Casa no campo ou na praia?

Casa no campo ou na praia?

Quem não gostaria de investir em um lugar somente para o lazer ou descanso? Dessa forma, você poderia viajar sempre que quisesse, sem se preocupar com estadia ou com outros custos relacionados à hospedagem

Claro que o investimento em um segundo imóvel precisa ser bem planejado, para que você e sua família não tenham que gastar mais do que gostariam. A vantagem, porém, é que você diminui bastante a ansiedade em torno do imóvel - como acontece para quem está no processo da compra da casa ou apartamento próprio

Sem a pressão de ter um local para morar o quanto antes, o investimento em um segundo imóvel tende a ser mais tranquilo e pacífico. Você tem tempo para planejar o que realmente deseja, sem ter que comprometer seus rendimentos mensais. 

Mas, que tipo de imóvel você escolheria para investir: uma casa no campo ou na praia? 

Antes de tudo, vale a pena ouvir toda a família e até mesmo fazer alguns ‘testes’ antes de tomar essa decisão. Você pode visitar cidades que ficam próximas ao campo e vivenciar, in loco, como é essa experiência. Vale o mesmo para a praia: tudo bem que uma viagem pode ser incrível por uns dias, mas será que compensa investir um valor tão alto em um imóvel no litoral? 

A seguir, vamos tirar algumas dessas dúvidas, apresentando as características de casa no campo ou na praia. E, depois, daremos uma dica valiosa para você realizar esse tipo de investimento, sem ter que comprometer seus rendimentos mensais. 

Características de uma casa no campo 

A casa no campo é uma das melhores opções para quem quer fugir da correria das grandes cidades. Ela costuma ser localizada distante dos grandes centros comerciais, geralmente em uma grande área, que dá liberdade não só para a construção do imóvel, mas para incluir piscina, jardim, churrasqueira, estacionamento e até mesmo facilitar a criação de hortas e animais.  

Alguns modelos favorecem o tamanho da piscina, enquanto outros dão mais espaço para a varanda ou até mesmo para a construção da casa. 

Vantagens da casa do campo 

A seguir, vamos elencar algumas das principais vantagens de investir em uma casa de campo: 

  • Você fica longe da correria e da bagunça da cidade grande; 

  • Pode proporcionar um ambiente mais confortável para todos os integrantes da família - incluindo uma decoração mais aconchegante, que dê a sensação de descanso assim que chegar ao local; 

  • É possível investir em atividades que você não costuma fazer no dia a dia, como a criação de bichos e hortas ou até mesmo em uma piscina, que vai ajudar a relaxar aos fins de semana; 

  • Tem um local para descansar, longe de tudo e de todos. 

Desvantagens da casa do campo 

Mesmo quem procura descansar em uma casa de campo precisa considerar algumas de suas desvantagens. Vamos apresentar as principais: 

  • Se costuma ficar conectado na internet o tempo inteiro, precisa avaliar o sinal do local. Pode acontecer de ter problemas por conta da distância das antenas de telecomunicação; 

  • O custo de manutenção de uma casa no campo precisa ser considerado, principalmente se você não visitar o seu imóvel com frequência (o que se traduz em pagar por pessoas para fazer a limpeza, cuidar da criação de hortas e bichos etc); 

  • A distância também pode ser um problema: veja a proximidade de supermercados, hospitais e centros comerciais, para não passar por algum tipo de perrengue quando mais precisar. 

Características de uma casa na praia 

Se, em vez de investir em um lugar no campo, você preferir uma praia, também pode considerar um segundo imóvel para relaxar com a família. 

Existem diferentes tipos de casas na praia: você pode contar com apartamentos à beira-mar, casas em bairros mais próximos do oceano ou até mesmo contar com uma boa área para a construção da sua casa.  

Veja qual a cidade que mais agrada a você e sua família e invista na realização de seu sonho. 

Vantagens da casa na praia 

Confira, a seguir, as principais vantagens de se ter uma casa na praia: 

  • Mais facilidade para estadia em alta temporada; 

  • Possibilidade de gerar renda extra com aluguel por temporada em aplicativos como Airbnb, por exemplo; 

  • Mais qualidade de vida ao compartilhar com toda a família um local próximo à praia. 

Desvantagens da casa na praia 

Por mais que seja uma opção próxima à perfeição para boa parte das pessoas, a casa de praia também possui suas desvantagens. Confira a seguir: 

  • É preciso ficar atento à conservação da casa e dos móveis em seu interior, que podem ser degradados por conta da maresia; 

  • Atenção aos altos custos de manutenção, incluindo despesas fixas que não podem ser ignoradas, como IPTU, por exemplo; 

  • Fique atento à segurança. Dependendo da cidade em que morar, a segurança da sua casa pode ser mais vulnerável, o que pode exigir investimento em produtos de vigilância e até mesmo uma frequência maior de idas e vindas, para garantir que o imóvel permanecerá intacto; 

  • Por mais que a praia seja um local divertido para passar as férias, você e sua família podem acabar enjoando do imóvel e até mesmo da praia. 

Qual a melhor forma de comprar uma casa no campo ou na praia? 

Se você quer planejar a compra do seu segundo imóvel, pode contar com o consórcio para realizar este sonho. Sem a necessidade de pagar valor de entrada, e sem cobrança de juros, você determina o valor da carta de crédito para essa compra. 

Faça uma simulação de consórcio de imóveis e invista o quanto antes em sua nova casa, seja no campo ou na praia.