Principais dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Principais dúvidas sobre o consórcio imobiliário

Como realizar seu sonho de ter a casa própria ou aumentar seu patrimônio? Anteriormente, a primeira solução de pagamento considerada era o financiamento. O principal entrave a esse modelo é a burocracia e a perda de interesse envolvida. Por isso, alternativas mais práticas e simples, como grupos de consórcios, têm ganhado destaque. 

Quer conhecer as regras dos consórcios imobiliários e tirar suas dúvidas antes de assinar um contrato? Então, não deixe de continuar a leitura deste artigo! 

Consórcio imobiliário: as dúvidas frequentes sobre o tema 

O consórcio imobiliário é uma ótima alternativa para transformar o famoso sonho da casa própria em realidade. 

Flexível, economicamente viável e pouco burocrático, esse modelo de negócio já é muito popular no país. Apesar disso, o assunto ainda gera algumas dúvidas bem frequentes. 

A seguir, vamos responder as perguntas mais comuns sobre o consórcio imobiliário. Continue lendo! 

1. Qual é o papel da administradora do consórcio? 

A administradora do consórcio é a pessoa jurídica responsável por gerenciar o consórcio, assegurando o cumprimento da regulamentação do Banco Central. Antes da formação do grupo, ela já define as características e analisa a viabilidade do negócio, bem como estabelece as regras e condições para o seu funcionamento. 

Durante o consórcio, essa empresa vende as cotas, aplica os valores, efetua assembleias, cuida das penalidades, entre muitas outras atividades. Até mesmo depois do encerramento do grupo, ela tem a função de organizar alguns aspectos, como o restante do fundo comum. 

Resumindo, a missão da administradora é garantir os direitos coletivos dos consorciados, que precedem os interesses individuais. 

2. Como é feito o contrato de adesão ao grupo de consórcio? 

O contrato de adesão tem a função de formalizar a entrada de um consorciado, definindo quais são os seus direitos e deveres diante dos outros membros e da própria administradora. É de extrema importância ler todas as suas cláusulas, além de pedir a sua via do documento, para tê-lo sempre em mãos. 

Algumas informações que você deve sempre saber: 

  • Identificação das partes contratantes; 

  • Taxa de administração do consórcio imobiliário

  • Prazo de duração; 

  • Obrigações financeiras e contratuais do consorciado; 

  • Condições para sorteio e lance; 

  • Garantias exigidas para liberação do crédito. 

3. Como funcionam as assembleias gerais ordinárias? 

As assembleias são reuniões periódicas executadas pela administradora para efetuar os sorteios das cartas de crédito e apresentar os lances dos consorciados.  

O sorteio é a maneira mais comum de ser contemplado em um consórcio imobiliário. Nele, cada membro concorre com as suas cotas (cada uma possui um número) e todos possuem chances iguais de vencer.  

4. O que é o lance e quais são os principais tipos? 

Já os lances funcionam como um leilão, no qual o consorciado manifesta o seu interesse em pagar um valor a mais do que a mensalidade comum. Esse é um recurso muito utilizado para antecipar a contemplação no consórcio imobiliário

Existem alguns tipos de lance

  • Lance Livre: o consorciado apresenta o número de parcelas que está disposto a antecipar. 

  • Lance Fixo: há um percentual necessário para participar da modalidade, preestabelecido pela administradora. 

  • Lance Embutido: quando o participante utiliza parte do valor da sua carta de crédito para fazer a proposta. 

5. Como as prestações e o valor do crédito são atualizados? 

O reajuste ocorre anualmente no mês de aniversário da cota (mês da primeira parcela) e é aplicado tanto para cotas contempladas como não contempladas. 

O reajuste é calculado através de: 

• Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para automóveis, motos e serviços. 

• Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) para imóveis. 

6. De que forma o FGTS pode ser utilizado no consórcio? 

Os recursos da conta vinculada do FGTS poderão ser utilizados junto ao consórcio de imóvel nas seguintes situações: 

1) Pagamento total ou parcial de lance. 

2) Amortização e liquidação do saldo devedor do consórcio, cujo bem já tenha sido adquirido/construído pelo contemplado. 

O contemplado que já adquiriu seu imóvel para moradia e se enquadra em todas as regras de uso do FGTS pode continuar utilizando o seu FGTS para amortização ou liquidação do seu saldo devedor. Este processo específico é feito diretamente pelo Embracon. 

Como fazer um consórcio imobiliário 

Fique atento ao contrato 

Antes de finalizar qualquer negociação, é necessário ler atentamente o contrato disponibilizado por eles. Nele deverão constar todos os detalhes acerca da contratação do serviço, valores e datas de pagamento, além de todos os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.  

Assim, fica muito mais fácil evitar surpresas em algum momento e também diminui as chances de que haja algum problema futuro. 

Procure por uma administradora 

Antes de tudo, para saber como fazer um consórcio imobiliário é preciso procurar por uma administradora que seja de sua plena confiança. Ela será a grande responsável por reunir o grupo de pessoas que desejam adquirir a carta de crédito com fins imobiliários. 

Para saber se ela é regularizada, basta conferir se ela possui registro no Banco Central. Assim, fica mais fácil prevenir a ocorrência de golpes e problemas futuros. 

Pagamento das parcelas  

O prazo de pagamento, assim como o valor é estipulado pela própria administradora e deverá ser discriminado em contrato.  

Aqui, o valor arrecadado da parcela de cada integrante do grupo é dividida em: 

  • Fundo comum – Corresponde a poupança que será formada para a aquisição do imóvel; 

  • Fundo de reserva – Valor destinado para garantir o andamento do consórcio em casos de inadimplência; 

  • Taxa de administração – É o valor correspondente ao pagamento da administradora por seus serviços 

  • Seguro – Garante que a carta de crédito seja recebida ainda que ocorram imprevistos. 

Agora que esclarecemos as principais dúvidas, e mostramos todas as vantagens de investir em um consórcio imobiliário, o que acha de fazer uma simulação na nossa plataforma? Acesse e confira!