EAD: a educação a distância é para você?

EAD: a educação a distância é para você?

Quem está procurando novos cursos acadêmicos para fazer – seja uma faculdade, pós-graduação ou mesmo um curso de especialização – já se deparou com a sigla EAD.

Com o número de brasileiros cada vez mais conectado à internet, o ensino a distância tornou-se uma alternativa viável para prosseguir nos estudos.

Nem sempre as universidades ficam próximas de casa e, em grandes cidades, a modalidade tem atendido pessoas que moram em bairros mais distantes ou até mesmo outras cidades.

Pelo EAD, também é possível fazer cursos livres e até gratuitos. A seguir, explicamos melhor o que é o ensino a distância.

Leia mais sobre: Como um MBA executivo pode alavancar a sua carreira.

O que é EAD?

De acordo com a Abed (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) cursos em que mais de 70% de seu conteúdo é desenvolvido e disponibilizado online.

Isso significa que a realização de provas e entrega de alguns trabalhos pode ser feita presencialmente, como no método convencional.

A grande diferença é que, em vez de se deslocar fisicamente até a sala de aula, no EAD é possível acessar o material de estudo pela internet, geralmente por uma plataforma dedicada com textos, indicações bibliográficas e vídeos com professores ensinando na prática. Dentro dessa plataforma, as instituições permitem a interação entre os alunos, com fóruns explicativos.

Além do curso superior, já é possível fazer cursos técnicos, de especialização, idiomas, preparatórios e cursos profissionalizantes.

Saiba mais: Tire suas principais dúvidas sobre a faculdade de administração.

Será que tenho o perfil de curso EAD?

Apesar da resistência inicial, já que o EAD traz uma nova proposta de aprendizado, muitos alunos passaram a considerar a modalidade devido aos custos.

Uma graduação em EAD, por exemplo, sai mais em conta que a graduação presencial. Algumas instituições trabalham com módulos semipresenciais, com metade da grade EAD e metade presencial. Com um valor mais atrativo, cada vez mais alunos têm visto neste módulo uma oportunidade para ver como lidam com o ensino a distância.

Cursos online exigem mais disciplina do aluno, já que ele fica responsável por se programar para assistir às aulas e seguir o calendário letivo, sem a ‘pressão’ dos professores nas salas de aula, por exemplo.

Leia também: Como se programar financeiramente para a faculdade dos filhos?

Dicas para aproveitar educação a distância

A melhor forma de aproveitar ao máximo o aprendizado a distância é separar dias da semana para ver as aulas.

Geralmente o conteúdo disponibilizado é o mesmo das aulas presenciais. Confira a grade e realize as leituras antes de assistir aos vídeos dos professores.

Esse preparo exige tempo. Pense da seguinte maneira: se no curso presencial é necessário pelo menos 3h de aulas em uma graduação, por exemplo, tenho que dedicar o mesmo tempo em um módulo EAD.

E, quando não for possível fazer as aulas nos dias em que determinou, encontre uma forma de ‘compensar’ a aula.

Uma das maiores vantagens do EAD é que a presença não se limita a estar fisicamente na sala, mas na entrega das atividades e na interação com os professores e alunos.

Visite o ambiente online com frequência: pense que, dessa forma, é como ir à universidade. E já que estamos falando de graduação, reserve alguns dias para visitar a instituição fisicamente. Muitas vezes a faculdade possui uma infraestrutura excelente, que pode ajudar a fazer os trabalhos e dar uma boa direção profissional. Mesmo sendo aluno EAD, na maioria dos casos você tem acesso aos demais benefícios.

Se você já tem ideia do curso que deseja fazer e não quer se deslocar tanto, considere a educação a distância. Para saber como o consórcio pode te ajudar a fazer cursos dessa modalidade, saiba como funciona a carta de crédito para faculdade.

Conheça 4 formas de pagar a faculdade!
Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.