Use o consórcio para estudar

Use o consórcio para estudar

Um sistema de consórcio para estudar funciona como um carro. O interessado escolhe o valor da carta de crédito que precisa pagar integralmente para a universidade, verifica a possibilidade da duração do programa e quanto pode pagar pela mensalidade.

Assim como em outros modelos do sistema de consórcio, não há cobrança de juros no valor das parcelas. Uma das grandes vantagens de um consórcio para estudar é que você pode controlar seus pagamentos de mensalidades, o que é ótimo quando você consegue crédito porque não vai depender da aprovação do governo para financiamento.

O que é um consórcio de serviços?

O consórcio de serviço é muito semelhante aos consórcios mais conhecidos. Aqui, a diferença é que ao invés de adquirir um item específico, ele está associado a algum serviço. Ou seja, é adequado para uma variedade de programas, com recomendações flexíveis.

Dessa forma, os membros do consórcio devem se comprometer com os pagamentos mensais e aguardar para serem considerados aptos a acessar a carta de crédito. Na prática, funcionará como um meio de pagamento à vista, permitindo que os contratados implementem diferentes programas.

Além disso, para que o grupo possa existir de maneira regular e com a segurança necessária, ele deve ser administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central. Ao mesmo tempo, os participantes fazem os pagamentos acordados, que vão permitindo a contemplação de todos os consorciados.

Isso é feito por meio de sorteios em assembleias, conforme estabelecido em contrato, ou via lances. Em todos os casos, é necessário ter atenção, já que a disponibilização do crédito não é imediata após a contratação: é sempre preciso aguardar a contemplação.

Quais são as vantagens de recorrer ao consórcio para estudar?

Baixo custo e risco

Os custos envolvidos são baixos, envolvendo a taxa de administração que remunera a administradora, o seguro do grupo e o fundo de reserva. Na prática, eles somam um montante baixo na parcela. Ademais, o saldo que restar no fundo de reserva é distribuído proporcionalmente aos participantes no término do grupo.

Ainda, por contar com o seguro e a reserva, há maior segurança no investimento.

Maior flexibilidade

O uso do crédito do consórcio é flexível. Como você viu, ele pode ser aplicado em diferentes tipos de serviços e planos, basta que se encaixe na categoria específica. Ou seja, se você contratou o consórcio de serviço, você só poderá contratar um serviço.

Facilidade no pagamento

A primeira vantagem é a maior facilidade para o pagamento, que é diluído em parcelas conforme o total da carta de crédito e o prazo de funcionamento do grupo. Isso sem exigir o pagamento de valores de entrada, possibilitando um melhor planejamento financeiro.

Sem juros

Quando se pensa em alternativas de pagamento é comum considerar opções como empréstimos e financiamentos. No entanto, elas costumam ter altos custos relacionados aos juros, que servem de remuneração ao credor pela concessão do dinheiro.

No consórcio para estudar, por outro lado, não há incidência de juros.

Funciona como pagamento à vista

Apesar do pagamento parcelado e da espera para a contemplação, a carta de crédito funciona como pagamento à vista ao negociar com os fornecedores. Dessa maneira, é possível buscar condições mais favoráveis, como descontos ou a inclusão de outros adicionais no pacote por um preço menor.

Pensando em estudar? Conte com o consórcio para estudar da Embracon!

Faça sua simulação!