Tire 5 dúvidas sobre a faculdade de Medicina

Tire 5 dúvidas sobre a faculdade de Medicina

Para se tornar um médico, é preciso cursar a faculdade de Medicina durante, no mínimo, seis anos. Esse profissional também deve se registrar no Conselho Regional de Medicina do seu estado.

Durante o curso, a grade curricular é dividida nos ciclos básico, clínico e internato. As disciplinas estudadas durante a graduação são variadas, com conteúdos sobre parasitologia, citologia, imunologia e bioquímica, até áreas mais específicas sobre genética, reprodução humana, psicologia médica e saúde da criança e do adolescente.

Após a graduação, o estudante pode atuar no setor público ou privado, com clínica geral ou se tornar um especialista em uma das suas 53 áreas.

Continue lendo o post e tire mais dúvidas sobre este curso tão almejado. Confira!

Educação: saiba como investir na sua

1. Como é a faculdade de medicina?

Os dois primeiros anos do curso são destinados a matérias básicas e algumas gerais para a área de saúde, que servem como apoio ao que vem nos próximos semestres. Os anos seguintes são destinados ao atendimento, diagnóstico e cirurgia.

Nos terceiro e quarto ano, chamados de segundo ciclo, os alunos se deparam com aulas de semiologia e propedêutica, voltadas para os exames físicos em pacientes — realizados em hospitais e centros de saúde conveniados.

O atendimento aos pacientes começa entre o 5º e 6º ano, quando os estudantes atuam nos hospitais, na fase conhecida como internato. As atividades ocorrem em sala de aula e nos laboratórios, com dissecações de cadáveres, com o intuito de conhecer o funcionamento dos órgãos e do corpo humano em geral, e base para as disciplinas clínicas e cirúrgicas.

Ela completa o ciclo de formação básica e há uma maior dedicação de horas de estudo e atuação, com o objetivo de aprimorar as habilidades e preparar o futuro médico diretamente para o mercado de trabalho.

Leia também: Tire as suas dúvidas sobre o consórcio de educação Embracon

2. Qual o tempo médio de duração da faculdade de Medicina?

O Ministério da Educação (MEC) regulamenta a carga horária de todos os cursos superiores no Brasil. A graduação conta com carga horária mínima de 7.200 horas, distribuídas em 6 anos.

Algumas universidades oferecem programas de ensino ainda mais extensos, entre 8 e 9 mil horas. É muito importante considerar a duração deste curso. As aulas geralmente acontecem em período integral.

Faculdade de enfermagem: fique por dentro do curso e da profissão

3. Os prós e os contras de cursá-lo?

As vantagens

Sobretudo, a chance de auxiliar o próximo em circunstâncias de maior vulnerabilidade e necessidade, procedendo não só na otimização da qualidade de vida de um indivíduo, mas de categorias sociais inteiras.Além disso, o profissional encontra amplo campo de atuação profissional, adquire perícia para lidar com situações de pressão e preparo, além de beneficiar seu reconhecimento social, retorno emocional e altos ganhos financeiros.

Descubra: Como se programar financeiramente para a faculdade dos filhos?

As desvantagens

Grande carga de estudo, horários não flexíveis, que exige dedicação, inclusive em horário noturno e aos fins de semana e feriados, abdicar de seu tempo com a família e amigos, encarar ambientes de pressão.

Principalmente, nas necessidades constante de atualização de conhecimentos técnicos, que envolvem não só livros de Medicina, mas uma grande carga de leituras de artigos e participações em cursos e seminários.

Conheça 4 formas de pagar a faculdade

4. Quais são as possibilidades de carreira e especialização?

O curso de Medicina é apenas uma preparação para que o estudante atue de maneira geral na profissão. Após a graduação, ele ainda passará por uma residência médica de dois anos, caso deseje se especializar. O número de especializações em Medicina já chega a 53, o maior dentre todas as profissões do país.

Separamos 10 especializações para que você tenha noção caso queira avançar na profissão. Vejamos:

  • anestesiologia;
  • oncologia;
  • endoscopia;
  • geriatria;
  • hematologia;
  • neurologia;
  • obstetrícia;
  • otorrinolaringologia;
  • psiquiatria;
  • reumatologia.
Consórcio para pagar faculdade: o que é e como funciona

5. Como funciona a residência?

Após a conclusão do curso o estudante torna-se um clínico geral, também conhecido como médico generalista. Assim, ele pode iniciar uma residência médica.

Ela é exercida dentro dos hospitais, no período de dois anos. A função possui uma carga de 60 horas/semanais, onde o médico se ajusta para tornar-se um especialista entre as 53 áreas da profissão oferecidas.

Em resumo, a faculdade de Medicina é algo muito desejado por grande parte dos estudantes, porém existem dúvidas que foram tiradas neste artigo que deverá ser levado em consideração na sua decisão.

Gostou do post? Aproveite e receba nossos artigos atualizados ao assinar nossa newsletter!

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva