Conheça e saiba o que são as assembleias

Conheça e saiba o que são as assembleias

Participar de um consórcio é uma forma extremamente eficiente para quem deseja se autofinanciar para comprar bens ou contratar serviços. E o momento que os membros de um consórcio mais esperam é o chamado sorteio. 

Portanto, para aproveitar ao máximo o consórcio, os participantes devem entender os conceitos e as principais características das assembleias. Com isso em mente, decidimos explicar aqui os pontos mais relevantes para que você entenda de uma vez por todas como funcionam as assembleias do consórcio.  

Faça a leitura completa do artigo! 

Mas antes, o que é consórcio? 

Um consórcio é uma forma de aquisição baseada na união de pessoas com um objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. Todos os meses, todos os membros contribuem com uma certa quantia para formar uma conta poupança comum. 

Todos têm acesso à carta de crédito e podem comprar os bens que quiserem até terminar o prazo estipulado no contrato. Caso queira aumentar suas chances de ser contemplado, é possível ofertar um lance, que nada mais é do que o valor oferecido pelos participantes na antecipação das parcelas do consórcio

Diferentes tipos de aquisições podem ser planejadas, pois há consórcios de bens móveis - como carros, motocicletas e caminhões - imóveis - casas, apartamentos e prédios comerciais - e até serviços - viagens e tratamentos de beleza. 

O consórcio é organizado por empresas denominadas administradoras, cujas operações são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil. Como isso é uma garantia de que suas transações são seguras, é importante verificar a lista no site do regulador antes de começar a investir. 

O que são as assembleias de um consórcio? 

Basicamente, uma assembleia é uma reunião realizada pelas administradoras de consórcio para executar os sorteios do programa e os lances dos consorciados, o destaque de qualquer consórcio, seja ele um consórcio imobiliário, um consórcio de automóveis ou de serviços.  

Em alguns casos, as administradoras também usam a Assembleia Geral para aprovar algumas resoluções e definições de procedimentos para fazer um bom progresso para o grupo. 

As reuniões são obrigatórias no Banco Central, órgão que fiscaliza as operações do consórcio. Só podem participar das assembleias os consorciados que ainda não foram contemplados e que tenham contribuído mensalmente com as parcelas do consórcio até a data de vencimento, ou da assembleia, no caso desta ter sido a data de sua adesão ao grupo. 

Nas assembleias, existem duas possibilidades de contemplação: sorteio ou lance. 

Como acontece a contemplação na assembleia? 

Agora vamos voltar ao que realmente interessa. Você provavelmente já sabe disso, mas lembre-se: a contemplação dos consorciados pode ser feita por sorteio ou lance. Siga cada passo! 

Sorteio 

No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. Os sorteios são feitos na seguinte ordem: primeiro clientes ativos, depois clientes cancelados e por último as contemplações por lance. 

Os sorteios na Loteria Federal são realizados todas as quartas e sábados. Sendo assim, o resultado será considerado de acordo com o dia da sua assembleia. Por exemplo, para assembleias realizadas as segundas, terças e quartas, utilizaremos os prêmios sorteados no sábado. Já para as assembleias realizadas as quintas e sextas, utilizaremos os prêmios sorteados na quarta. É muito importante que você esteja atento ao dia da sua assembleia. 

Lance 

É a oferta de um valor, que pode ser parcial ou integral, para antecipar a conquista do bem. São dois tipos de lances

- Lance Livre: O consorciado oferta um percentual da carta de crédito. O maior lance é o vencedor. 

- Lance Fixo: O consorciado oferta um percentual pré-definido: deve ser 50% ou 25% do valor total do crédito, dependendo das regras do grupo. Nessa modalidade, há o benefício do Lance Facilitado, que permite utilizar até 25% da carta de crédito para completar o lance. 

Para verificar os resultados das assembleias, basta acessar a Área de clientes no site da Embracon ou o aplicativo de clientes. 

Cotas canceladas nas assembleias  

Quando um consorciado solicita o cancelamento da sua cota, não recebe o valor que investiu na hora. Isso porque essa ação representa uma quebra de contrato e deve obedecer os preceitos de bom funcionamento do grupo.  

Para evitar esse tipo de situação, as administradoras recomendam que o consorciado procure outras alternativas antes de solicitar o cancelamento, como transferir o nome para um conhecido, diminuir o valor da carta de crédito, para que possa caber em seu orçamento, ou até mesmo tentar disponibilizar a cota no mercado, para que um interessado possa ‘comprar’ a cota e transferir para o seu nome.  

Mas, se for inevitável o cancelamento, é preciso procurar a administradora.  

Depois disso, é preciso acompanhar as assembleias com os sorteios das cotas canceladas. Ao ser contemplado, você recebe o valor que investiu, com o desconto da multa. Vale lembrar que todos os ex-consorciados recebem o valor da sua cota até o encerramento do grupo, caso não seja sorteado. 

Administradora do consórcio 

A administradora é uma pessoa jurídica que tem o poder de administrar consórcios e deve observar as seguintes regras: 

  • prazo de duração estabelecido; 

  • número de cotas negociadas; 

  • tipo de bem a ser adquirido; 

  • as condições de sorteio e lance; 

  • valor a ser pago pelo consorciado. 

Além disso, cada administradora de consórcios oferece uma gama de produtos, o que significa que os clientes podem escolher entre diferentes linhas de crédito, parcelas e condições de pagamento. 

Essa liberdade de escolha permite que você escolha confortavelmente um plano que se adeque às suas possibilidades financeiras. Após determinar a melhor opção e assinar um contrato, você se torna membro do consórcio e é identificado pelo seu número de cota no grupo. 

Este artigo te ajudou? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este