Poltronas: por que e como utilizar em decoração de quarto

Poltronas: por que e como utilizar em decoração de quarto

Segredos de como usar poltronas para a decoração do seu quarto ficar incrível

Utilizamos os quartos para descanso. Só que não é só do corpo, como alguns pensam. Podemos ter uma área com poltronas dentro do cômodo para aqueles momentos de relaxamento da mente - ler um livro ou amamentar um bebê, por exemplo. 

Se a área local permitir isso, sem comprometer o espaço necessário para outros móveis e circulação, tudo certo. Mas qual tipo de poltrona usar em tal situação de decoração mesmo? Veja a seguir.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Daniella Lima

Onde colocar a poltrona no quarto?

A entrada dos quartos é geralmente destinada à recepção e preparação de acesso antes da área de cama. Nesse ponto podem estar as entradas também para closet e lavabo, se o cômodo for uma suíte. 

E por que dizemos isso tudo? Para ressaltar, que este não é o melhor local para se colocar poltronas. Do mesmo modo, frente a abertura de portas de roupeiros e gavetas de cômodas. 

Então, onde pôr poltronas dentro do quarto? Bem, na frente da cama é uma possibilidade, quando há muito espaço vazio bem no "coração" do ambiente. 

A alternativa é ao lado da cama, sobretudo quando a ideia é fazer observação, sentado, de quem está deitado ao lado. Por fim, perto da janela, voltadas ou para o quarto ou para a paisagem do meio externo. Só cuidado para não bloquear, de vez, o acesso de aproximação a esse vão.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Rosangela Larcipretti

Modelos de poltrona para decoração de quarto

#1 Poltrona comum

A poltrona comum é aquele tipo tradicional, com assento, encosto alto, apoio de braços e quatro pés. Geralmente uma peça assim vem lisa, em cores neutras, e com detalhes especiais de costura nas bordas das almofadas, principalmente no encosto - como capitonê e botonê, por exemplo. E o que mais chama atenção em seu design é a densidade das espumas, muito mais confortável e fofa do que podemos ver nas poltronas da sala de estar.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Rosangela Larcipretti
Imagem Consorcio Embracon
Foto: Rosangela Larcipretti

#2 Poltrona giratória

Esse tipo de poltrona em decoração de quarto não é muito comum, mas surge, sim, em alguns projetos de decoração. Por que isso? Por seu design ser mais formal ou condizente com ambientes de escritórios, por exemplo. 

Além disso, o giro da sua estrutura não serve bem para uma postura de relaxamento corporal, como pretendemos neste caso. Em contrapartida, seu modelo de pé ocupa menos espaço, ideal para quartos pequenos.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Luciane Cândido - Arredare Arquitetura, engenharia e interiores

#3 Poltrona de balanço

A poltrona de balanço pode apresentar diferentes linhas de design. O seu 'balanço', propriamente dito, nem sempre fica evidente. Em outros casos, tal função provoca um importante diferencial no desenho da peça. Mas, geralmente, ela parece comum até que o usuário senta e se surpreende com o movimento de balançar para frente e para trás.

Não há ambiente melhor da casa para a colocação de poltrona de balanço do que o quarto. Melhor ainda se esse quarto for de bebê. Por quê? 

Porque, nesse caso, o balançar do móvel deve tranquilizar tanto mãe quanto o bebê na tarefa de amamentação. Mas o ângulo do móvel também pode ser um convite a rápidos cochilos durante o dia, sob o sol que entra pela janela do cômodo.

É importante analisar as medidas dessa poltrona, até o quanto ela se inclina, para entender se a ergonomia está correta. Ou seja, se o seu design vai mesmo relaxar o corpo ou pressionar equivocadamente áreas do corpo como panturrilhas e joelhos, por exemplo. Eis medidas gerais de sugestão para poltrona de balanço: 75 x 90 x 105 cm.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Buji Decoração Reuso

#4 Poltrona chaise

A poltrona chaise é outro ícone da decoração de interiores. Na verdade, ela é quase um meio termo entre uma poltrona comum e sofá simples, porque, nela, é possível não só sentar, mas estender completamente as pernas. 

No exemplo de imagem a seguir, vemos um ícone do design, que é a poltrona chaise longue Eames. Geralmente ela é utilizada em ambientes de escritório ou sala de estar, mas, aqui, combinou muito bem.

E tem mais outra questão que podemos destacar desse exemplo de projeto. Neste caso, a poltrona foi posicionada em outro ponto do quarto, diferente da janela do ambiente. Mas a proposta visava um uso do espaço diferente. 

A cama mais perto da janela para a pessoa, na cama, aproveitar a luz solar. E o cantinho do estar e da leitura ganha, então, o complemento da luminária de piso para suprir a necessidade de iluminação no local.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Milena Bomediano

#5 Poltrona com pufe

As poltronas em geral - com exceção das giratórias - podem receber o acompanhamento de pufes. A poltrona chaise já vem com a sua própria extensão. Mas para as outras, o pufe vem com essa tarefa de permitir que o usuário possa estender as pernas e relaxar o corpo por completo. E essa dupla geralmente vem com traços parecidos e acabamento em mesmo tecido, possivelmente combinando com a cabeceira ou roupa de cama da cama.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Aline Cobra Design e Arquitetura

Será que vai bem colocar uma ou duas poltronas em seu quarto? Escolha um modelo e experimente, vai valorizar muito!

Essas dicas de decoração com poltronas foram criadas pela equipe Viva Decora.

Simulação