Poupar dinheiro: feche o ano no azul

Poupar dinheiro: feche o ano no azul

Para quem se vê no prejuízo financeiro, a melhor solução é aprender a poupar dinheiro sem tomar medidas extremas. Por exemplo, é possível começar com pequenos hábitos diários de poupar dinheiro, e assim gradualmente você poderá fechar o mês no azul.  

Além disso, é importante desenvolver o hábito de economizar todos os meses para investir, mesmo que o valor seja pequeno. Sabemos que na vida real nem todos têm as mesmas oportunidades e condições de economizar. Normalmente, o salário é apenas o suficiente para cobrir as contas principais, e não sobra muito. Sem falar que geralmente somos afetados por contratempos.

Portanto, a educação financeira é muito importante para você mudar seus hábitos, aprender a traçar metas para o futuro e usá-las como base para direcionar seu dinheiro.

Porque economizar é tão difícil?

A educação financeira na infância e adolescência geralmente não faz parte da cultura brasileira. É por isso que sempre vemos nos jornais que os níveis de endividamento estão muito altos e muitas pessoas não conseguem lidar com as questões financeiras de forma saudável.

Além disso, embora saibamos a importância de poupar dinheiro, é uma questão de hábito. Portanto, a falta de educação financeira, aliada aos hábitos de consumo, dificultam a escolha de poupar dinheiro.

Afinal, isso afetará nossa vida diária e até mesmo nosso padrão de vida. Em muitos casos, é necessário cortar gastos excessivos, mudar o comportamento de compra e realizar outras ações importantes para o orçamento - todas as quais exigem mudança de hábitos.

Dicas para economizar

1. Não compre por impulso

Todo mundo conhece alguém que geralmente compra por impulso. Seja por conta da marca ou qualidade do produto.  Nem mesmo considerou se a compra era realmente necessária naquele momento e se o dinheiro não seria necessário no futuro. Você conhece essa história?

Essa é uma atitude da qual todos precisam renunciar, porque é assim que o orçamento é afetado e o endividamento aumenta. Pense duas vezes antes de comprar alguma coisa.

2. Tenha um orçamento sempre atualizado

Você sabe quanto gasta com hospedagem, transporte, alimentação e férias de fim de semana? É muito importante controlar tudo isso para economizar mais dinheiro, pois com um bom orçamento, você sabe onde seu dinheiro é gasto todos os meses.

Tenha um orçamento sempre sincronizado com você, tenha mais controle, consciência, e saiba se está gastando mais do que deveria!

3. Anote todas as suas despesas, incluindo os intervalos para o café

De café em café, seu dinheiro está se despedindo. Portanto, adquira o hábito de anotar todas as despesas, até o café após o almoço, ou seja, marcar as menores despesas. Dessa forma, você poderá controlar melhor para onde vai seu salário a cada mês.

Existem vários aplicativos que podem ajudar com esse recurso, como o Guia Pocket e o Organizze. Na Internet, você também pode encontrar muitos modelos de planilhas no Excel, que são boas opções para monitorar seu orçamento de perto. Escolha sua ferramenta e anote seus gastos.

4. Economize todos os meses

Pessoas que realmente entendem de finanças dizem que não importa quanto dinheiro você economize, você deve desenvolver o hábito de economizar dinheiro todos os meses. O importante é desenvolver o hábito de economizar todo mês.

Economize 10, 30, 100 reais ... qualquer quantia que você economizar no seu orçamento já é grande. Portanto, você vai criando aos poucos a sua reserva de emergência.

E você não quer continuar na armadilha de taxas desnecessárias cobradas pelos bancos tradicionais, certo? Uma maneira de nunca ficar sem dinheiro ou cheque especial é apostar em uma conta digital que não consumirá seu dinheiro suado com taxas que você nem mesmo sabe quais são.

5. Antes de comprar, pesquise

Sempre que você compra, especialmente itens grandes, deve-se realizar uma pesquisa completa. Isso pode ajudá-lo a encontrar negócios muito bons e, assim, ajudá-lo a poupar dinheiro.

Por exemplo, se você deseja comprar um carro, primeiro pesquise um carro econômico, verifique as melhores ofertas e promoções do mercado e, em seguida, conclua a transação na primeira concessionária que encontrar.

6. Ter reservas financeiras

Uma dica importante para evitar problemas de dinheiro é sempre ter reservas financeiras. Portanto, em momentos imprevistos, você está pronto para se defender.

O valor ideal da reserva financeira é de 3 a 6 vezes as despesas mensais. Além disso, é importante investir esse dinheiro em investimentos com rendimentos superiores à inflação para que não se deprecie.

Outra forma muito simples e vantajosa de poupar seu dinheiro e transformá-lo em patrimônio é investir. O consórcio pode ser uma excelente escolha caso deseje montar seu patrimônio a médio e longo prazo. Visite o site da Embracon e veja como funciona.

Simulação
chat Eva