Consórcio de tratores

A tecnologia agrícola elevou a produtividade do agronegócio a um nível sem precedentes. Por conta disso, muitos agricultores têm investido em equipamentos que podem aumentar a produção. Porém, o maior obstáculo ainda é o custo dessas máquinas. Uma das principais estratégias para lidar com esse fator limitante é o consórcio de tratores.

Além de permitir que os fabricantes planejem suas aquisições para comprar suas máquinas à vista, o consórcio também oferece melhores condições e menos impacto no fluxo de caixa da empresa, o que lhe traz muitas vantagens.

Neste artigo explicaremos mais detalhadamente como funciona o consórcio de tratores e as condições necessárias para iniciar o projeto em sua propriedade.

Mas primeiro, vamos entender quais são as máquinas mais utilizadas e a importância de mantê-las em perfeitas condições.

O que é consórcio de tratores?

Um consórcio de máquina agrícola é quando cada consorciado paga o valor total dos produtos ou serviços exigidos em parcelas fixas pré determinadas em contrato. O parcelamento será reajustado, tendo alterações anuais no mês de aniversário da cota.

O regulamento pode ter algumas variações conforme o tipo de consórcio e a administradora escolhida, mas normalmente, todo mês um cotista é sorteado na assembleia e recebe a carta de crédito para comprar o bem.

Também é possível ofertar um lance para aumentar as suas chances de ser contemplado. Em lances fixos, a administradora já define um valor a ser oferecido para compra do bem desejado. Se outro consorciado também fizer um lance fixo, haverá um sorteio entre os ofertantes. Já no lance variável, os participantes fazem as ofertas e o valor maior é contemplado — simples assim.

No consórcio, a única cobrança que você irá pagar é a taxa de administração — uma espécie de remuneração à empresa que faz o gerenciamento dos recursos do grupo. Fora isso, é possível que haja custos com seguros e fundo de reserva, que servem para cobrir casos de inadimplência e outros imprevistos.

Como funciona o consórcio de tratores?

Conforme mencionado anteriormente, o consórcio de tratores, máquinas agrícolas e veículos pesados ​​é uma forma de aquisição corporativa. Os participantes fazem contribuições mensais para formar uma espécie de economia para futura compra de máquinas.

A modalidade é diferente de um financiamento comum, pois o produtor paga parcelas mensais, sem incidência de juros, e adquire o bem a partir da contemplação por lance ou sorteio. 

O produtor rural pode optar por comprar maquinários novos ou seminovos.

Lances e sorteios

O modelo de sorteios e lances é o mesmo de um consórcio de veículos comuns. Todo mês, um ou mais participantes do grupo são contemplados e têm a liberdade para escolher marca, modelo e o fornecedor do bem. 

Para os lances, os participantes fazem ofertas, e vencem os maiores percentuais ofertados. Na sequência, a quantia é abatida do saldo devedor. 

Com a carta de crédito em mãos, o produtor ainda tem a chance de negociar descontos com o vendedor, pois, apesar de o pagamento do consórcio ser parcelado, a compra do bem será à vista. 

Pagamentos mensais

O parcelamento leva em consideração o valor do bem, o prazo do consórcio, a taxa de administração e os fundos de reserva. Alguns administradores chegam a oferecer seguro contra quebra de contrato, desemprego ou morte de participantes.

Educadores financeiros recomendam que as parcelas não comprometam mais do que 30% da renda mensal, uma vez que se trata de um investimento de longo prazo. 

O investimento em novos maquinários aumenta a eficiência das atividades agrícolas, fazendo mais e melhor em menos tempo, aumentando a lucratividade. 

A dificuldade é que nem sempre o agricultor faz uma reserva de capital para renovar o parque de máquinas. E é justamente aí que entra em ação a modalidade do consórcio, que funciona com parcelas mensais. 

Modernizar a propriedade é um ciclo que deveria acontecer a cada 10 anos, pois esse costuma ser o tempo de vida útil dos maquinários. 

O que você precisa pagar no consórcio de tratores

Como já foi mencionado, no consórcio de tratores existe a isenção da taxa de juros, entretanto existem algumas taxas que são impostas pelas administradoras em que os consorciados precisam pagar. Veja abaixo quais são:

  • Taxa de administração: se refere a remuneração da administradora responsável pela gestão do consórcio, gerenciar os conveniados, cartas de crédito e sorteios.
  • Fundo comum: é o valor efetivamente empregado na compra do bem designado. Esse valor servirá para compor o saldo para as contemplações mensais dos membros do grupo.
  • Fundo de reserva: é o valor destinado para cobrir situações que poderiam comprometer o funcionamento do grupo. Em casos de eventuais inadimplências, por exemplo. Esse valor está incluso na parcela.

Ainda assim, a contratação do consórcio de continua sendo uma das opções mais viáveis em comparação a outras modalidades.

Como fazer uma simulação?

É possível fazer uma simulação pela internet acessando o site da Embracon. 

Esse processo é bem fácil e prático, basta selecionar o bem que deseja investir e ir preenchendo as informações de acordo com o que você deseja. Você terá acesso às opções de planos, diversas possibilidades de parcelamento, mínimo e máximo de mensalidades e afins. Isso possibilita que você se organize financeiramente e se programe de acordo com o seu orçamento.

Também existe a possibilidade de procurar um consultor de vendas, caso o cliente prefira atendimento presencial ou via telefone. Nesse caso o consultor fará a simulação pelo cliente.

O que saber ao contratar um consórcio de tratores

Além de escolher uma empresa que esteja habilitada para fornecer esse serviço, é necessário se atentar para alguns cuidados antes de iniciar a contratação do consórcio.

Tire todas as suas dúvidas em relação ao contrato, leia atentamente, confira todas as informações e se atente para que todos os deveres e todos os direitos que as partes terão que cumprir durante o prazo do consórcio estejam de acordo com o que foi passado. Recomendamos que se conheça as regras gerais para todos os consórcios, as quais estão presentes na Lei 11.795/2008, que regulamenta esse sistema no Brasil.

Para finalizar, tenha muito cuidado com golpes e propostas suspeitas. Esteja sempre atento para ofertas muito abaixo do normal e desconfie de vendedores que oferecem contemplação em um prazo curto.

Agora que você já sabe que o consórcio de tratores, procure uma administradora de confiança e faça a escolha do seu plano! 

A Embracon, por exemplo, é uma empresa baseada no compromisso com os clientes, já reconhecida no mercado há mais de 30 anos, especialista no ramo de consórcios no Brasil, o que a torna a melhor opção para quem deseja fazer um consórcio de automóveis.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva