Mini Wedding: o que é e como planejar o seu

Mini Wedding: o que é e como planejar o seu

O casamento é um dos dias mais especiais da sua vida. Mas ele não precisa necessariamente ser um gasto gigantesco no seu orçamento e muito menos uma festa extravagante que não tem a ver com o estilo dos noivos. Para isso, nasceu o mini wedding, que tem como conceito uma festa para casais que desejam uma celebração mais intimista, com menos pessoas, mas sem perder o brilho da data.

E você, sabe de onde nasceu o conceito de mini wedding? Há rumores que dizem que esse conceito surgiu na Europa, principalmente na Itália e em Portugal, quando as famílias começaram a realizar as festas de casamento nos seus próprios quintais. E por isso a lista de convidados acaba ficando mais restrita, mas a festa tem um charme a mais.

Uma vantagem do mini wedding é que ele pode ser realizado de forma mais informal e bem mais com a cara dos noivos. E por ter um número reduzido de convidados, o casamento pode inclusive ser muito mais personalizado com detalhes pensados e até confeccionados pelos noivos, como objetos pessoais, plaquinhas, lembrancinhas como parte da decoração.

Mas atenção, apesar de ser um casamento menor, com menos convidados e uma estrutura mais reduzida, um mini wedding exige também muito planejamento para que tudo saia como vocês sempre pensaram. Apesar de ser feito para um número menor de pessoas, a organização de um mini wedding acaba sendo parecida a de um casamento tradicional, porque são muitos itens para pensar, então uma ótima dica também é contratar uma cerimonialista, nem que seja apenas para o dia, mas isso vai te ajudar muito!

O formato ficou bem mais popular agora no momento em que estamos vivendo já que com o distanciamento social as festas grandes não são mais permitidas. Então, o mini wedding, com opções inclusive apenas para pais e mais próximos também tem sido muito usado. Nesse caso você pode pensar também em uma forma de transmitir a festa para mais pessoas.  

Preparamos uma lista completa de como organizar o seu mini wedding com dicas de organização que não podem ficar de fora. Confira a seguir:

A lista de convidados

A primeira preocupação de quem faz um casamento é justamente a lista de convidados. No Brasil, existe a tradição de fazer festas enormes em que é quase que obrigatório convidar toda a família da noiva e do noivo, conhecidos, colegas e ex-colegas de trabalho, mas nesse caso não é necessário. Em um mini wedding fica subentendido que a lista de convidados é super enxuta, com cerca de 100 pessoas, 50 de cada lado, então apenas pessoas mais próximas mesmo farão parte da comemoração.

Essa tarefa pode parecer impossível, mas é essencial que vocês sejam assertivos na hora de pensar nos convidados. Pensem em primeiro lugar nas pessoas mais próximas e que fazem parte da história do casal.

Onde acontecerá a festa

Depois de fazer a lista e resolverem o tamanho certinho do casamento, vocês já podem começar a procurar o lugar ideal. O divertido desse estilo de festa é que ela pode ser feita em lugares inusitados e bem personalizados. Restaurantes, na casa dos pais, casas de show, praia e até sítios em um clima bem bucólico, ou em algum galpão com um estilo mais industrial. Vale tudo o que a criatividade mandar.

Se dinheiro não for problema, uma ótima opção também é marcar uma viagem para celebrar o seu casamento. Muitos casais escolhem visuais paradisíacos como Grécia ou República Dominicana para fazer a festa que acaba sendo menor justamente por ser mais distante. Muita gente também opta por Las Vegas pela diversão e chama apenas as pessoas da família para a data.

Se vocês pensarem em algum lugar que precise de reserva, fiquem atento, pois eles costumam precisar de pelo menos oito meses de antecedência para garantir a reserva. Outro fator importante a ser levado em consideração em um casamento desse tipo é se haverá casamento também no cartório e no religioso no espaço.

Como organizar

Como dissemos antes, o planejamento da festa acaba sendo muito parecido com um casamento tradicional, então uma sugestão é contar com uma cerimonialista que possa te ajudar a pensar em todos os detalhes. Para quem não quiser ter esse gasto, pense em organizar tudo com planilhas de tarefas e orçamentos.

Os assessores e cerimonialistas são essenciais para o sucesso e para deixar o casal menos estressado. Eles são o braço direito dos noivos e ajudam muito na hora de contratar os fornecedores, pois eles costumam ter uma agenda enorme de profissionais.

Conte também com seus pais e com os padrinhos para te ajudar nesses afazeres. Em algumas ocasiões, esses eventos recebem a atenção da família e amigos para coisas práticas, como as comidinhas, decoração, docinhos, bolo, o que faz que fique muito mais com a cara dos noivos.

Vá à reuniões com os fornecedores

Essa é a hora de encontrar os profissionais que você admira e confia. São muitos detalhes e é super importante ir às reuniões e tirar todas as suas dúvidas. Não se preocupe, pois esses profissionais estão acostumados e responder tudo e mostrar exemplos de trabalhos anteriores. Se você fizer o processo todo sem assessor, certifique-se que você pesquisou bastante, não só o preço mas a qualidade do serviço que será entregue.

Entre as coisas a serem escolhidas estão: buffet, decoração, flores, buquê, carro, bolo, trajes, mesas e cadeiras, celebrante e bebidas.

Os trajes

Agora que vocês já decidiram a maioria das coisas, e principalmente já pensaram se a festa acontecerá no calor ou no frio, é a hora de pensar nos trajes. O mini wedding permita os noivos não precisem necessariamente usar vestidos de noivas e ternos, e sim roupas mais informais, de acordo com o gosto dos noivos.

A compra ou aluguel das roupas é um momento muito emocionante. Nessa hora você precisa pesquisar muito e estar ciente que algumas lojas demoram meses para finalizar o vestido, então comece a pesquisar com antecedência.

O terno pode variar bastante também de acordo com o estilo do noivo, mas os preços variam muito de acordo com a época do ano.

Faça um site

O site ajuda a organizar muito a vida dos convidados. Existem muitas empresas especializadas em sites de casamento, que inclusive ajudam com o RSVP, endereço, e dicas para o dia da festa.

O site também tem a funcionalidade de fazer a lista de presença, alguns deles já permitem que as compras sejam feitas lá mesmo e outros direcionam para listas de presentes. Nessa hora, é importante vocês pensarem o que mais é importante para vocês no momento em que estão. Alguns noivos escolhem presentes tradicionais e já outros preferem um incentivo na lua de mel.

Comece um consórcio

Planejar o casamento com tempo permite que você possa se planejar financeiramente. E uma excelente opção é contratar um consórcio para que, quando você for contemplado poder pagar os fornecedores à vista - o que pode inclusive gerar desconto.

Ficou interessado? Faça uma simulação com a Embracon e se prepare para o casamento dos seus sonhos.
Simulação Consórcio Casamento
chat Eva