Temos uma lista com os carros mais procurados de 2021

Temos uma lista com os carros mais procurados de 2021

A pandemia de coronavírus continua afetando a indústria automotiva, seja devido a várias paradas para conter a propagação do vírus ou devido à falta de matéria-prima para a produção, isso desencadeou uma crise de semicondutores.  

Portanto, as empresas com melhores planos de produção e produção mais estável tiveram a vantagem nos primeiros seis meses deste ano. É o caso da Fiat, que ocupa 22% das vendas totais do mercado de automóveis e comerciais leves.

A boa notícia é que o desempenho do mercado nesse período é melhor do que no primeiro semestre de 2020. De janeiro de 2021 a junho de 2021, pouco mais de 1 milhão de carros e veículos comerciais leves foram licenciados, em comparação com aproximadamente 763.000 licenças nos seis meses do mesmo período do ano passado. O aumento é equivalente a 31,9%. Dentre eles, o SUV foi o modelo mais vendido neste semestre, com vendas de 316.350 unidades, respondendo por 31,6% do total das vendas no período atual. Este segmento ainda apresenta tendência de crescimento no mercado, tendo superado a participação de 24,6% do ano passado.

Separamos neste artigo, os carros mais procurados em 2021, mas antes, vamos ver como está o mercado automobilístico nacional para que você fique por dentro de tudo

Como está o mercado automobilístico no Brasil?

A indústria automotiva brasileira está cheia de vitalidade e esperança, mas também cheia de incertezas. Para fazer uma compra ou uma venda em uma economia turbulenta, o sentimento do investidor e o valor dos ativos podem ir do céu para o inferno da noite para o dia.  

Este é um exercício futurístico que geralmente está sujeito a erros. Porém, é certo que os dados históricos da indústria automotiva nos fornecem muitas informações, que são ricas para análise. Eles determinam a resposta do mercado às crises e previnem o que pode acontecer.

Os próximos três anos serão decisivos para a indústria brasileira. A aprovação das reformas previstas é uma base para abrir o caminho para o crescimento econômico, mas não é suficiente.  

O aumento dos grandes déficits do PIB e o alto custo dos serviços públicos podem obrigar o país a formá-los em reservas cambiais (uma das vantagens que ainda nos dão credibilidade), o que colocará tudo isso nas finanças do mercado.  

Tem impacto direto no setor produtivo, no índice de confiança, no nível de emprego e na vontade de investimento do varejo. O mercado automobilístico é o termômetro de tudo isso, e o que acontecerá de hoje até o final de 2023 vai determinar o futuro de algumas montadoras no país.

Não é segredo que durante a pandemia, muitas montadoras encerraram suas atividades em território brasileiro. Certamente isso afetou a economia nacional, mas, ainda assim, muitos veículos foram comprados ou vendidos este ano.

Carros mais procurados no Brasil em 2021

Se você pretende comprar seu veículo ainda este ano, trouxemos pra você a lista dos carros mais procurados em 2021, por categoria. Confira e não perca tempo.

Veículos usados e seminovos que estão entre os carros mais procurados de 2021

  1. Volkswagen T-Cross (2020)
  1. Fiat Fiorino (2005)
  1. Hyundai Creta (2018)
  1. Fiat Palio (2011)
  1. Honda HR-V (2017)
  1. Volkswagen Up (2019)  
  1. Chevrolet Montana (2019)
  1. Fiat Strada (2021)
  1. Hyundai I30 CW (2012)
  1. Toyota Yaris (2020)  

SUVs mais vendidos do mundo em 2021

No SUV, o Jeep mantém a sua soberania. O Renegade manteve sua posição de liderança isolada em produtos compactos, respondendo por 12,8% do total das vendas desse segmento no primeiro semestre do ano. Por outro lado, o Compass domina a categoria de carros compactos de médio porte, e o Toyota Corolla Cross só ganhou impulso de vendas em maio e junho.  

O destaque positivo é o Hyundai Creta, que ocupa o segundo lugar entre os carros mais procurados do Brasil. Comparado com os concorrentes, o rótulo é baixo, e o SUV da marca coreana esperando a chegada de uma nova geração tornou-se uma escolha sábia nesta categoria, o que ajuda a emitir placas.  

O destaque negativo é o Chevrolet Tracker, que aumentou as vendas no último trimestre, mas o fraco desempenho nos três primeiros meses - também por falta de matéria-prima como seu primo Onix - fez a concessionária desistir de brigar pelo pódio. Confira o ranking mundial.

  1. Jeep Renegade
  1. Hyundai Creta
  1. Jeep Compass
  1. Volkswagen T-Cross
  1. Chevrolet Tracker  

Sedãs mais vendidos no primeiro semestre de 2021

Mesmo a suspensão contínua da produção no segundo trimestre não colocou o Chevrolet Onix Plus em primeiro lugar nesta categoria, o que pode explicar mais sobre a situação do carro no mercado do que o próprio Onix Plus.  

Os modelos GM tiveram um desempenho muito bom nos dois primeiros meses deste ano, ficando em primeiro lugar no pódio entre os três modelos. Na parte de trás está o Toyota Corolla, que é líder entre os sedãs médios, superando até os compactos de marca menor.  

Além disso, as vendas de veículos da marca japonesa atingiram 2.924 unidades, maior do que no primeiro semestre do ano passado.

  1. Chevrolet Onix Plus
  1. Toyota Corolla
  1. Volkswagen Voyage  
  1. Volkswagen Virtus  
  1. Hyundai HB20S

Picapes mais vendidas no primeiro semestre de 2021

O Fiat Strada ficou em primeiro lugar na classificação geral de vendas de modelos semelhantes e SUVs. A caminhonete superou o hatchback compacto na competição mais vendida deste semestre, mostrando um bom ritmo de cerca de 10.000 unidades por mês.  

Fiat Toro e Toyota Hilux também mantêm posições de liderança em carros de pequeno e médio porte e carros de médio porte, respectivamente. Ao mesmo tempo, o Chevrolet S10 foi o modelo mais vendido da marca em junho, retomando sua segunda posição mais vendida entre produtos semelhantes.  

  1. Fiat Strada  
  1. Fiat Toro  
  1. Toyota Hilux  
  1. Volkswagen Saveiro  
  1. Chevrolet S10

Hatches mais vendidos no primeiro semestre de 2021

O Hyundai HB20 foi fechado em um semestre pela primeira vez na história, tornando-se o automóvel de passageiros mais vendido do Brasil. Ultrapassou o Chevrolet Onix, que é um dos carros com mais semicondutores do mercado, e o Fiat Argo, que iniciou forte crescimento no último trimestre.  

O Volkswagen Gol também é um ponto brilhante. Mesmo longe de seus anos gloriosos - quando era o líder do mercado nacional - este veterano ainda é o produto mais vendido da Volkswagen. Ele deixou seu primo Polo, T-Cross e Nivus SUVs nos rankings privados da marca.

  1. Hyundai HB20  
  1. Fiat Argo
  1. Chevrolet Onix
  1. Fiat Mobi
  1. Volkswagen Gol

Agora que você já sabe como está o mercado automobilístico no Brasil, que tal adquirir seu carro próprio? Você pode optar pelas várias vantagens de um consórcio. Faça sua simulação com a Embracon, administradora de consórcios.

Simulação