Onde encontro as informações da minha cota e grupo?

Onde encontro as informações da minha cota e grupo?

As cotas são iguais aos planos de consórcio? E grupos, como funciona? As pessoas interessadas em consórcio geralmente possuem diversas perguntas.

Não se preocupe, porque neste artigo explicaremos o significado e como funciona cota e grupo no consórcio. Além disso, mostraremos como confirmar essas informações. Boa leitura!

Como funciona um consórcio

O consórcio é uma excelente maneira de você conquistar seus objetivos, como a compra de um carro ou casa, por exemplo. Ele funciona de uma forma simples, porém muito segura.

Basicamente, podemos dizer que o consórcio reúne um grupo de pessoas interessadas em um mesmo propósito: de adquirir algum bem, mas que não dispõe do valor à vista para pagar. Para isso, elas se dispõem em pagar mensalmente um valor, sendo que a cada mês uma pessoa é contemplada e recebe o direito de utilizar o crédito arrecadado.

Todo o andamento do processo, da reunião das pessoas até a contemplação é realizado por uma administradora de consórcio. Ao final, quando todos tiverem recebido seus bens, o grupo é encerrado.

O que é uma cota de consórcio?

A cota de consórcio corresponde a um número que identifica o consorciado dentro de seu grupo. Sendo assim, isso inclui:

  • plano escolhido;

  • todo o histórico de seus pagamentos;

  • e as participações que ficam vinculadas a essa numeração.

Ela representa a parte do valor total que foi comprada. Nos sorteios mensais, os participantes não são conhecidos pelo nome, mas sim pela cota.

Como ter uma cota de consórcio?

O primeiro passo para fazer um consórcio é encontrar uma administradora aprovada pelo mercado com uma política transparente. Depois disso, a melhor opção é realizar uma simulação. Uma boa administradora permite que você faça isso sem restrições.

Nesse ponto, ele pode ser calculado com base no valor mensal que você pretende pagar ou com base no valor do carro ou imóvel. Tente especificar a partir desses dois parâmetros. Isso muitas vezes o ajudará a escolher o plano que melhor se adapta às suas realidades financeiras.

Conseguir uma cota de consórcio desde a formação do grupo pode ser bom para o seu orçamento, já que as condições e valores podem ser conhecidos desde o início, além de ter um entendimento sólido do que o administrador faz, suas regras, etc. Então pense em qual opção é melhor para você.

Como é formado um grupo de consórcio?

Pessoas com o mesmo interesse na compra de um determinado bem formam um grupo de consórcio. Os consorciados, como são chamados, contribuem com um valor mensal, durante o prazo estabelecido em contrato.

O número máximo de participantes em um grupo de consórcio é definido junto à administradora. Como se trata de uma compra em conjunto, é importante que cada consorciado cumpra com seus compromissos. Pois a inadimplência de um pode comprometer todos os demais. Por isso as parcelas devem ser pagas à risca.

Grupo em formação

Dizemos que o grupo está se formando quando a administradora ainda está reunindo o número de membros do consórcio necessários para formá-lo. Como tal, o primeiro sorteio do grupo ainda não aconteceu.

Como posso confirmar as informações de cota e grupo?

Todas as informações sobre o consórcio são disponibilizadas através dos seguintes meios:

  1. No seu contrato de adesão ao consórcio;

  2. Portal do consorciado;

  3. Suporte telefônico da Administradora.

Em caso de dúvidas, é só entrar em contato com a nossa equipe!