Morando sozinho: o que comprar

Morando sozinho: o que comprar

Quem decide morar sozinho precisa estar preparado para enfrentar uma série de mudanças. Isso porque, além de trazer rotinas diferenciadas, essa importante decisão muitas vezes vem acompanhada da necessidade de compra de um imóvel. 

Como qualquer outra experiência, comprar e administrar sua própria casa ou condomínio é um processo de prós e contras. 

Para começar no caminho certo, siga as informações deste manual e descubra tudo o que você precisa para aproveitar sua nova casa sem complicações! 

Verdades sobre morar sozinho 

No começo, algumas coisas podem não sair como o planejado — e isso é completamente normal. Portanto, para que você não tenha surpresas, continue a leitura: 

Mudanças e adaptações 

Todo tipo de mudança exige um período de adaptação — e a duração desse processo pode variar de uma pessoa para outra. Em geral, aqueles que experimentam a possibilidade de morar sozinho pela primeira vez podem demorar um pouco mais para se acostumar com a rotina. 

Muitas coisas só são aprendidas na prática — quando a pessoa já se encontra inserida na nova realidade. Portanto, tenha calma quando for passar por essa experiência. Com o tempo, é possível se familiarizar com as tarefas diárias e definir o tempo adequado para a realização de cada uma. 

Aumento das despesas 

Viver sob o teto da família permite que qualquer pessoa economize um bom dinheiro. Logo, a situação muda bastante quando você decide se mudar para um imóvel sozinho. A partir daí, é preciso se programar e custear itens e serviços básicos, como transporte, alimentação, produtos de higiene, entre outros. 

O impacto também vem com o aumento das despesas mensais, afinal, mesmo quem se livra do aluguel precisa pagar contas como a prestação do apartamento, IPTU, água, luz, gás, internet e TV por assinatura. Esses valores devem ser somados aos gastos com farmácia, supermercado, gasolina e serviços em geral. 

Mais responsabilidades 

Sair de casa para encarar a vida de morar sozinho exige que você tenha autonomia e se responsabilize por inúmeras atividades. Essa mudança pode ser mais difícil para quem não está acostumado a tomar decisões sem a colaboração de outras pessoas. 

Na nova rotina, todas as ações devem ser executadas pelo proprietário da casa, e isso inclui o pagamento das contas, contratação de serviços, preparo das refeições, limpeza dos ambientes, entre outras tarefas cotidianas. 

O que comprar para morar sozinho: os itens que você não pode ficar sem 

Para facilitar o planejamento, separamos os itens de acordo com os cômodos da casa. Sem mais delongas, vamos lá: 

Móveis da sala de estar/jantar  

O investimento necessário para obter um sofá pode comprometer o orçamento que seria igualmente importante para adquirir outros itens básicos. Por isso, não pense duas vezes em deixar para um segundo momento. 

Caso tenha condições, invista em um sofá confortável e de qualidade. 

Se você tiver uma televisão, instalá-la diretamente na parede também vai assegurar uma folguinha para você não precisar investir em um rack de imediato. 

Com o tempo, você conseguirá adicionar uma estante, tapetes, itens decorativos que vão deixar sua casa mais e mais confortável. 

Móveis e eletrodomésticos da cozinha 

Assim que possível, invista nos armários, pois não é interessante deixar as coisas armazenadas em caixas por mais do que um mês. 

Micro-ondas, liquidificador, mixer, máquina de lavar louças, panelas elétricas, grills, etc podem ser adquiridos com o tempo. 

Contudo, fogão e geladeira são itens primordiais que você não pode ficar sem. 

Móveis e enxoval do quarto e banheiro  

Os móveis que ficam ao lado da cama e servem para apoiar luminárias, deixar livros, etc podem ficar para depois. 

Com o tempo, você também vai identificar que tipo de armário precisa, se no seu caso faz sentido uma sapateira ou se um guarda-roupa espaçoso é suficiente. 

Porém, a cama é o item essencial. Pesquise bastante para não se arrepender de um colchão de má qualidade. E fique atento aos tamanhos também. 

É preciso investir em mais de um item no enxoval, para o caso de você receber visitas — e também para trocar as roupas de cama e de banho com frequência. 

Nos quartos, você vai precisar de: 

  • protetor de colchão; 

  • 3 jogos de fronha e lençol; 

  • edredons e cobertores. 

Já em relação à roupa de banho, considere: 

  • 2 ou 3 toalhas de banho; 

  • 2 toalhas de rosto; 

  • 2 jogos de tapete. 

Esse artigo te ajudou? O que acha de se programar financeiramente com o Consórcio Embracon! Acesse e confira nossos planos! 

chat Eva