Dicas para planejar viagem

Dicas para planejar viagem

Quer saber melhor como fazer o planejamento de uma viagem? Confira o nosso guia sobre a viagem e crie o roteiro dos seus sonhos!

Programe-se com antecedência

Organizar a viagem de férias não é uma tarefa simples, especialmente quando se está em família ou com amigos. Além de todo o planejamento financeiro, é necessário encontrar um destino que agrade aos mais variados gostos.

Por isso, um dos primeiros passos é se reunir com todo mundo para buscar lugares que tenham opções de lazer variadas. Recomenda-se que o planejamento comece alguns meses antes da data da viagem.

Dessa forma, é possível encontrar promoções de passagens de avião e de ônibus, além de descontos nos hotéis e em pacotes turísticos. Isso também garante um tempo maior de pesquisa sobre a cultura local.

Defina o orçamento da viagem

Assim como você faz com as suas contas mensais, também é necessário definir um orçamento para a sua viagem. Isso significa realizar um controle de gastos para saber o quanto há disponível para custear passagens, hotéis, passeios e compras. Com ele, você será capaz de encontrar as melhores oportunidades nos meses anteriores para economizar nos custos fixos.

O orçamento deve ser diário e abarcar todos os gastos da viagem. Os principais são com alimentação em restaurantes – as pousadas e hotéis, normalmente, oferecem apenas café da manhã. Outro ponto importante é deixar um valor separado para o transporte local em moedas e notas menores, ou então adquirir o cartão pré-pago da cidade para andar de metrô e ônibus.

Como não é possível definir 100% dos gastos com antecedência, é importante deixar uma quantia extra como reserva de emergência.

Escolha o destino ideal

Se você tem crianças, é natural que sua família só consiga fazer uma viagem mais longa em épocas de férias escolares (julho e janeiro), quando os destinos principais estão em alta temporada e recebem muitos turistas. Nessas ocasiões, o planejamento é fundamental para encontrar o local dos melhores passeios.

Para destinos mais curtos, é possível passar alguns dias nos feriados, o que abre a possibilidade de conhecer locais mais badalados com mais tranquilidade. Já no caso de viagens internacionais, é fundamental reservar alguns dias a mais para aproveitar, até por conta do tempo longo de deslocamento.

O principal é encontrar um destino que se encaixe no orçamento. E vale ressaltar que não é necessário percorrer distâncias longínquas nem gastar muito dinheiro para se divertir. No Brasil, algumas cidades são ótimas e têm opções para toda a família sem os custos de uma viagem para Orlando, por exemplo.

Faça um roteiro da viagem

Assim como o planejamento financeiro, montar um roteiro de viagem alguns meses antes é importante para diminuir os custos. O primeiro passo é definir o objetivo do passeio: você deseja conhecer neve ou novas praias? Quer visitar um parque conhecido ou museus e novas culturas?

Definir o tipo de viagem e os lugares que você deseja conhecer impacta todos os pontos, inclusive passagens e hospedagem. Por isso, é essencial criar uma lista com as atrações e, depois que o destino for definido, escrever o roteiro de todos os dias para buscar as melhores opções de hotel e agendar os passeios.

Algumas adaptações são necessárias para quem viaja com idosos ou com filhos pequenos. No caso dos bebês, é preciso andar com uma bolsa com fraldas e roupas extras, um peso maior para os pais. É interessante que os destinos tenham uma boa estrutura e lugares para descansar e realizar essas trocas.

A forma de locomoção também traz consequências para o roteiro. Se você pretende viajar de avião e alugar um carro no local, programe as paradas para não deixar ninguém cansado.

Consórcio de viagem para pagar suas férias

O consórcio para serviços é uma forma de poupança compartilhada que reúne diversas pessoas com o mesmo objetivo em um grupo. Nessa modalidade de investimento, onde é possível enquadrar o consórcio de viagem, você escolhe o valor que deseja poupar ao longo dos anos e o prazo máximo. Assim, é possível poupar com tranquilidade e com o benefício de não ter que pagar juros, o que elevaria o custo da sua viagem.

Uma das grandes vantagens do consórcio de viagem é que ele permite o planejamento do passeio com antecedência. Sem a pressão do tempo, você consegue pesquisar hotéis com calma, criar alertas de promoção para passagens aéreas, levantar a documentação necessária, fazer cotações em operadoras diferentes e elaborar um roteiro mais detalhado dos locais que deseja visitar.

A forma de pagamento do consórcio de viagem é outra vantagem. O pagamento é feito em parcelas e a quantidade delas é definida pelo prazo de encerramento do grupo.

Vantagens do consórcio de viagens

Então já vimos que o consórcio é para quem tem tempo para esperar e vontade de economizar. Vamos ver quais são as outras vantagens:

  • O consórcio é pago em parcelas, mas a viagem à vista (com a carta de crédito)! Isso significa que você pode conseguir descontos;

  • Você tem mais liberdade e tempo para escolher destinos, hospedagens, entre outros após a contemplação;

  • O consórcio tem valores menores do que no parcelamento em agências de viagem;

  • Possui número maior de parcelas com valores menores.

O consórcio de viagem é uma ótima alternativa para quem gosta de planejar as viagens antecipadamente e não tem pressa ou data em mente, pois é possível utilizar a carta de crédito com tranquilidade e economia.

Esse artigo te ajudou? Faça a simulação do consórcio de viagens com a Embracon!

chat Eva