Não sabe como pagar a faculdade? Faça o consórcio de serviços

Não sabe como pagar a faculdade? Faça o consórcio de serviços

A faculdade é um momento que pode ser definitivo em nossas carreiras. Embora se trate de um curso entre 3 e 5 anos de duração, ele dá o direcionamento de nossa vida profissional: de certa forma, é o primeiro passo para que você consiga ter uma profissão sólida. 

É comum, atualmente, dizer que a faculdade se tornou praticamente obrigatória em nosso currículo. Tanto que, nos últimos anos, o acesso ao ensino superior tem aumentado. De acordo com o Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), entre 2008 e 2018 o número de estudantes que estavam cursando alguma faculdade aumentou em mais de 44%. No ano da pesquisa, 2018, cerca de 8,4 milhões de pessoas estavam com a graduação em andamento - a grande maioria delas, 75%, em universidades privadas. 

Embora seja um dado interessante, o Brasil ainda possui muitos desafios quando o assunto é formar universitários. O levantamento mais recente da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) identificou que apenas 21% dos jovens brasileiros entre 25 e 34 anos concluíram o ensino superior. Muitos deles correm o risco de se frustrar enquanto estão pagando pelo curso superior: ainda segundo o estudo da OCDE, somente 33% dos jovens conseguem concluir o curso no tempo que havia sido estimado. 

Existem diversos motivos que levam uma pessoa a fazer faculdade. Além de dar a oportunidade de seguir uma profissão dos sonhos, os trabalhadores com curso superior ganham salários maiores. Para se ter uma ideia, o profissional com ensino superior ganha, em média, 140% mais do que profissionais que possuem apenas o Ensino Médio. Quem investe ainda mais em seus estudos, com especializações, pós-graduação e mestrado, pode ganhar até 350% mais comparado a quem concluiu apenas o terceiro colegial. 

Portanto, mais do que uma escolha importante, fazer faculdade é uma forma de disputar vagas melhores e, consequentemente, obter melhores salários. 

Por se tratar de uma escolha grandiosa, surgem muitas dúvidas no meio do caminho. Identificar o curso que irá fazer, claro, é extremamente importante. Porém, outros fatores são postos à mesa: qual instituição estudar? Como fazer para pagar as mensalidades? Será que terei condições de pagar um curso do começo ao fim? 

A seguir, vamos tirar todas essas dúvidas, mostrando as opções de pagamento de uma faculdade e dicas para que você consiga se organizar da melhor forma. 

Dicas para quem quer voltar aos estudos 

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. Estudar é fundamental para se destacar e ter boas oportunidades de emprego. E muitas vezes apenas a faculdade não basta e, nesse momento, é importante se planejar para pensar em cursos, pós-graduações e por que não em um mestrado ou doutorado? Juntamos algumas dicas para quem pretende recomeçar. Confira: 

Faça um planejamento financeiro 

Existem opções para todos os bolsos, mas mesmo assim é fundamental que você faça uma reserva pensando nos seus estudos. Mesmo sendo um curso gratuito ou mais em conta, existem diversos gastos que envolvem voltar a estudar: mensalidade, deslocamento, alimentação, livros, entre outros. 

Uma boa opção para quem quer ganhar desconto com a mensalidade é pagando tudo à vista. Muitas universidades oferecem ótimos descontos para quem escolhe essa opção. E o melhor é, fazendo essa organização você não precisará se preocupar com atrasos nas mensalidades e eventuais problemas de pagamento. 

Economize 

Não existe fórmula mágica. Se você abre um gasto a mais nas suas contas, você precisará deixar de gastar com alguns outros itens. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa. Comece a anotar quais são seus gastos para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos que também podem te ajudar com isso. 

Estude suas opções 

Na hora de começar a pensar nessas opções é bom você avaliar quais cursos têm mais a ver com você e principalmente com a sua rotina. Voltar a estudar é sim custoso, mas precisa ser viável para você não desistir. 

Então coloque no papel o tempo que você precisará se dedicar ao seu novo curso, sem esquecer de contar os trabalhos e tarefas escolares. Também é importante você analisar como é o programa de matérias e a distância do curso para a sua casa. Uma ótima opção que os brasileiros já estão até se acostumando são os cursos de EAD (Educação à Distância). Eles são bem práticos para quem não tem tanto tempo ou dificuldade para se deslocar até o local. 

