O simulador de consórcio calcula todas as taxas?

O simulador de consórcio calcula todas as taxas?

É comum ter muitas dúvidas sobre um consórcio quando você decide comprar um carro novo dessa forma. Principalmente relacionado ao valor do parcelamento. E a melhor maneira de corrigir isso é através do simulador de consórcio!

Por isso, neste artigo, vamos explicar como calcular o valor ideal para parcelas e como usar o simulador de consórcio para te ajudar no seu planejamento financeiro. Confira!

Valores que são considerados no simulador de consórcio

Já sabemos como funcionam os consórcios. Mas também é importante saber tudo para saber calcular os valores corretamente.

Portanto, leia cada linha do contrato com atenção e não tenha vergonha de perguntar tudo o que precisa. Você deve entender 100% do que está sendo oferecido - e você aceitará assim que assinar o documento.

Uma das informações mais importantes que devem ser incluídas é sobre as taxas que fazem parte do seu consórcio. Vamos conhecer cada um deles a partir de agora.

Fundo comum

Trata-se do valor que todos os consorciados pagam para que seja formado um fundo para a compra de um bem.

Esse fundo irá compor, então, o saldo para a realização das contemplações que ocorrem mensalmente.

O valor mensal que cada consorciado paga do fundo comum é obtido mediante um percentual calculado sobre o valor do crédito que é contratado.

Taxa de administração

Nada mais é do que o valor cobrado pela empresa que administrará os grupos de consórcio.

O percentual aqui é aplicado pelas administradoras. Ou seja, elas têm a liberdade de fixar o valor.

É válido dizer que toda administradora de consórcio só pode atuar quando é autorizada e credenciada pelo Banco Central do Brasil.

Fundo de reserva

Esse valor tem o objetivo de proteger o funcionamento do grupo de consórcio. Ele entra em ação, por exemplo, quando ocorrem inadimplências e outros gastos referentes aos consorciados do grupo.

Por que fazer uma simulação de consórcio?

Vale a pena fazer um simulador de consórcio para entender se a contratação trará benefícios para o consorciado. Por meio da simulação, percebe-se a possibilidade de programar pagamentos em longo prazo, sem ter receios de assumir altas taxas de juros. Além disso, adquire-se a certeza de conseguir efetuar os pagamentos mensais dentro do prazo estabelecido no contrato.

A simulação auxilia os interessados a identificar as melhores condições de parcelamento e a encontrar os melhores planos. O simulador de consórcio também permite o planejamento das finanças conforme o tempo de duração do grupo, reajuste de parcelas etc. A ação pode ser executada pela internet sem a necessidade de se deslocar até as estruturas físicas da administradora.

Quais são as vantagens do simulador de consórcio?

Os consórcios oferecem diferentes programas para a compra de um bem de alto valor. Com o simulador de consórcio, fica mais fácil entender suas opções antes de assinar um contrato. Veja abaixo algumas das vantagens da simulação:

  • compreensão das principais informações do consórcio;

  • organização da vida financeira;

  • conhecimento de todas as alternativas disponíveis;

  • mais comodidade para planejar a aquisição do bem;

  • transparência, tranquilidade e segurança em relação à administradora.

Como você pode ver, o simulador de consórcio simula de modo personalizado investir em bens de alto valor como: comprar terrenos, casas, apartamentos, salas comerciais, sítios, carros, motos, viagens e muito mais.

Faça sua simulação com a Embracon!

chat Eva