Simulador de consórcio: como funciona

Simulador de consórcio: como funciona

Quer se livrar do aluguel e comprar um imóvel? Seu sonho é comprar um carro ou outro tipo de veículo? O consórcio pode ser uma boa escolha, já que com este serviço, você pode comprar casas, apartamentos, motocicletas e até barcos sem juros.

O consórcio também é um bom modelo de investimento por possuir algumas ferramentas que podem te ajudar na hora de fazer sua escolha, uma delas é o simulador de consórcio, que prevê as condições do seu investimento.

O que é o simulador de consórcio?

Esta é uma função prestada por algumas administradoras e pode ser uma boa aliada na contratação de um consórcio. Essa ferramenta é fundamental para você encontrar o melhor negócio.

A simulação tem sido uma ferramenta necessária e uma vantagem competitiva para as empresas, pois permite que você entenda o que está disponível nas condições que você está disposto a assumir.

Para que serve o simulador de consórcio?

O Simulador de Consórcio é uma ferramenta que permite analisar antecipadamente as possibilidades de crédito e pagamento exigidas por este recurso. Dessa forma, o cliente pode verificar o valor do parcelamento e escolher o plano que mais se adequa ao seu orçamento.  

Sendo assim, você pode eliminar um grande número de opções que não estão relacionadas aos seus objetivos ou orçamento.  

Como funciona o simulador de consórcio?

Para utilizar o simulador de consórcio, basta acessar o site da empresa responsável (administradora de consórcio) e procurar as opções de simulação. Nele, você pode selecionar o tipo de consórcio que deseja constituir (seja de imóvel, motocicleta, carro, pesados ou serviço) e inserir alguns dados pessoais para que a administradora possa realizar as simulações com base em seu perfil de investimento.  

Depois de preencher todas as informações, o site vai mostrar as possibilidades de valor e a quantidade de pessoas em cada grupo.

Em que se baseia o cálculo?

Além das condições do consorciado, o cálculo pode variar de administradora para administradora, podendo ser levado em conta 5 fatores: fundo comum, taxa de administração, fundo de reserva, seguro e taxa de adesão.

  1. Fundo comum: o fundo comum é responsável por coletar renda suficiente para a distribuição da carta de crédito. Para calculá-lo, basta dividir o preço total do bem ou serviço pelo número total de meses de duração do consórcio.
  1. Taxa de administração: varia entre administradoras, correspondente aos honorários pagos para a administradora pelos serviços prestados e pela gestão do grupo, geralmente é pago mensalmente junto às parcelas do plano de consórcio.
  1. Fundo de reserva: corresponde a uma reserva de emergência, calculada com base no valor do bem ou do serviço. Tais emergências podem ser: eventual insuficiência de fundos; inadimplência de consorciados; despesas e custos de medidas judiciais ou extrajudiciais, etc.
  1. Seguro: se você está receoso em investir em um consórcio por conta de alguma adversidade no futuro, vale a pena conferir as opções de seguro. Um dos mais contratados é o seguro prestamista, que realiza o pagamento total ou parcial das mensalidades restantes. Porém, é importante ficar atento: o seguro de consórcio é diferente de um seguro de carro ou de imóvel. Ele não protege o bem que você escolheu investir; protege as suas condições de pagamento

Porque fazer uma simulação antes de firmar o consórcio?

Todo tipo de investimento deve ser feito de forma cautelosa, para que você não saia no prejuízo, com o consórcio isso não é diferente. Quanto mais informações você tiver para avaliar e comparar, mais certeza terá de fazer um bom negócio. Portanto, o simulador de consórcio é um excelente aliado para manter um bom planejamento pessoal e financeiro do seu investimento.

Quais são as vantagens de simular o consórcio antes da assinatura do contrato?

O simulador de consórcio é uma forma muito prática de saber se o plano selecionado atende às suas expectativas financeiras. Afinal, ao oferecer opções de preço e parcelamento total, a ferramenta permite prever o custo e o tempo necessário para a obtenção do item de interesse, permitindo um planejamento de seu orçamento. Veja algumas das vantagens de simular o seu consórcio:

  • Obter um bom planejamento: essa palavra é muito comum no consórcio, já que é pra isso que ele serve, planejar. Usar o simulador de consórcio é a forma básica de organizar sua vida financeira sem afetar seu orçamento. Conhecer todas as condições fornecidas pela administradora antes de assinar o contrato permite que você organize as despesas de forma que não seja surpreendido no meio do parcelamento do seu plano.
  • Ajudá-lo a encontrar as condições mais adequadas e o plano perfeito para você: antes de comprar um produto ou serviço, é importante comparar e compreender as diferentes opções disponíveis à venda para conseguir o que deseja. O simulador de consórcio pode ajudar a resolver este problema! Essa é uma alternativa para você encontrar planos e condições que se ajustem ao seu bolso e não complicem sua vida financeira.
  • Conhecer várias opções: você pode realizar a simulação do consórcio quantas vezes precisar até encontrar um valor que possa ser verdadeiramente assumido. A melhor coisa é que você primeiro defina o preço mais baixo que está disposto a pagar e veja se as condições atendem aos seus requisitos.  
  • Personalização: você escolhe a opção que melhor se adequa ao seu orçamento para proporcionar o resultado ideal ao seu perfil;
  • Precisão: Para melhorar a eficiência, o simulador deve fornecer informações precisas sobre seu futuro investimento. Além disso, é muito importante exibir informações fáceis de entender, sem jargões técnicos ou fontes pequenas (famosas letrinhas pequenas).

Faça sua simulação com o consórcio Embracon.

Simulação