Dicas para economizar na hora de decorar sua casa

Dicas para economizar na hora de decorar sua casa

Você conseguiu construir ou comprar o seu tão sonhado lar e chegou a hora de decorá-lo. Mas sabia que essa não precisa ser uma função tão cara quanto a gente imagina? Com algumas dicas, é possível fazer uma decoração moderna e em conta, reutilizando itens e aproveitando melhor os espaços, e até customizando objetos antigos em lindas peças.  

Com esse intuito, preparamos algumas dicas para economizar na decoração da casa ou apartamento novo com muita criatividade, pagando pouco e de forma sustentável.

Upcycle

O termo, recente na arquitetura e design, significa nada mais que reutilizar, de forma criativa, os móveis e objetos de decoração. Muitas vezes, na hora de redecorar uma casa, muitos itens acabam indo para o lixo por não combinarem tanto com a nova decoração. Mas você já pensou que muitas vezes esses itens podem ser renovados e reaproveitados em outros cômodos?

Outra dica importante é analisar os seus antigos móveis. Muitas vezes, vale a pena reformá-los ao invés de comprar novos. Aquela poltrona antiga pode ficar super charmosa com outro tecido mais moderno. O sofá também fica mais em conta se reformado. Já as cadeiras podem ser pintadas para dar um visual novo para a sala. Antiquários e brechós também costumam ter um preço mais acessível do que lojas de móveis e trazem achados incríveis. Quem também agradece por essa opção é o planeta: reutilizar e reformar móveis é super sustentável! É tudo questão de pesquisa e criatividade!

Estabeleça um orçamento

Planejamento é tudo nessa vida! Um dos maiores motivos que fazem uma pessoa gastar a mais é não saber exatamente o que quer para a sua decoração. Então, estabeleça um valor teto e pense muito bem em qual estilo você quer seguir.

Pesquise referências de decoração que te agrade e comece a comparar o que você gosta em cada uma. O Pinterest é um lugar incrível para salvar essas referências e conseguir comparar depois.

Existem várias revistas e sites especializados que podem te ajudar a criar um estilo para sua casa, o que pode evitar que você faça compras desnecessárias e desperdice dinheiro.

Espelhos

Um dos maiores truques dos decoradores para aumentar espaços é colocar espelhos. Além de serem super úteis, eles são capazes de aumentar muito a impressão de tamanho do espaço. Além dessa vantagem, ele é um ótimo truque para dar um toque mais sofisticado aos ambientes.

Iluminação

A luz certa faz toda diferença em um ambiente. Investir em lustres e luzes direcionais pode fazer com que você encontre todo o charme de um ambiente usando apenas lâmpadas. Outra vantagem de fazer uma luz planejada, aproveitando o máximo que puder da luz natural de sua casa, é que você economiza energia.

As famosas lâmpadas de LED também são compras inteligentes, porque apesar de serem mais caras do que as habituais, duram mais e ajudam a abaixar o valor da conta de energia.

Pense com carinho no visual das paredes

Você já reparou que toda revista de decoração traz cômodos com opções de paredes coloridas? As colorações ajudam a decorar sem precisar gastar tanto e, escolhendo as cores certas, você pode dar uma cara nova para cada cômodo.

Papel de parede também é uma ótima opção para mudar completamente um ambiente sem gastar muito. E também são fáceis de instalar.

Para banheiro e cozinha existe a opção de pintar os azulejos ou mesmo colar adesivos específicos hidráulicos. Mudar a cor dos armários também está bem em alta e traz a possibilidade de renovar completamente os dois cômodos.

Use e abuse das plantas

Esse é outro truque para deixar o ambiente mais aconchegante e bonito. Nos últimos anos, elas têm ganhado uma super exposição e estão em todas as casas. Algumas pessoas optam por samambaia, cactus e até jardins horizontais, mas você pode escolher de acordo com o seu estilo. Quanto mais verdinhas em casa, melhor.

Pesquise muito

É muito importante comparar os preços das lojas de construção e móveis, pois elas podem ter diferenças muito grandes de valores. Outra dica boa para a hora de fechar negócio é procurar por lojas em promoção, as de móveis trazem oportunidades incríveis quando estão com liquidação. E não se esqueça, pagando à vista você consegue descontos incríveis.

Tapetes

Na hora de decorar a casa, um bom tapete pode fazer toda a diferença. Eles deixam o ambiente mais aconchegante e podem até esconder imperfeições no chão. Sem contar que eles são responsáveis pelo acabamento da sala, podendo mudar completamente o tom de cada ambiente.

Gostou das dicas? Você pode contar com o consórcio da Embracon na hora de decorar seu lar. Confira já as facilidades e faça uma simulação em nosso site.
Simulação Consórcio