O que é um sobrado?

O que é um sobrado?

Quando se fala de morar em uma casa, o que vem à mente? Um local grande, com bom espaço de quintal e churrasqueira? Muito provavelmente um lugar aconchegante, que abriga todos os integrantes da família e, de sobra, possui espaço o suficiente para garantir a privacidade de cada um.

Ou seja, quando o assunto é casa, muito provavelmente estamos falando de um sobrado.

Um sobrado é uma casa com dois ou mais andares que possui os cômodos necessários para os moradores. Trata-se de um tipo de moradia que foi bem popularizada desde a época do Brasil Colônia, quando os funcionários que prestavam serviços à Coroa eram congratulados com grandes moradias. Não à toa, os sobrados passaram a se tornar símbolos da urbanização das cidades brasileiras.

Até os dias de hoje, as cidades são compostas por uma grande quantidade de sobrados. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito em 2019 revelou que 85% das moradias de todo o país são de casas, o que corresponde a um total de 62 milhões de unidades. Embora existam diversos tipos de casa, pode-se assumir que boa parte desse montante é composta de sobrados.

A seguir, vamos explicar mais detalhes de como são os sobrados e como você pode investir em um por meio do consórcio.

Por que vale a pena ter um sobrado  

Se você deseja ter um espaço que proporcione mais conforto para todos os integrantes da família, construir um sobrado pode ser uma boa ideia.

Independente do tamanho do terreno, é possível construir dois ou mais andares para o seu sobrado. Quanto a isso, porém, é preciso consultar as especificações da Prefeitura da sua cidade e contratar um engenheiro com ART (Atestado de Regularidade Técnica) para supervisionar toda a parte de construção da obra.

Dependendo da estrutura que se deseja construir ou até mesmo o espaço do terreno, podem haver limitações para o tamanho do seu sobrado.

De qualquer forma, o sobrado é uma excelente forma de montar o projeto do seu lar da forma que você deseja. Consulte os profissionais necessários, para que você tenha uma boa experiência para preparar o seu novo lar.

Caso você tenha um terreno com uma boa largura, pode aproveitar melhor os espaços e até mesmo construir uma piscina ou uma churrasqueira na área. Mas, se o espaço for pequeno, sem problemas: existem diversos projetos para criar uma casa bonita e bem organizada, que aproveita bem os espaços. Com a ajuda de um arquiteto, é possível definir o melhor estilo para você, de acordo com o que deseja.

Caso tenha interesse de comprar uma casa já construída, mas queira remodelar o sobrado, para deixar do seu jeito, conte com o trabalho de um engenheiro com ART e entenda se é possível montar mais um andar ou trabalhar com obras mais complexas.

Seja para reforma ou para a compra de um sobrado, você pode contar com o consórcio. Vamos explicar a seguir como funciona.

Consórcio para a compra de um sobrado

Existem diversas formas de comprar um sobrado: você pode começar com a compra de um terreno, para construir do zero, ou comprar uma casa já pronta para, depois, deixar do jeito que preferir com uma reforma.

Para isso, é possível contar com o consórcio de imóveis. Com cartas de crédito de até R$ 500 mil, você pode realizar o sonho da casa própria sem ter que pagar um valor de entrada e, o melhor, sem o acréscimo de juros, como acontece no financiamento.

Você não sai com o bem na hora porque se trata de um autofinanciamento, em que você define o valor necessário para a compra do bem e a quantidade de mensalidades. Tudo isso é possível por meio da simulação.

Ao fechar contrato com o consórcio, você contribui com as mensalidades e pode ser contemplado por meio do sorteio ou com a oferta de um lance, que é um valor a mais que todos os consorciados podem dar com o objetivo de ser contemplado com antecedência. O maior valor de lance define o contemplado - contanto que este valor seja de, pelo menos, 10% do total da carta de crédito.

Exclusivamente pelo consórcio de imóveis, é possível utilizar os recursos do FGTS para dar o seu lance.

Ao ser contemplado, você tem acesso à carta de crédito, que tem poder de compra à vista para o seu imóvel. Se o valor da carta for maior que o bem, você pode utilizar até 10% do valor para despesas burocráticas, como idas ao cartório e transferência de propriedade. E, se o saldo for insuficiente, sem problemas: é possível completar a compra com os seus próprios recursos, ainda se utilizando da carta de crédito.  

Indique a empresa responsável ou proprietário, para que a administradora faça a transferência do valor integral da sua carta de crédito. Aproveite para negociar um bom valor para a sua compra, afinal, a carta tem poder de compra à vista, permitindo uma boa margem de negociação.

Consórcio para reforma? Também é possível

Se você já tem o seu sobrado, também pode contar com o consórcio para fazer uma reforma completa, do jeito que você sempre quis.

Para isso, você pode fazer uma simulação de consórcio de serviços. O mecanismo é semelhante aos demais produtos: você seleciona o valor da carta de crédito e a quantidade de mensalidades que deseja pagar.

Depois de assinar o contrato de consórcio, você participa de um grupo e pode ser contemplado por sorteio ou lance. Ao receber a sua carta de crédito, é preciso passar uma nota fiscal dos serviços que deseja realizar em sua reforma. Assim, a administradora efetua o pagamento de forma integral, para que você consiga deixar o lar do jeito que realmente deseja.

Portanto, conte com o consórcio para construir ou reformar o seu sobrado. Faça uma simulação e conte desde já com uma categoria que realiza sonhos de brasileiros há mais de 50 anos.

Simulação