldo desse caixa serve para cobrir as cartas de crédito que os consorciados receberão quando contemplados.

Dentro do grupo ao qual você aderir, todo mês, uma pessoa tem a oportunidade de adquirir a moto antes do término do prazo. Assim, gradativamente, os consorciados são contemplados, até que todos eles tenham conquistado a moto que desejam.

Modelos de moto mais comprados com consórcio Embracon

Honda Pop

A principal característica dessa moto é a sua acessibilidade, sendo o modelo mais barato desta concessionária. Garantindo a quarta posição das motos mais adquiridas com consórcio, a Honda Pop é ideal para quem não pode investir tanto numa moto, mas não pode deixar de ter uma à sua disposição.

Suas outras vantagens são: baixo consumo de combustível, menor custo de manutenção e de seguro, e freio CBS de série. Portanto, se você busca uma moto para atender às suas necessidades com bastante economia, a Honda Pop é para você.

Honda CB Twister

Por fim, na quinta colocação das motos mais adquiridas com consórcio, a Honda CB Twister possui desempenho e agilidade superiores aos modelos anteriores, sendo ótima para quem busca fluidez no trânsito pesado.

Se você busca uma moto com um belo visual e alta performance, a Honda CB Twister pode ser a escolha certa para você.

Honda Biz

A Honda Biz é uma motocicleta fácil de pilotar e muito prática, pois conta com um espaço debaixo do banco para guardar seu capacete, por exemplo. Outra vantagem espetacular deste modelo é seu consumo bem baixo de combustível, que proporciona bastante economia.

Ou seja, para quem busca conforto, praticidade, facilidade de pilotagem e ainda economizar bastante, a Biz é uma excelente escolha, destacando-se na segunda colocação das motos mais adquiridas com o Consórcio Embracon.

Honda CG 160

Sem dúvidas, um dos modelos de motocicletas mais conhecidos e utilizados, ocupando a primeira posição das motos mais adquiridas com consórcio é a Honda CG 160.

Ela é conhecida por ser robusta e por se mostrar bem versátil ao ser utilizada em diferentes cenários, seja no campo ou na estrada, ela certamente atenderá às suas expectativas.

Ela possui alta qualidade e ótimo valor de revenda, além de ser econômica na utilização de combustível e ter baixo custo de manutenção.

Honda NXR 160

No terceiro lugar das motos mais adquiridas com consórcio, essa é uma motocicleta para quem gostaria de uma CG, porém, mais turbinada.

A Honda NXR 160 possui alta robustez e possui uma suspensão mais alta, isso garante que você consiga transitar por terrenos difíceis com mais facilidade e mantendo o conforto.

Se você busca um visual mais aventureiro e possui o costume de transitar por vias não pavimentadas, a Honda NXR 160 pode ser a escolha ideal.

Afinal: como escolher a melhor motocicleta?

Veja algumas dicas rápidas que separamos de alguns detalhes que podem auxiliar durante a escolha dentre as motos mais adquiridas com consórcio:

  • Confira as características da moto e avalie se ela será perfeita para os seus objetivos específicos;

  • Leve em consideração a sua experiência, seja você um(a) piloto iniciante ou mais avançado(a), isso pode ser crucial para escolher a moto certa, de acordo com as suas habilidades;

  • Moto 0 KM ou seminova? A moto nova possui um investimento mais alto, gastos com documentação e emplacamento, porém, você tem a garantia do fabricante. Já a moto usada é bem mais em conta, entretanto, as peças já estão mais desgastadas, sendo ideal levá-la ao mecânico para fazer uma avaliação, e assim, prevenir surpresas indesejadas;

  • Se possível, faça um teste na moto que você deseja adquirir antes de comprá-la de fato, para assegurar que ela é confortável e que atende ao seu gosto e necessidade.

Quais são as vantagens do consórcio de moto?

Veja, a seguir, quais são as principais vantagens de aderir ao consórcio de moto.

Ausência de juros

Diferentemente do financiamento, não existe liberação de crédito para comprar o bem. Todo o recurso usado vem das parcelas e dos lances dos próprios integrantes do grupo. Assim, a administradora não faz a cobrança de juros, uma vez que ela não empresta dinheiro aos consorciados.

O que existe no consórcio é apenas a cobrança de uma taxa de administração, pois há bastante trabalho para administrar o dinheiro dos participantes. O grande benefício disso está no custo final, pois as taxas são bem menores quando comparadas às de financiamentos, por exemplo.

Poder de negociação maior

Assim que o participante recebe a carta de crédito, ele tem o valor total do plano adquirido. Geralmente, os consumidores que podem pagar um bem ou serviço à vista acabam tendo muito mais chances de negociar e conseguir ótimos descontos.

Mais segurança

Não é nada fácil fazer uma poupança para conquistar um bem. Imprevistos acontecem, e isso pode acabar adiando os planos de compra da sua moto. Nesse sentido, o consórcio oferece uma grande segurança, pois você consegue planejar e realmente concretizar a compra da sua moto.

A facilidade está em escolher a carta de crédito, determinar o prazo em que você deseja fazer a compra e o pagamento das prestações. No final do período, tendo a carta de crédito em mãos, é possível comprar a motocicleta à vista, ou seja, você não tem que adiar a compra.

Com as incertezas da economia, cada vez mais as pessoas estão optando pelo consórcio para que possam realizar seus sonhos.

Uso flexível do crédito

Uma vantagem muito grande de optar pelo consórcio é a flexibilidade na hora de usar o crédito, quando receber a contemplação. Nessa modalidade de compra, você pode escolher quando, onde e o que comprar, desde, é claro, que a categoria do bem que você escolheu seja respeitada.

Como são entregues as cartas de crédito?

Sorteio

Os sorteios são realizados nas assembleias mensais entre os participantes que estão com as parcelas em dia. São sorteados os números das cotas que serão contempladas. Nesse caso, depende-se, realmente, da sorte de cada um, pois todos têm a mesma chance.

Lance

Se não quiser contar com a sorte, o consorciado também pode dar um lance, em uma espécie de leilão que acontece durante as assembleias. Nesse caso, ele faz a oferta de um determinado valor na tentativa de ser contemplado.

Vencem os consorciados que dão os maiores lances, correspondentes à antecipação de um determinado número de parcelas. Assim, quanto mais parcelas a pessoa consegue antecipar, maiores são suas chances de contemplação.

Quer fazer seu consórcio de motos? Faça sua simulação com a Embracon!