Qual a função da administradora de consórcio?

22 de set. de 20227 minutos de leitura
Qual a função da administradora de consórcio?

Consórcio é uma reunião de pessoas físicas e jurídicas em grupo, de duração e número de ações pré-determinadas, promovida pela administradora de consórcio, com o objetivo de fornecer aos seus membros bens ou serviços adquiridos em quantidades iguais.

Uma administradora de consórcio é uma pessoa jurídica que presta serviços com o objetivo principal de administrar um grupo de consórcio.

Os membros do consórcio juntam-se aos grupos assinando contratos de participação. Neste contrato devem ser previstos os direitos e obrigações das partes, como a descrição dos bens referenciados no contrato e seus respectivos preços (que servirão de referência para o valor da carta de crédito e cálculo das parcelas mensais dos membros do consórcio).

No contrato deve haver, ainda, as condições para concorrer à contemplação por sorteio, bem como as regras da contemplação por lance.

Entenda o que é uma administradora de consórcio

A administradora de consórcio é um CNPJ que presta serviços focados no gerenciamento e na administração de diversos grupos.

Conforme já mencionado anteriormente, de acordo com a Lei nº 11.795, de 8 de outubro de 2008, “A administradora de consórcio é a empresa que presta serviços com objeto social principal voltado à administração de grupos de consórcio, constituída sob a forma de sociedade limitada ou sociedade anônima”.

Em outras palavras, trata-se de uma gestora dos negócios do grupo, garantindo que os seus interesses e direitos sejam cumpridos. Dessa maneira, a empresa administradora organiza todo o processo, reúne os recursos arrecadados e organiza as assembleias mensais para o sorteio das cartas de crédito.

Saiba a importância de escolher bem a administradora de consórcio?

Como você provavelmente já sabe, sem dúvida existem várias vantagens em formar um consórcio. No entanto, para garantir que a experiência seja a melhor possível, a escolha da administradora de consórcio mostrou-se um fator decisivo.

Pense nisso: você deixaria grande parte de suas economias para alguém ou instituição que você não conhece? A iniciativa de fonte não confiável também deve se aplicar a empresas que gerenciam candidatos ao consórcio que você pretende criar.

Se você está em dia com o parcelamento, a contrapartida mínima que tem que vir do outro lado é uma boa gestão dos investimentos, não acha? No entanto, nem todas as organizações que trabalham no campo têm a mesma experiência nesta área.

Toda empresa financeira pode ser uma administradora de consórcio?

Não! É preciso ter um registro específico para isso. Somente após obter a autorização do Banco Central é que as empresas podem funcionar como administradoras.

O procedimento é realizado de acordo com normas rígidas que levam em consideração todos os documentos, capacidades e viabilidade do negócio.

Antes de contratar, certifique-se de verificar se a administradora de consórcio tem autorização para trabalhar no sistema financeiro do país. Você pode fazer isso no site do Banco Central.

Uma vez autorizados pelo poder público para exercer essa função, são constantemente submetidos ao escrutínio do órgão responsável e, no exercício de suas atividades, devem cumprir as regras estabelecidas na legislação específica do consórcio.

Além disso, as administradoras também devem se associar à ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que é a entidade de classe, sem fins lucrativos, que representa o Sistema de Consórcio no Brasil.

Você pode pensar que isso seria suficiente, não é mesmo? Mas mesmo com tudo isso, ainda existem administradoras que têm mais credibilidade e, no geral, te garantem melhores condições, além de melhores planos.

Quem é responsável por fiscalizar uma administradora de consórcio?

Esta missão atualmente cabe ao Banco Central, de acordo com o artigo 6º da 11.795, do Código Civil.

No passado ninguém fiscalizava as administradoras de consórcio e algumas empresas do tipo faliram, deixando centenas de pessoas no prejuízo, justamente pela falta deste acompanhamento do Bacen.

Sem cumprirem as regras estabelecidas, as administradoras de consórcios representavam um risco de perda muito maior.

O que levar em consideração na hora de contratar uma administradora

Credibilidade no mercado

Esse é um item básico e que funciona para qualquer tipo de negociação que você venha a fazer, seja de consórcio ou não: avaliar a reputação da empresa. Pesquisando o CNPJ da administradora, é possível checar sua credibilidade no mercado, tanto via Receita Federal como em outras entidades, como o Banco Central do Brasil.

Como a rede digital é bastante acessível, fica bem fácil você ir por esse caminho. Uma das melhores formas é começar pelas redes sociais da administradora, averiguando os comentários dos usuários sobre a experiência com aquela empresa e, depois, também em grupos de Facebook e fóruns sobre o assunto.

Dessa forma, você dá o primeiro passo para saber se vale a pena ou não contar com os serviços de determinada administradora. Aproveite a facilidade que a era da informação oferece e explore as possibilidades.

Verifique a reputação dos vendedores

Nem sempre os responsáveis pelas vendas de uma administradora são profissionais exemplares. Muitos deles não são representantes oficiais e se aproveitam de nomes já estabelecidos no mercado para conduzir ações fraudulentas.

Portanto, ao conversar com um vendedor, tenha certeza de que ele conta com uma autorização expressa para representar em contatos comerciais. Vendedores que não se empenham em deixar esses detalhes claros são motivos de desconfiança.