Essa também é a hora de entender se vale a pena começar uma faculdade do zero, ou talvez apenas uma especialização ou curso profissionalizante. Não limite suas opções. 

Seja muito criterioso na hora de escolher o seu curso 

Avalie o seu objetivo de vida e preste atenção qual curso pode te ajudar a chegar neste objetivo. Pergunte aos profissionais que você admira quais cursos eles recomendam e comece a avaliar qual tem mais a ver com você  e com o seu objetivo. 

Além de avaliar o curso, pesquise bastante sobre a instituição de ensino, se possível, converse com alunos e ex-alunos. Fazendo essa pesquisa sobre o curso e a instituição você consegue ter uma ideia de tudo irá funcionar e diminuindo as chances de você desistir no meio do processo. 

Saía da sua zona de conforto 

Avalie os seus medos e entenda o porquê deles. A partir disso, você vai entender quão longe consegue chegar sem medo. Na hora de voltar a estudar, principalmente se faz muito tempo que você não estuda, pensar fora da caixinha vai te destacar entre os alunos. 

Estudar também é uma excelente forma de conhecer pessoas e assim já fazer contatos interessantes para o seu futuro profissional. Não seja tímido, todo mundo é um potencial colega de trabalho: dos alunos aos professores. 

Não tenha vergonha de ser mais velho que os outros alunos 

Caso você esteja disposto a voltar à uma universidade, não se sinta intimidado por estudar com pessoas mais novas. Essa pode ser a sua chance de fazer muitos amigos e conhecer pessoas com um universo completamente do seu, o que não deixa de ser uma ótima oportunidade. 

E também não se sinta mal por não ter o mesmo nível de compreensão que pessoas muito mais novas. O modo que elas veem o mundo é diferente, e a magia de estudar com pessoas mais novas é justamente que elas acabam te ensinando também. Então, sem preconceito! 

O seu tempo 

Caso você vá fazer um curso mais demorado vale a pena você abrir mão de costumes antigos que faziam parte do seu dia a dia para abrir mais espaço na sua agenda. Com certeza algumas épocas acabam sendo mais corridas, como semanas de provas, entregas de trabalho, etc, mas se você se organizar, tudo é possível. 

Se você trabalha, converse com o seu chefe sobre a sua decisão de voltar a estudar e peça ajuda nessa organização. Muitas vezes o seu chefe e colegas de trabalho são pontos de apoio nessa hora, inclusive, eles podem te ajudar na hora de escolher o curso. 

Pagar faculdade com consórcio, é possível? 

Muitos planos foram feitos quando criança, geralmente a partir de uma pergunta simples: “O que você quer fazer quando crescer?” Até uma criança pode trazer grandes sonhos, como ser astronauta, professor, médico, engenheiro, etc.  

Realizar esses sonhos requer muito esforço, planejamento e pesquisa. Por isso, como adultos, precisamos fazer cursos de graduação e colocar esses sonhos em prática, para muitas pessoas isso é mais do que um sonho. Os sonhos são também a necessidade de adaptação ao mercado cada vez mais exigente. A universidade pode aumentar as possibilidades de sucesso na carreira.  

Por meio dos cursos de graduação, você pode ter uma visão mais ampla do campo de atuação e do mundo, de forma a atingir seus objetivos pessoais e profissionais. Foi nessa altura que muita gente quis saber como fazê-lo e, entre as várias possibilidades do mercado, encontrou uma aliança de serviços. 

Essa modalidade permite que o cliente utilize o valor do crédito para pagamento de serviços diversos, tais como formatura, graduação, viagens, entre outros. 

Como funciona um consórcio para pagar faculdade? 

Quem tem interesse em fazer uma faculdade ou fazer esse investimento para garantir a continuidade da educação dos filhos precisa procurar a categoria Consórcio de Serviços

Com ele, o consorciado tem acesso a uma gama de serviços por meio da sua carta de crédito. Eles incluem festas de casamento e aniversário, cirurgias, viagens e, também, algumas parcelas de um curso superior, entre outros. 

Para que tudo ocorra da maneira correta, você primeiramente precisa decidir qual é o melhor valor da carta de crédito com base no seu orçamento. Ela cobrirá um semestre de aulas? Talvez dois semestres? Veja qual é a opção mais interessante para o seu bolso e o suficiente para pagar a faculdade escolhida. 

