Cota contemplada: como prosseguir?

Cota contemplada: como prosseguir?

Ser contemplado em um consórcio é uma situação única na vida de muitas pessoas. Este é o momento em que o período de ansiedade acaba e o sonho de conseguir algo novo está prestes a se tornar realidade. 

Mas, uma vez que a excitação trêmula passa, os membros do consórcio geralmente se deparam com as seguintes perguntas: o que fazer agora? Este é um problema comum entre os membros do consórcio geral

Portanto, para esclarecer essa dúvida e apresentar um panorama completo da aquisição de bens por meio de consórcio, abordaremos neste artigo todas as etapas do planejamento, desde a assinatura do contrato até o fechamento. 

O que é cota de consórcio? 

Vamos primeiro esclarecer como funciona o consórcio, certo? É basicamente um grupo de pessoas que se reúnem com o objetivo de comprar serviços como festas, viagens ou tratamentos de beleza, além de comprar bens como carros, terrenos ou apartamentos. Vamos pegar um carro como exemplo, tudo bem? 

Suponha que o veículo desejado custe R$ 50 mil. Agora imagine que a administradora do consórcio divida esse total em 60 meses. A empresa irá encontrar um grupo de pessoas que têm os mesmos interesses que você. 

Uma cota é sorteada para determinar quem receberá o valor do carro primeiro. Isso não significa que a pessoa sorteada deixará de pagar o consórcio, mas que receberá a carta de crédito antecipadamente. 

Dito isso, a cota do consórcio de carros corresponde a um número que integra o grupo de membros do consórcio, dando-lhes o direito de participar do sorteio. 

Conheça os benefícios do consórcio 

O consórcio é considerado uma das formas mais seguras de investimento, pois permite compras planejadas e, portanto, não impacta o orçamento doméstico. 

Entre os muitos benefícios deste serviço podemos destacar: 

  • Não cobra juros — vale lembrar que o consórcio solicita o pagamento de outras taxas, como a de administração e o fundo de reserva, mas que são inferiores aos juros; 

Como entrar num grupo de consórcio? 

Para participar de um consórcio, é necessário adquirir uma cota. Mas antes, não se esqueça de verificar se a administradora escolhida é autorizada pelo Banco Central. Esta é uma maneira de evitar fraudes e evitar perder dinheiro. 

Certifique-se também de ler atentamente todos os termos do contrato antes de assiná-lo. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis ​​sobre o valor da carta de crédito, duração do grupo e outras regras referentes a considerações, sorteios, lances, taxas de administração, etc. 

Como é realizado o pagamento das parcelas? 

O período do plano é definido pela administradora e deve ser indicado no contrato. Os membros do consórcio assumem então o compromisso de contribuir com valores previamente estabelecidos perante o grupo e os gestores. 

A parcela é composta pelos seguintes valores: 

  • Fundo comum: valor pago por todo consorciado para formar a poupança que será destinada à aquisição do bem ou serviço; 

  • Taxa de administração: é a remuneração da administradora pelos serviços prestados na formação, organização e administração do grupo; 

  • Fundo de reserva: fundo de proteção destinado a garantir o funcionamento do grupo em determinadas situações previstas no contrato, como a inadimplência de alguns consorciados; 

  • Seguro: quando contratado, o seguro de consórcio é diferente de um seguro de carro ou de imóvel. Ele não protege o bem que você escolheu investir; protege as suas condições de pagamento. 

O que significa ser contemplado no consórcio? 

A contemplação é o principal objetivo do consórcio, pois por meio dela, os consorciados podem obter cartas de crédito e, assim, obter bens ou serviços. 

É importante ressaltar que para obter uma carta de crédito de forma eficaz, os consorciados precisam ficar atentos aos detalhes do processo que se inicia após a contemplação, que discutiremos nos tópicos abaixo. 

Mas como minha cota pode ser contemplada no consórcio? As assembleias acontecem em encontros mensais onde são realizados sorteios. Eles são executados durante toda a duração do programa de consórcios, ou seja, até o final do grupo. 

Todos os consorciados que ainda não foram contemplados, bem como os consorciados com a última parcela, serão inscritos no sorteio. Os consorciados podem aumentar suas chances de serem contemplados oferecendo lances que incluem a antecipação de algumas parcelas. 

Fui contemplado, e agora? 

Após ser contemplado pelo consórcio - seja pelo lance mais alto ou por sorteio - é hora de dar o próximo passo: realizar os trâmites necessários para adquirir os ativos desejados. Isto é o que fazer depois que a contemplação acontece. 

A Embracon disponibiliza o Guia do Contemplado. Nele você consegue tirar todas as suas dúvidas. 

Este artigo te ajudou? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco

chat Eva