O consórcio pode ser uma boa opção para você comprar um bem de alto valor

O consórcio pode ser uma boa opção para você comprar um bem de alto valor

Se você está se perguntando sobre as vantagens de um consórcio para realizar seus sonhos, como comprar um bem, seja um carro ou um imóvel para sair do aluguel, mas ainda tem medo de aderir a esse modelo financeiro, não se preocupe. Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber. 

Afinal, ao lidar com dinheiro, é preciso ter cuidado e reunir as informações certas para encontrar o melhor negócio. Assumir riscos não é uma boa opção quando determinados recursos monetários consomem parte do orçamento mensal a médio e longo prazo. 

A vantagem do consórcio é que não há taxa de entrada e nem taxa de juros. Esses recursos por si só o tornam muito atraente, mas abaixo vamos esclarecer mais sobre esse recurso de obtenção de crédito. Confira! 

Permite poupar dinheiro e manter a disciplina financeira 

Muitas pessoas querem comprar um bem de alto valor ou alugar serviços caros, mas não têm dinheiro suficiente para concluir a transação. Da mesma forma, algumas pessoas acham difícil economizar e, portanto, não podem economizar por conta própria. 

Nesses casos, aderir a um consórcio pode ser uma boa opção, pois ao ser membro do grupo você passa a fazer parte de uma espécie de poupança obrigatória. Você paga parcelas mensais e monta um fundo para compra de mercadorias ou assinatura de contratos de serviços. No entanto, você só pode acessar esse valor quando for contemplado. Isso ajuda a evitar compras por impulso e gastos desnecessários

Além disso, o consórcio também permite que você desenvolva disciplina para, futuramente, fazer sua compra, o que pode ser benéfico para ter uma vida de consumo mais contida e econômica. 

Comprar um bem sem entrada e sem juros 

Está certo! O consórcio não cobra juros. O que existe é uma taxa de administração, que é um valor mais acessível do que outras formas de compra. É um percentual fixado no contrato e diluído ao longo da vida do plano. 

Além disso, não há necessidade de entrada, ou seja, o valor do ativo é pago integralmente em parcelas. Este é um ponto muito interessante para quem tem dificuldade em economizar para um adiantamento. 

Atualiza o valor da carta de crédito 

Como um consórcio pode durar vários anos, o valor da carta de crédito é atualizado regularmente. Portanto, você não corre o risco de perder dinheiro devido à inflação ou desvalorização da moeda. 

Vale ressaltar que os parâmetros de mercado para esse reajuste devem estar previstos no contrato de adesão conjunta. Isso garante que você não perca poder de compra ao longo do tempo. 

Dá versatilidade no uso do crédito 

Em um consórcio, você tem a flexibilidade de usar cartas de crédito. Qualquer item que se enquadre na categoria de consórcio contratado pode ser adquirido. Por exemplo, você pode definir a marca e o modelo do veículo que melhor atende às suas necessidades. No caso de um consórcio imobiliário, é possível comprar um bem, um apartamento (novo ou em fábrica), terreno, casa na rua ou condomínio 

Além disso, há também empreendedores que entraram no setor para investir em seus próprios negócios. Isso abre um leque de possibilidades, como a aquisição de estabelecimentos comerciais, frotas e/ou maquinários para agilizar a produção. 

Favorece a poupança programada 

Embora seja visto como uma compra planejada, o consórcio também pode ajudar a economizar dinheiro. Se esse for o seu objetivo, basta pagar as parcelas e sair do sorteio e concorrer a uma oferta para receber o valor investido ao final do programa. 

Então você investe no longo prazo para usar o dinheiro para viver uma aposentadoria tranquila, adquirir patrimônio, investir em outro ativo ou presentear seus filhos com bens de alto valor, como carros, imóveis, terrenos ou estudos, por exemplo. 

Concede uma boa variedade de prazos e planos 

As administradoras oferecem uma grande variedade de planos, a fim de permitir que os participantes escolham o consórcio ideal para o seu perfil. 

Sendo assim, é possível definir o valor da carta de crédito conforme o bem ou serviço que se deseja comprar. Também é possível definir o prazo de pagamento, bem como o valor das parcelas mensais para que se adequem ao seu orçamento. 

Isso garante que você, futuro consorciado, se planeje, definindo todos os seus planos com base na sua condição financeira, afim de não comprometer o suas finanças. 

É possível antecipar a contemplação 

Existem dois métodos a serem contemplados: sorteio e lance. Se você não quer apenas esperar pela sorte, pode dar lances para aumentar suas chances de ser considerado. Os lances nada mais são do que oferecer um valor correspondente às expectativas de parcelamento do consórcio. Normalmente, o maior lance é contemplado e recebe uma carta de crédito. 

É importante lembrar que, caso seu lance não seja vencedor, você não precisa pagar o valor ofertado e pode usá-lo no próximo mês para fazer outra oferta e tentar prever a contemplação. Mas sempre lembrando, nenhuma administradora pode garantir quando você será contemplado, seja por sorteio ou lance. 

É um investimento seguro 

De um modo geral, o investimento financeiro requer muita pesquisa e uma estratégia clara. Caso contrário, você pode tomar decisões erradas e sofrer grandes perdas. 

Portanto, uma das razões para a escolha do consórcio é sua simplicidade (acessibilidade). Você não precisa ser um especialista em mercados financeiros e investimentos, pois só precisa parcelar na data da assinatura do contrato. Dessa forma, você terá muito dinheiro para comprar um bem sem sofrer perdas financeiras, pois pode ter certeza de que será considerado e poderá obter o valor investido. 

Depois de conhecer todas as vantagens de um consórcio, você descobrirá que essa abordagem de aquisição é uma ótima opção para realizar seus sonhos, não? Na hora de contratar, não se esqueça de procurar uma empresa sólida no mercado que possa gerenciar todo o processo com cuidado e fornecer uma solução que atenda às suas necessidades. 

Se você curtiu este conteúdo continue nos acompanhando para ter acesso à mais artigos relacionados. Aproveite para fazer uma simulação em nossa plataforma! 

chat Eva