Vantagens de uma casa térrea

Vantagens de uma casa térrea

Quando pensamos em construir uma casa, passamos por vários momentos de tomada de decisão, sendo o mais importante definir o projeto da casa: seu tamanho, quantos quartos e banheiros ela terá, se terá quintal e se será prédio de um ou dois andares.

E você já pensou em ter uma casa térrea? Vamos dizes quais as vantagens e possibilidades que uma casa térrea pode oferecer.

Motivos para ter uma casa térrea

Construção mais econômica

Uma casa térrea é mais econômica e mais rápida de construir do que um sobrado, é mais simples de construir e sua estrutura não precisa de tantos reforços, pois não há necessidade de apoiar um segundo andar em cima. Portanto, por ser um projeto menos complexo, requer menos tempo e menos gastos com materiais e mão de obra.

Facilidade de locomoção e segurança

A casa térrea se caracteriza por permitir maior mobilidade e fluidez entre seus ambientes. O fato de não ter escadas torna este tipo de imóvel mais prático e seguro para famílias com crianças, idosos ou pessoas com necessidades especiais. Dessa forma, garante-se maior segurança e o ambiente é projetado de acordo com as necessidades dos moradores, facilitando o dia a dia.

Facilita a integração dos ambientes

Com todos os cômodos dispostos em um mesmo nível é possível criar uma integração maior e mais fluida entre todos os espaços. Integrar toda a área social e manter a área íntima reservada é uma ótima saída para tornar a casa térrea um espaço mais amplo, favorecendo o convívio familiar.

Para casas com jardins ou quintais ainda é possível optar por integrar a área interna com o espaço exterior através de portas de correr ou paredes de vidro.

Maior versatilidade na hora de decorar

Outra grande vantagem que a casa térrea oferece é possibilitar uma maior versatilidade na hora de decorar ou mudar os móveis de lugar. Por não possuir a escada como um obstáculo é possível investir em móveis versáteis que atenda mais de um ambiente, movimentar mobiliário de maneira mais simples e até mesmo desenvolver um projeto luminotécnico mais abrangente e funcional que valorize os espaços decorados.

Tenha um pé direito alto

Uma forma de adicionar alguns metros e ainda dar um ar moderno à fachada de um prédio de um andar é através dos tetos mais altos. Apostar nessa configuração, não necessariamente em todas as casas, mas no espaço reservado às áreas sociais, por exemplo, abre um amplo leque de possibilidades para aproveitar melhor essa altura diferenciada.

Devido aos pé-direitos altos, a largura do imóvel é aumentada e ainda é possível incluir um mezanino para criar novos ambientes como biblioteca, sala de estar, escritório, etc.

Dica para escolher seu terreno

A escolha do terreno é um dos fatores que merece atenção especial. Ao escolher uma edificação térrea, devemos ter em mente que o tamanho do terreno limita o tamanho da edificação, pois uma casa térrea ocupará apenas o espaço horizontal.

Portanto, se sua aspiração é ter uma casa com quintal, jardim ou piscina, você precisará de um lote maior que possa acomodar a construção e as áreas de lazer da casa.

Faça consórcio para comprar sua casa térrea

A proposta do consórcio é interessante para quem planeja comprar sua casa sem pressa e com planejamento.

Faça sua simulação com a Embracon!