Depois de definido o valor, basta ingressar no consórcio e se tornar um cotista. Com tudo definido, você pagará parcelas mensais — assim, consegue juntar dinheiro “compulsivamente” e se prepara para o futuro sem causar grandes impactos no orçamento familiar. 

Qual o melhor momento para começar o consórcio? 

O consórcio é um investimento a médio ou longo prazo. Em função disso, você não pode deixar para fazê-lo de última hora, já que correria o risco de não ser contemplado (ganhar acesso à sua carta de crédito) até a entrada de seus filhos na faculdade. 

Seguindo essa lógica, o mais indicado é começar o consórcio enquanto eles ainda estão no ensino fundamental ou quando entrarem no ensino médio. 

Nada impede que você comece esse investimento depois, mas lembre-se que pode demorar para ser contemplado. 

E como tenho acesso à minha carta de crédito? 

Para, enfim, “colocar as mãos no dinheiro” e usá-lo para pagar a faculdade dos seus filhos, você precisa ser contemplado. É por meio da contemplação que o acesso à carta de crédito é dado. Existem três formas de ser contemplado: 

  • Ser sorteado a qualquer momento, tendo sua cota contemplada (isso depende da sorte); 

  • Dar um lance competitivo; 

  • Esperar até o fim do consórcio. Caso os seus lances não sejam aceitos e o sorteio não o contemple, ao final das parcelas você ganhará sua carta de crédito normalmente (por isso, é importante se planejar!). 

Pagar a faculdade com o consórcio é a melhor opção? 

A compra de investimentos em consórcio requer planejamento. No caso de consórcio universitário, recomenda-se completá-lo com antecedência e estabelecer um cronograma de acordo com o plano de início do curso.  

É necessário estabelecer uma organização que leve em conta o dinheiro que você tem em mãos quando começa a estudar e pode pagar pela universidade de sua escolha. 

Quais as diferenças do consórcio de serviços para os outros? 

Por exemplo, em termos de operação, não há diferença entre um consórcio de automóveis ou um consórcio de imóveis. Ou seja, os grupos são formados da mesma forma. O administrador reúne pessoas comuns, os consorciados definem o valor da carta de crédito que receberão.  

O contrato é semelhante, nele constam os direitos e obrigações, valores e responsabilidades de todas as partes. Além disso, todas as datas de início e término do grupo também estão incluídas no documento. Porém, o consórcio de serviços tem as suas particularidades. O mais destacado é o valor das cartas de crédito, pois costumam ser menores do que outros tipos de consórcio. 

Outra característica marcante são os prazos, via de regra, igualmente menores. Contudo, o que mais diferencia essa categoria é que a carta de crédito só poderá ser usada para a contratação de um serviço, e não para a compra de bens ou produtos.  

Dessa forma, supre uma demanda de mercado, abrangendo uma série de atividades. E aproximando pessoas da realização de seus sonhos pessoais e objetivos familiares que não cabiam em outras categorias. 

Quais as vantagens desse investimento a longo prazo? 

Você, assim como todos os bons pais e mães, se preocupa com a formação dos seus filhos, não é mesmo? 

Por isso, a primeira grande vantagem do consórcio para pagar faculdade é a tranquilidade que ele traz nesse momento tão importante. 

O consórcio tem várias outras vantagens. Veja quais são elas a seguir! 

O consórcio entrega boas opções de negócio 

Com a carta contemplada em mãos, você terá várias boas escolhas para fazer. Diversas faculdades oferecem desconto para quem faz pagamentos à vista. Em alguns casos, você fará o pagamento integral do curso; em outros você terá a opção de pagar anualmente. 

Você ensina seus filhos pelo exemplo 

Além disso, com o consórcio você mostrará para seus filhos a importância de poupar e se planejar para o futuro. 

A melhor parte é que esse ensinamento vai muito além de palavras, já que eles aprenderão com o seu exemplo. 

Com a garantia você motiva seus filhos 

Não podemos esquecer, também, que ao ingressar em um consórcio você mostra para seus filhos que o futuro deles está seguro. Com isso, eles podem ficar mais tranquilos e até motivados por saberem que seus pais se preocupam tanto com sua educação. 

Para que todas essas informações fiquem ainda mais claras para você, temos uma dica de ouro. Faça uma simulação em nosso site e veja como funcionaria se você iniciasse um consórcio hoje mesmo!

Simulação