Em contrapartida, bons profissionais demonstram a preocupação que a organização tem para conduzir tratativas transparentes.

Contrato fiel ao que foi dito verbalmente

É muito fácil se deslumbrar com promessas feitas em uma conversa presencial ou mesmo em um flyer ou cartão de visitas que uma administradora pode oferecer a você. Porém, é na hora que se tem o contrato em mãos que se torna possível checar se o que foi dito verbalmente tem alguma validade.

Se sentir falta de transparência durante a negociação, não hesite em questionar a empresa. É muito importante você ter a segurança de investir o seu dinheiro sabendo que pode contar com quem tem palavra e que vai cumprir com o que foi prometido. Não menospreze isso.

Transparência nas informações de como funciona o reajuste

O reajuste é um ponto que demanda, de fato, certo cuidado, porque pode ocasionar algumas surpresas em pessoas que não se informam com antecedência.

Antes de tudo, é preciso entender que ele é algo benéfico. Os reajustes são maneiras de manter o poder de compra da carta de crédito. Do contrário, se ela ficasse desvalorizada por conta da inflação, a modalidade não seria tão indicada para realizar aquisições a médio e longo prazo.

Como a prática é recorrente, o importante é que você verifique o índice aplicado antes de assinar o contrato. Assim, há como se planejar para lidar com eventuais acréscimos no valor das parcelas — nada pior que ter um gasto inesperado nas contas a pagar, concorda?

Cabe ressaltar que ele se aplica tanto para quem é contemplado quanto para quem ainda não foi, isto é, ele vale para todos os participantes, porque garante o acesso ao bem referencial.

Os parâmetros variam conforme o bem a ser adquirido, mas os índices mais utilizados são:

Experiência no ramo

Há quantos anos a administradora de consórcio a qual você está cogitando se associar está no mercado? Claro que tempo por si só não é o suficiente pois, afinal de contas, existem empresas novatas que prestam bons serviços. Porém, esse tempo de experiência no ramo é a comprovação da solidez e da qualidade do trabalho realizado, já que negócios ruins não duram, tampouco prosperam.

Esse know how também é um grande diferencial na hora de contornar quaisquer adversidades que possam surgir, pois quem já sabe como agir nesse mercado não é derrubado por qualquer problema que apareça. Isso traz mais segurança aos consorciados e a garantia de que o que foi acordado será cumprido.

Além disso, é preciso questionar sempre a competência e expertise do profissional que irá cuidar do seu processo. Consultores experientes e capacitados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) fazem toda a diferença na hora de montar estratégias de contemplação.

Avalie as opções de taxas mais vantajosas

A taxa de administração, uma das mais relevantes da modalidade, faz parte da parcela do consórcio. Trata-se de um percentual prefixado em contrato que se justifica pelos serviços referentes à administração do grupo, como o próprio nome diz.

Esse valor é cobrado em virtude da complexidade do trabalho realizado pelas administradoras, pois cabe a elas a tarefa de gerir todos os pagamentos, inclusive os atrasados.

Sendo assim, encontre uma companhia que consiga oferecer uma boa relação entre custo e benefício. Dessa forma, você arca com os valores que julgar como mais vantajosos e tem a segurança de operar com uma empresa confiável e eficiente.

Atendimento

Outra forma de testar a relação com determinada administradora de consórcio é avaliando a qualidade do seu atendimento. Se a empresa oferece diversos canais de comunicação como e-mail, telefone e contato via aplicativos e redes sociais, é um ótimo sinal. Todavia, isso não é suficiente se ela não dá o devido retorno aos interessados.

Então, averigue como é esse atendimento e veja como é o tratamento dado aos consumidores. Se você sentir que não é bem o que esperava, é melhor procurar por quem dará real atenção às suas necessidades.

Mais ação e menos promessas

Como já sabemos, não há nenhuma forma legal de assegurar ao consorciado que a contemplação ocorrerá em um momento específico. Contudo, como a ideia soa atrativa, algumas administradoras acabam se valendo dessa propaganda para largar na frente da concorrência.

Essa prática não é nada benéfica e prejudica a credibilidade do setor. Caso alguma proposta desse tipo chegue até você, recuse-a prontamente — trata-se de um indício que reflete a falta de transparência da administradora em questão.

Além disso, todas as obrigações e deveres que você assume com esse investimento devem constar no contrato. Alguns vendedores podem fazer promessas verbais para agilizar a assinatura, mas elas de nada adiantam se não estiverem registradas no documento oficial.

Capacidade de atender suas necessidades

Qual seu objetivo com um consórcio? Talvez você já saiba, talvez não. Acontece, muitas vezes, de o consumidor começar a pesquisar sobre o consórcio e descobrir demandas que nem mesmo imaginava. Isso não importa, o que vale mesmo é averiguar se a administradora tem a capacidade de atender ao que ela oferece e se tem a flexibilidade necessária para ofertar um plano que caiba em seu bolso.

A Embracon com mais de 30 anos de atuação, já ajudou milhares de pessoas e empresas a realizarem os mais variados tipos de sonhos e objetivos. Com todo essa experiência, os resultados são garantidos! Se você vem buscando soluções para realizar seus sonhos, esta pode ser a solução que você estava procurando.

Viu como é importante o papel da administradora de consórcio? A Embracon tem as melhores soluções para você. Acesse o site e confira!