Como o consórcio pode te ajudar a comprar à casa própria

Como o consórcio pode te ajudar a comprar à casa própria

Se você deseja ter a casa própria, assim como milhares de brasileiros, já deve ter pesquisado sobre algumas formas de realizar essa aquisição. A seguir vamos entender um pouco mais sobre as vantagens do consórcio para compra de um imóvel, a melhor alternativa para adquirir o seu bem.

O consórcio de imóveis é uma modalidade financeira realizada por um grupo de pessoas, através de uma administradora. Com parcelas mensais pré-estabelecidas, através do sistema de lance ou sorteio, os consorciados podem ser contemplados com uma carta de crédito no valor do imóvel desejado.

O que é e como funciona um consórcio de imóveis?

O consórcio é uma invenção brasileira da década de 60, que surgiu como uma alternativa às limitações dos empréstimos e financiamentos oferecidos pelos bancos na época. Para fazer a compra de um automóvel, um grupo de amigos criou um sistema em que cada um deles pagava uma quantia preestabelecida, formando uma espécie de autofinanciamento para que todos pudessem adquirir seu veículo.

Com o tempo, o modelo de consórcio evoluiu e passou a ser utilizado na aquisição de vários tipos de bens e serviços, incluindo imóveis. Porém, a ideia continua a mesma: são reunidas, por meio das administradoras de consórcio, pessoas com um interesse em comum.

São oferecidos vários planos, com parcelas, prazos para pagamento e valor da carta de crédito diferentes. Você escolhe o que se encaixa melhor tanto na sua necessidade, quanto no seu planejamento financeiro e faz a contratação da sua cota de consórcio. A partir disso você deverá, mensalmente, contribuir com o valor estipulado.

O valor existente no fundo comum do grupo é utilizado para realizar as contemplações dos integrantes. A contemplação, na prática, é o momento em que o consorciado tem acesso à sua carta de crédito. Elas acontecem de duas formas: sorteio ou lance. No sorteio todos concorrem em igualdade e contam com a sorte.

Já o lance é uma forma de aumentar as chances de contemplação, pois o consorciado oferta um valor que equivale como forma de antecipar o pagamento de parcelas do consórcio.

Vantagens do consórcio para compra para casa própria

A flexibilidade do consórcio é um dos benefícios que mais chama a atenção. Isso porque, quem opta pelo consórcio para comprar um imóvel consegue definir o valor da carta de crédito, o valor a ser investido mensalmente e o prazo que deseja pagar.

Conheça as principais vantagens do consórcio para compra de imóvel!

1 - Você paga parcelado o valor integral da carta de crédito

Não é necessário pagar um valor de entrada em um consórcio. O valor total do investimento, incluindo a taxa da administradora e o fundo de reserva, são diluídos no número total de parcelas e pagos mensalmente. Ou seja, não é preciso ter um montante inicial ao adquirir o consórcio, pois o primeiro pagamento já contará como a primeira parcela, e você já estará concorrendo ao sorteio.

2 - Não existe cobrança de juros

Isso mesmo, não tem juros. Essa, com certeza, é uma das maiores vantagens do consórcio. Como explicado acima, o crédito total do consórcio é parcelado dentro do prazo de pagamento do plano.

Os consorciados pagam suas parcelas mensalmente, formando o saldo de caixa que é utilizado para contemplação dos participantes, ao longo da vigência do grupo.

3 - Poder de compra a vista

Depois de ser contemplado, a carta de crédito permite o pagamento do imóvel à vista, o consorciado aumenta a possibilidade de negociação na hora da realização da compra.

4 - É possível obter a carta de crédito antes de ser sorteado

Além dos sorteios realizados mensalmente, as assembleias permitem que os consorciados ofereçam lances pela carta de crédito. Essa é uma ótima opção para quem tem um dinheiro guardado.

Caso haja um lance maior, o consorciado volta a participar do grupo normalmente, podendo ser sorteado ou tentar o lance novamente no mês seguinte.

Faça a simulação com a Embracon!