Faça a manutenção da sua casa regularmente

Faça a manutenção da sua casa regularmente

Ter a casa própria ainda se mantém como um dos maiores sonhos dos brasileiros. Por conta da pandemia de Covid-19, esse desejo se intensificou por conta, principalmente, do isolamento social, que fez com que mais pessoas permanecessem em casa.  

Tendo que trabalhar de casa e conviver mais tempo com os familiares, o lar ganhou um novo significado. Por conta disso, as pessoas procuraram reformar a casa, para deixá-la mais aconchegante, ou até mesmo trocar o lugar dos móveis com maior frequência, a fim de deixar o ambiente mais dinâmico. 

Mesmo com toda essa atenção voltada ao lar, é preciso ficar atento às obrigações periódicas. Uma das principais é a realização de uma manutenção regular em sua casa. A seguir, vamos mostrar como você pode se organizar de forma simples, a fim de evitar qualquer contratempo. 

Por que fazer manutenção em casa? 

Muita gente se pergunta sobre o motivo de fazer algum tipo de manutenção básica na residência. Além de manter a casa com uma aparência agradável, a manutenção impede algum tipo de acidente doméstico que possa ser prejudicial, como vazamentos, sujeira na água ou, em casos mais extremos, algum tipo de curto-circuito na energia. 

O principal motivo para a manutenção regular da sua casa tem a ver com segurança. Felizmente, com boas práticas e uma rotina que não prejudica o seu dia a dia, você pode conduzir toda essa manutenção. Hora de arregaçar as mangas para deixar a casa do jeito que você realmente deseja. 

Quais são os reparos essenciais de uma casa? 

Nem todas as casas possuem a mesma configuração. Porém, existem alguns problemas gerais, que podem atrapalhar seu convívio no futuro, caso não seja reparado. Caso sinta alguma dificuldade com esses reparos, contrate um serviço especializado, para evitar qualquer tipo de acidente doméstico. 

A seguir, vamos mostrar quais são os principais tipos de reparos em uma casa

Reparos elétricos 

A parte elétrica de uma casa com certeza é uma das mais importantes. Mas, muito mais do que ajustar em quais locais você vai colocar as tomadas, os reparos elétricos ajudam a evitar qualquer tipo de sobrecarga, que podem ser prejudiciais aos seus eletrodomésticos e portáteis. 

Dependendo do tipo de fiação, pode acontecer de a chave cair sempre que conectar dois ou mais aparelhos que utilizem resistência, como ferro de passar e chuveiro elétrico, por exemplo. 

O ideal é verificar o estado da fiação a cada cinco anos, a fim de prever qualquer tipo de reparo. Para isso, é importante contar com o trabalho de um eletricista profissional, para evitar qualquer tipo de choque ou algum problema doméstico mais grave. 

Vazamento de água 

Na manutenção de uma casa, é importante rever as saídas dos canos. Pode acontecer de passar por algum tipo de entupimento - que, dependendo do local, pode acabar alagando e comprometendo alguns de seus móveis. 

Um dos primeiros sinais podem ser percebidos na mudança de valores de conta de água. Pode ser que o seu imóvel tenha algum tipo de vazamento imperceptível - o que exige a contratação de um serviço hidráulico especializado.  

Mesmo problemas com goteiras e vazamento de pias devem ser vistos com certa urgência, para não fazer com que a sua conta de água fique ainda maior. 

Pintura 

Quando se pensa na reforma de uma casa, a primeira coisa que vem à cabeça é a necessidade de pintar o imóvel. Pode acontecer de a pintura ficar gasta por algum motivo. 

Antes mesmo de escolher as cores que deseja utilizar, tente entender o que faz com que a pintura fique gasta rapidamente. No caso de áreas externas, por exemplo, verifique se a tinta utilizada anteriormente era a mais apropriada. Lembre-se que quem possui crianças ou pets, como gatos e cachorros, podem passar por um desgaste ainda mais rápido das pinturas, por conta de sujeira de patas ou até mesmo os inevitáveis rabiscos dos pequenos nas paredes. 

No caso da pintura externa, atente-se para os materiais mais adequados e resistentes, para não ter que passar uma nova tinta tão cedo. Já em áreas internas, vale a pena contar com tintas laváveis, que ajudam a limpar as paredes com mais facilidade. Além disso, você pode explorar papéis de parede, para deixar o ambiente mais descontraído e disfarçar algumas sujeiras inevitáveis de crianças e pets, por exemplo. 

Telhados 

A função dos telhados é proteger os moradores de chuvas e temporais. Caso a chuva tenha apertado um pouco mais, e percebeu algum tipo de goteira na casa, passou da hora de arrumar o seu telhado. 

Se você possui muitas árvores em torno da casa, precisa verificar os telhados com a frequência de, pelo menos, três meses. Mas, tome cuidado quanto a isso. Telhados costumam quebrar com facilidade e, dependendo da forma com que for limpar, você pode acabar sofrendo algum tipo de acidente. Neste caso, conte com a ajuda de um especialista no assunto, a fim de preservar a sua segurança e a segurança de todos os integrantes da família. 

Calhas e jardinagem 

Manter o seu jardim limpo e com as plantas bem cuidadas exige maior frequência de cuidado. Pelo menos uma vez por semana você precisa regar as plantas que possui em frente de casa.  

Quanto às calhas, fique atento ao possível entupimento. Quando isso acontece, em momentos de chuva a água fica presa em um determinado ponto, o que pode ser prejudicial e até mesmo atrair doenças (como o mosquito responsável pela dengue, por exemplo). Você pode contar com um serviço profissional para lidar com esse tipo de problema e, assim, permitir a correnteza da água mesmo diante das chuvas mais torrenciais. 

Invista na reforma da sua casa com o consórcio 

Você sabia que pode contar com o consórcio para a reforma da sua casa? Com o consórcio de serviços, você pode contar com uma carta de crédito de até R$ 30 mil para lidar com algumas dessas reformas ou até mesmo para decorar a sua casa do jeito que sempre sonhou. 

Faça uma simulação de consórcio de serviços e conte com a economia de uma modalidade que ajuda milhões de brasileiros a realizarem seus sonhos.